MBTI® – Como sua personalidade afeta sua forma de lidar com o dinheiro8 min de leitura

Quando o Tipo Psicológico “pega no bolso”

pouca grana

Poucos de nós conseguem resistir a um bom teste de personalidade, seja um mais descontraído, que identifique seu espírito animal, ou um sério que ajude você a encontrar sua verdadeira vocação. Isso porque obter mais informações sobre nós mesmos é, no mínimo, divertido e, na melhor das hipóteses, seriamente revelador.

Talvez o teste revelador mais conhecido seja o Indicador de Tipos Psicológicos Myers-Briggs (MBTI®), um questionário que avalia sua personalidade com base em suas preferências inatas em relação à Extroversão (E) ou à Introversão (I); Sensação (S) ou Intuição (N); Pensamento (T) ou Sentimento (F); e Julgamento (J) ou Percepção (P). Essas preferências formam 16 sequências de quatro letras, como ENTJ ou ISFP, e uma delas serve como seu tipo de personalidade Myers-Briggs.

Você pode se deparar com o MBTI® em seu ambiente de trabalho. É muito comum as empresas utilizarem a ferramenta para ajudar os funcionários a identificarem o que os torna mais produtivos e como podem aplicar seus pontos fortes para se comunicarem e contribuírem mais com suas equipes. Mas, também, conhecer seu tipo psicológico pode ser esclarecedor para muitas outras áreas da sua vida – incluindo como você gerencia seu dinheiro.

Curioso… Como cada letra do seu tipo pode afetar suas finanças? Nós dividimos as quatro dicotomias-chave e pedimos a profissionais de finanças para explicar sua influência em seu modo de gerenciar o dinheiro – incluindo com o que você deve estar atento ao que pode interferir em seu progresso.

Extroversão (E) vs. Introversão (I)

O par de preferências E-I lida com a forma como as pessoas se abastecem de energia. “As pessoas que preferem a Extroversão tendem a obter energia deste mundo de ação e das pessoas e coisas”, diz Michael Segovia, instrutor de certificação líder em MBTI® da CPP, editor da avaliação do MBTI®. “As pessoas que preferem a Introversão gostam da oportunidade de refletir, sentar e meditar em seu próprio espaço”.

O efeito sobre seu dinheiro: Fieis ao seu estereótipo sociável, os Extrovertidos tendem a se apoiar nos outros quando tomam grandes decisões. “As pessoas que preferem a Extroversão não sabem o que estão pensando até ouvirem a si mesmas”, diz Segovia. “É por isso que eles compartilham ideias de outras pessoas.”

fazendo compras“Os Extrovertidos também podem ser propensos a gastos excessivos em atividades sociais, como viagens anuais com amigos ou happy hours. Eles podem se beneficiar gastando mais tempo refletindo em como administram seu dinheiro, ou escrevendo como certas compras os fizeram sentir.” diga: “Isso foi um desperdício” ou “Eu estava deprimido quando comprei isso e agora me arrependo”, sugere Olivia Mellan, psicoterapeuta especializada em resolução de conflitos financeiros e coautora de “Money Harmony: O Roteiro para Indivíduos e Casais”. Esse insight poderia ajudar vocês a se tornarem mais atentos na próxima vez em que procurarem suas carteiras.

Por outro lado, os Introvertidos podem desperdiçar muito tempo sozinhos refletindo na tomada de uma grande decisão monetária, armando-se com um monte de informações, externas que não sejam potencialmente úteis. “Eles podem precisar trocar ideias com alguns amigos próximos para ter certeza de que estão levando mais em conta do que apenas o próprio ponto de vista deles”, diz Segovia. Com isso em mente, Mellan sugere que os Introvertidos possam se beneficiar da busca de conselhos confiáveis de alguém como um planejador financeiro ou um amigo ou membro da família que reconheçam por sua inteligência financeira.

Sensação (S) vs. Intuição (N)

As duas letras do meio que compõem o seu tipo de personalidade MBTI® esclarecem (1) como você absorve informações e (2) como você toma decisões ou chega a conclusões.

AS DUAS LETRAS INTERMEDIÁRIAS REALMENTE REPRESENTAM AS FORÇAS MOTRIZES, AS MOTIVADORAS DE NOSSAS PREFERÊNCIAS”.

Primeiro, a dicotomia de obtenção de informações. Sensação “é sobre a informação em uma forma muito específica, passo a passo, sequencial”, diz Segovia. As pessoas que mostram uma preferência pela Intuição, por outro lado, gravitam em direção a receber informações gerais. “Eles querem a ideia geral para que possam intuir o que isso significa”, acrescenta.

O efeito sobre seu dinheiro: Sensação pode assumir uma nuance diferente se for precedido por um E ou um I. “As pessoas que preferem perceber de maneira Introvertida tratam suas mentes como um arquivo e podem obter informações sempre que necessário”, afirma Segovia. O problema é que eles podem acabar tão focados em seus próprios “dados” que não levam em consideração ideias alternativas. Então, alguém que se inclina a ser um eu e um S deve considerar estar aberto a diferentes métodos de administrar seu dinheiro, especialmente se eles não sentirem que estão progredindo nos objetivos.

Enquanto isso, aqueles com preferências de Extroversão e Sensação “podem ser tão focados no presente que podem não considerar o que está chegando”, diz Segovia. Quando se trata de dinheiro, isso pode se traduzir muito no aqui e agora – por isso é importante que aqueles que são E e S lembrem-se de como suas decisões atuais podem afetar as metas de longo prazo.

juntando dinheiroEntretanto, as pessoas que se inclinam para a Intuição (N) provavelmente têm em vista metas futuras – mas não sabem necessariamente como chegarão lá. “São sonhadoras, não são planejadoras”, diz Mellan. Ela acredita que escrever metas de curto, médio e longo prazo poderia ajudar essas pessoas a adotarem o lado do planejamento. “E então elas têm que fazer algo agora que vai colocá-las no modo de planejamento para alcançar seus objetivos”, acrescenta. Antes que saibam, elas podem ter apenas um plano passo a passo para fazer progressos.

Pensamento (T) vs. Sentimento (F)

Partindo agora para a forma como você avalia as informações que você recebe: “Decidir o que fazer com a tarefa em questão, para que você possa tomar uma decisão lógica e objetiva”, diz Segovia. Essas pessoas podem, por exemplo, fazer uma lista de prós e contras. Aqueles com uma abordagem de Sentimento, no entanto, dão peso a como suas escolhas afetarão aqueles próximos a eles.

O efeito sobre seu dinheiro: Alguém que mostra preferência por Pensamento é racional em todas as áreas de sua vida – incluindo finanças. Embora isso possa ser uma coisa positiva, os tipos Pensamento podem analisar em excesso as decisões financeiras grandes e pequenas – e podem acabar colocando alguns objetivos financeiros pessoais em segundo plano como resultado. Neste caso, colocar a caneta no papel mais uma vez poderia ajudar. “Anote seus sonhos e o que você quer fazer, mas não deixe de realiza-los”, sugere Mellan. Então, olhe para suas finanças e veja como pode realmente ajudar a fazer isso acontecer; neste caso, “fazer algo mais no modo Sentimento pode parecer mais libertador”, diz ela.

Por outro lado, as pessoas com preferência pelo Sentimento podem deixar que suas emoções se sobreponham à lógica no processo de tomada de decisão. Além disso, eles podem tentar agradar os outros com seus movimentos financeiros, mesmo que seja o dinheiro que eles estão gerenciando, diz Segovia.

Nesses casos, é importante que as pessoas se desafiem, buscando as opiniões lógicas dos outros, principalmente para as que demonstrarem preferências por Introversão e Sentimentos. Aquelas que se inclinarem para Extroversão e Sentimento podem precisar se aprofundar e entender se suas decisões a respeito de dinheiro estão priorizando suas necessidades e futuros financeiros acima dos de outras pessoas.

Julgamento (J) vs. Percepção (P)

Finalmente, o par de preferências J-P captura a maneira como você organiza seu mundo. “Pessoas que preferem Julgamento como fechamento”, diz Segovia. “Elas gostam de tomar decisões. Gostam de checar as coisas. ”É fácil identificar esse tipo:“ Se completam algo que não está em sua lista de verificação, adicionam isso com uma marca de verificação (a fim de obter isso) – sensação de satisfação”. Uma pessoa de preferência Percepção não se apressa em tomar decisões como a J; elas gostam de manter suas opções em aberto e preferem coisas espontâneas e abertas.

O efeito sobre seu dinheiro: Aqueles que se enquadram em Julgamento podem ser um pouco precipitados quando se trata de ganhar dinheiro, porque eles só querem experimentar a “alegria de concluir”, diz Segovia. “Um dos pontos cegos é que eles podem decidir cedo demais antes de terem todas as informações necessárias para tomar essa decisão (financeira).” Nesse caso, obter uma segunda opinião ou esperar mais alguns dias para ver que nova informação aparece pode ajudar aqueles com a preferência Julgamento a permanecerem abertos a novas opções – e possivelmente melhores -.

As pessoas de preferência Percepção, entretanto, se beneficiariam de mais limites porque seu desejo de casualidade e flexibilidade significa que tendem a se arrastar. “A tendência em manter suas opções em aberto pode significar que esperem demais para tomar importantes decisões financeiras”. Para essas pessoas, Segovia sugere estabelecer metas razoáveis e datas difíceis para cumprirem. Por exemplo, comprometerem-se a economizar US$ 100 em uma conta de aposentadoria até 1 de novembro poderia finalmente ajudar alguém com uma preferência de Percepção a aumentar suas economias para o futuro.

Fonte: http://www.cppblogcentral.com/category/cpp-connect/

Traduzido e revisado por Fellipelli Consultoria Organizacional

Tema principal: MBTI, Autoconhecimento

Subtemas: O autoconhecimento através da ferramenta MBTI contribuindo na gestão financeira.

Objetivo: Autodesenvolvimento, autoconhecimento, MBTI, saúde financeira.


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