Que significado a combinação de instrumentos traz para o Coaching?6 min de leitura

A complementariedade entre os Tipos Psicológicos do MBTI® e os insights gerados pelo FIRO-B™

O instrumento de diagnóstico de Tipos Psicológicos “MBTI®” (Myers-Briggs Type Indicator®) olha para quatro aspectos da personalidade e combina de forma dinâmica os elementos de quem somos e o que nos motiva. Por si só já é poderoso a partir da definição de como preferimos absorver as informações, tomar decisões e como preferimos interagir com o mundo ao nosso redor.

O instrumento de Relacionamentos Interpessoais “FIRO-B™ (Fundamental Interpersonal Relations Orientation – Behavior™) oferece o entendimento de como as necessidades individuais afetam os relacionamentos interpessoais: ele “ilumina” o que expressamos aos demais e o que esperamos em volta.

Os insights do FIRO-B™ permitem entender o que conduz as pessoas para atuar e reagir de diversas formas e como elas conseguem lidar com suas ansiedades e medos. É uma ferramenta fundamental para os Coaches, para o próprio desenvolvimento pessoal e para utilizá-la nas sessões de Coaching.
Neste artigo, vamos explorar como ambos os instrumentos podem ser complementares.

Então, o que faz com que o FIRO-B™ seja o complemento ideal do MBTI®?

Figura 1 Questões interpessoais são o foco de atenção do FIRO-B™ .

O questionário do FIRO-B™ avalia três necessidades fundamentais que dirige nosso relacionamento com os demais. Como já mencionado, ele coloca o holofote nos assuntos relacionados às questões interpessoais, as quais dão forma a como cada individuo desenvolve a habilidade de criar confiança, influenciar os demais e manter relacionamentos produtivos.

Basicamente o FIRO-B™ é uma lente que:

Os resultados do FIRO-B™ podem ser um desafio para o Coachee; podem apontar para algumas reações de autossabotagem ou para confrontos a pessoas ou às situações.

A ferramenta contém 54 itens e a letra B nele corresponde à palavra “behavior” do inglês comportamento, e o mesmo gera uma pontuação representada em 6 escalas correspondentes às caraterísticas associadas às três necessidades interpessoais:

  1. Inclusão,
  2. Controle e Afeição (também referidas como Envolvimento, Influência)
  3. Conexão.

A avaliação “Expressa” e “Desejada” do comportamento no FIRO-B™ permite estabelecer uma relação direta das áreas de compatibilidade entre pessoas, quando o Coachee procura melhorar relacionamentos específicos em ambientes de trabalho, e também é imprescindível para entender as dinâmicas dentro de um time:

https://z6c581w6t6431l0x52324ung-wpengine.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2017/03/tabela01.png
Figura 2 A avaliação do comportamento no FIRO-B™.

As pontuações “Expressa” e “Desejada” também nos ajudam como Coach.

Por exemplo, uma pessoa pede que a convide e a envolva nas atividades dos outros (Inclusão expressa Alta), mas pode se mostrar reticente na hora de se unir às atividades deles (Inclusão desejada Baixa). Este indivíduo pode gostar de ser anfitrião, mas não convidado.

Esses tipos de mensagens cruzadas podem criar problemas nas interpretações sobre como o individuo pode criar uma percepção sobre confiança com os outros, especialmente aquele que tem uma pontuação alta na Inclusão.

A aparente simplicidade do instrumento FIRO-B™ esconde sua profundidade e poder. O motivo é a forma com que o autor, Will Schultz, escolheu criá-lo. Foi a partir de uma pesquisa e revisão ampla da literatura existente na época, assim como de várias teorias sobre como os indivíduos e grupos se desenvolvem e funcionam.

O instrumento mesmo simples na aplicação vai na essência das necessidades interpessoais, do nosso “self”.

Figura 2.1 Essência do “self”.

As crenças que temos sobre nós, são motivadores de comportamentos que frequentemente aparecem nas sessões de Coaching. Pode acontecer, por exemplo, de um Coachee sentir-se insignificante (ou expressar que não se sente significante). Neste caso é possível que seja difícil para ele se colocar em situações em que possa se sentir rejeitado (as quais reforçariam o sentimento de insignificância).

Como acontece com outras ferramentas psicométricas, o relatório do FIRO-B™ coloca como pano de fundo uma linguagem comum entre o Coach e o Coachee e permite ao Coach entender melhor o estilo do Coachee em suas relações interpessoais.

Junto com o Tipo Psicológico do MBTI®, cria-se uma visão mais ampla sobre aqueles elementos que movem o individuo em seus relacionamentos que são Expressos e Desejados, facilitando os insights e acelerando o aumento de consciência e de desenvolvimento do Coachee.


Sugestões de uso dos resultados do Firo-B™ com o Coachee:

  • Explore novas maneiras de exprimir as suas necessidades interpessoais.
  • Analise o seu estilo de liderança.
  • Considere como as suas necessidades desejadas influenciam a impressão que você dá aos outros.
  • Fique consciente das impressões que você causa com os comportamentos que você expressa ou não expressa.
  • Examine os comportamentos de seus colegas para saber as vantagens e as diferenças complementares que eles oferecem.

O FIRO-B™ tem auxiliado empresas e pessoas de todo o mundo no desenvolvimento de suas lideranças e equipes. Ele aprofunda e facilita a compreensão das necessidades de inclusão, controle e afeição que podem determinar os modos como uma pessoa interage com outros no ambiente profissional ou em sua vida pessoal.

A Fellipelli acredita que num cenário de colaboração, confiança e de respeito, os colaboradores podem oferecer o que tem de melhor. Por isso, disponibiliza a Certificação em Relacionamentos Interpessoais com FIRO B™.

Se você é certificado pela Fellipelli e já utiliza FIRO-B™ e MBTI®  de forma combinada, compartilhe suas experiências conosco em nossos grupos de Whatsapp. Vamos crescer juntos em nossas práticas de Coaching.

Referências:

  • Kendall. B e King. A – OPP UK abril 2016
  • Introdução ao Firo-B™ nas Organizações – Eugene R. Schenell e Allen Hammer
  • Introdução à Teoria dos Tipos Psicológicos – Isabel Briggs Myers; Linda K. Kirby e Katherine D. Myers

Tema: Firo-B™

Subtema: A combinação entre MBTI® e Firo-B™ para potencializar os processos de Coaching.

Objetivo: Autoconhecimento, Autodesenvolvimento, Desenvolvimento de Equipe, Desenvolvimento de Liderança, Relacionamento Interpessoal, Coaching nas Empresas. Este conteúdo é de propriedade da Fellipelli Consultoria Organizacional. Sua reprodução; a criação e reprodução de obras derivadas – a transformação e a adequação da obra original a um novo contexto de uso; a distribuição de cópias ou gravações da obra, na íntegra ou derivada -, sendo sempre obrigatória a menção ao seu autor/criador original.

Reader Interactions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fellipelli