Na Era Digital, Coaching e MBTI® fazem a diferença5 min de leitura

Coaching e MBTI®, duas ferramentas poderosas para o autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Nunca houve tanto apelo nas redes sociais com os chamados testes de personalidade para descobrir quem você é!

Por que esse movimento forte para o autoconhecimento numa era de tanta informação?
Vamos olhar nosso cenário ao longo do tempo e o que temos vivido, nas diferentes revoluções sociais.

Na era da Revolução Industrial (1880), criamos padrões de comportamento baseados no aumento da produtividade, na organização do trabalho, e não do aumento da habilidade individual.

Os padrões de comportamento valorizados socialmente eram: Cooperação; Competição; Acomodação e Assimilação.

Figura 1 Trabalho na era digital.

A Revolução Industrial já anunciava uma nova era, com uma nova revolução, a social, quando os homens, finalmente, se beneficiariam com o progresso e participariam dos resultados, aumentado seus salários e a participação na distribuição da riqueza, o que até então não tinham acesso.

Por volta de 2010, instala-se a Revolução da Informação, a Era do Conhecimento, ou Era Digital.
Com acesso à internet, passamos para uma rede de conhecimento, que acabou por nos influenciar e nós influenciarmos a maneira de falar, de se comunicar, de se vestir, de pensar.

Cada vez mais o conhecimento é valorizado.

Passou-se a dar valor ao homem num todo, não somente à capacidade física que ele possui.
No contexto da Era Digital, as organizações mudaram o foco para uma postura de aprendizagem.

“O trabalho convencional dá lugar a pessoas’, no sentido de que grande parte do trabalho agora requer mais do que uns processos manuais, envolvendo várias qualificações interpessoais, conhecimento e iniciativa, avaliações da situação e emoção, tal como tratar com clientes que podem estar insatisfeitos, nervosos, doentes ou mentalmente perturbados.”

PUC – Rio de Janeiro.

Passamos da gestão de processos para a gestão das pessoas nas organizações. Autonomia, interação, integração e compromisso são as palavras da vez.

Figura 1.1 Gestão de pessoas, integrando e promovendo autonomia para a liderança.

Coaching e MBTI® facilitando a gestão de pessoas

Hoje sabemos que toda transformação cultural nas organizações começa de cima, na maneira como a liderança trabalha.

Na Era de Gestão de Pessoas, muitas empresas já se conscientizaram sobre a necessidade de conhecer como cada líder influencia, individualmente e coletivamente, a forma de a empresa funcionar.

O MBTI®, neste sentido, é um excelente instrumento no Coaching da liderança, aliás ele se tornou o Indicador de Personalidade mais usado no mundo.

Alguns benefícios que se ganha com sua aplicação no processo de Coaching:

  • O líder ganha mais consciência de seu modo de pensar, sentir e trabalhar em equipe, trazendo suas melhores contribuições para o seu papel de gestor;
  • A empresa consegue enxergar as preferências dos seus líderes para atuar e pode incentivar as habilidades individuais, bem como criar mais equilíbrio em uma mesma cultura com diferentes Tipos Psicológicos;
  • O autoconhecimento é acelerado pelo MBTI® durante o processo de Coaching, fazendo com que o líder tenha:

1. Mais clareza para melhorar sua comunicação, seu relacionamento com a equipe e pares;

2. Como identificar os fatores que são estressantes para ele para saber lidar no dia a dia.

“Hoje, metade da população adulta mundial passa mais tempo conectada do que desconectada.”

Revista Exame.

Com esta necessidade diária de conexão e atualização, em uma era em que conhecimento é moeda valiosa no mercado, temos uma grande oportunidade para as pessoas se conectarem com elas mesmas, a fim de terem mais consciência e relações sociais mais saudáveis.

O MBTI® é um instrumento poderoso em nossa era do conhecimento e se associarmos ao Coaching, traz um aumento de consciência e do autoconhecimento muito mais eficaz, com todo o cuidado dos profissionais especializados e a base científica em cada uma das ferramentas.

A Fellipelli é distribuidora exclusiva do instrumento MBTI® no Brasil, que, além de oferecer o assessment para a identificação do seu tipo psicológico com devolutivas estruturadas, promove, sob o comando de ADRIANA FELLIPELLI, a Certificação Integrada em Tipos Psicológicos MBTI Step I e II.

Venha participar com a gente na próxima turma! Saiba mais aqui: https://fellipelli.com.br/produto/certificacao-integrada-mbti-step-i-e-ii-online/

Referências:

  • DIAS, Reinaldo. Sociologia & Administração. Campinas: Alínea, 2004.
  • 2 Bases para as organizações na Era do Conhecimento – Produção Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Tema: Coaching, MBTI®.

Subtema: A importância do Coaching e MBTI® na Era do Conhecimento.

Objetivo: Autoconhecimento, Autodesenvolvimento, Desenvolvimento de Liderança, Desenvolvimento de Equipe, Coaching nas Empresas, Coaching.

Este conteúdo é de propriedade da Fellipelli Consultoria Organizacional. Sua reprodução; a criação e reprodução de obras derivadas – a transformação e a adequação da obra original a um novo contexto de uso; a distribuição de cópias ou gravações da obra, na íntegra ou derivada -, sendo sempre obrigatória a menção ao seu autor/criador original.

Reader Interactions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.