10 maneiras de aumentar o engajamento dos funcionários9 min de leitura

Um plano emocionalmente inteligente para aumentar o engajamento de funcionários de uma organização

Os tempos mudaram e as empresas tradicionais de tijolo e cimento foram forçadas a se adaptar, trazendo grandes mudanças em como, quando e onde trabalhamos. Com os dias de bate-papos “mais frios” e almoços em grupo chegando ao fim, a cultura, a motivação e a produtividade do local de trabalho estão sob enorme estresse para se manter à tona. Para combater as dificuldades de estar separado, o esgotamento digital e, às vezes, ambientes de trabalho menos do que ideais, você precisa de um plano.

Em um mundo onde as estruturas de negócios estão em constante mudança e crescimento, é importante observar que atrair e contratar os melhores talentos para atingir os objetivos de sua organização é uma via de mão dupla.

A integração, o treinamento e o desenvolvimento de talentos devem ser um processo recíproco e empático em que os funcionários sintam que você valoriza e reconhece seu investimento em seus objetivos de negócios e, por sua vez, têm uma compreensão clara de seu investimento também em seus objetivos.

Promover esse nível de confiança e respeito mútuos leva a um maior engajamento dos funcionários, que é um dos aspectos mais críticos na retenção de funcionários e líderes altamente qualificados e de alto potencial.

Figura 1 Dar autonomia ao funcionário é promover a ele o bem-estar, o sentimento de dono e o senso de responsabilidade de atuar como tal.

É mais fácil motivar uma força de trabalho para inovar e, ao mesmo tempo, garantir a produtividade e a colaboração do que fazer, mas criar um ambiente e uma cultura que incentive os funcionários a desempenharem bem suas funções é o primeiro passo para uma organização leal, orientada para o propósito e satisfeita. Dar sentido ao trabalho e permitir autonomia também cria um valioso senso de propriedade e ajuda os funcionários, líderes e equipes a crescerem com sua organização, em vez de crescerem para fora. Os benefícios adicionais de reter os melhores talentos são incontáveis, desde a redução dos custos de rotatividade até o bem-estar do funcionário. Se a sua organização está planejando o crescimento, o engajamento dos funcionários é o melhor investimento que você precisa fazer.

10 maneiras emocionalmente inteligentes de melhorar o ambiente de trabalho remoto para seu pessoal, mantendo-os engajados e motivados.

1 – Defina expectativas claras. Embora o trabalho remoto forneça muito mais flexibilidade, os funcionários ainda precisam de valores, metas e objetivos definidos e de uma compreensão clara do que se espera deles em suas funções, departamentos e na organização como um todo. Trabalhar em prol de um conjunto amplamente aceito de metas e valores de negócios, bem como objetivos pessoais e marcos em funções individuais, dá significado às tarefas às vezes mundanas necessárias para alcançá-los.

CLAREZA, PROPÓSITO E VISÃO SÃO OS PILARES DO SUCESSO ORGANIZACIONAL E SÃO A CHAVE PARA A MOTIVAÇÃO EM TODOS OS NÍVEIS DO SEU NEGÓCIO.

2 – Fique conectado. Temos a sorte de ter acesso a uma infinidade de ferramentas e plataformas digitais que nos permitem trabalhar remotamente de maneira eficiente. Comunicação e colaboração eficazes por meio de vídeo chamadas, reuniões e mensagens instantâneas tornaram possível trabalhar juntos no mesmo projeto ao mesmo tempo, apesar de estarmos separados. Não se esqueça da importância de verificar como os colegas estão se saindo tanto profissionalmente quanto pessoalmente e fornecer suporte quando e onde você puder. Não se esqueça de que as ferramentas que tornam o trabalho remoto mais rápido, melhor e mais forte também podem ser usadas para desenvolver relacionamentos profissionais e um simples “como vai você?” pode fazer toda a diferença para as pessoas em sua rede.

3 – Confie no seu pessoal. Com uma mudança na rotina do trabalho diário, é importante manter uma atmosfera de confiança mútua dentro de sua organização. Manter as linhas de comunicação abertas com frequência e no início não só criará uma força de trabalho mais eficaz, mas também ajudará a criar um ambiente onde as pessoas floresçam e cresçam tanto em nível individual quanto organizacional. Você definiu a expectativa e a visão para o sucesso, comunicou abertamente as contribuições e objetivos individuais e desenvolveu relacionamentos profissionais que demonstram a cultura e os valores organizacionais, agora é hora de confiar.

ACREDITAR NA CAPACIDADE DO SEU FUNCIONÁRIO DE SEGUIR O CAMINHO ALINHA A CULTURA E AS PRÁTICAS PARA O SEU PESSOAL E PROMOVE O RESPEITO MÚTUO E A CONFIANÇA POR MEIO DA RESPONSABILIDADE, ELIMINANDO EFETIVAMENTE A NECESSIDADE DE MICROGERENCIAMENTO.

Figura 1.1 Dar feedback sobre os principais marcos do projeto do funcionário é muito mais eficiente do que gerenciar cada pequena tarefa.

4 – Gerencie realizações, não atividades. Esperar para dar feedback sobre os principais marcos do projeto dos esforços de seu funcionário é muito mais eficiente do que gerenciar cada pequena tarefa ao longo do caminho. As etapas específicas necessárias para chegar lá são facilmente gerenciadas e desenvolvidas por membros competentes de sua equipe e, além disso, os funcionários imersos nessas tarefas têm mais foco e compreensão para as complexidades do que você. O desenvolvimento da confiança em qualquer relacionamento entre funcionário e líder começa com a abdicação do controle das pequenas coisas para permitir que os funcionários tenham liberdade, criatividade e inovação para alcançar com sucesso seus objetivos.

5 – Estimule o crescimento e o aprendizado. A criação de uma cultura de aprendizagem e desenvolvimento em sua organização mostra aos funcionários que você valoriza o investimento que fazem em você e, por sua vez, investe neles. Quando os funcionários estão confiantes no apoio de sua liderança para aprender novas habilidades e crescer dentro de suas funções, isso apenas os motiva a realizar mais. Este é um processo cíclico de ouvir as necessidades dos funcionários, compreender e valorizar suas habilidades e contribuições individuais e oferecer a eles oportunidades de crescimento por meio do desenvolvimento profissional para que continuem a ajudar a expandir seus negócios.

6 – Dê e receba feedback. Fornecer feedback periódico e checar os funcionários é uma obrigação gerencial, mas também é uma excelente oportunidade para receber feedback e dar crédito à opinião deles sobre o seu desempenho. Uma política de “portas abertas” para conversas honestas e construtivas dá aos funcionários a capacidade de desenvolver assertividade e independência, e agir com base em suas ideias e feedback lhes dá confiança e confiança em você.

7 – Faça pausas (e respire fundo). É difícil separar o estresse no trabalho do estresse doméstico ao trabalhar no seu espaço pessoal todos os dias. Lembre a si mesmo e aos seus funcionários que você / eles não estão de plantão 24 horas por dia, 7 dias por semana, apenas porque você pode ser contatado a qualquer momento e provavelmente está próximo ao seu computador fora do horário normal. Deixe seu pessoal saber que está tudo bem – e às vezes muito necessário – fazer pausas no trabalho durante o dia também. Tirar um momento da tela e levantar da mesa pode ajudar a fornecer perspectiva e clareza quando as coisas estão ocupadas ou opressivas, levando a um trabalho mais eficiente quando você retornar.

8 – Enfatize a cultura do local de trabalho. A cultura organizacional acentuada motiva os funcionários em direção a uma visão e objetivo compartilhados por meio das melhores práticas, normas e valores do grupo. Dar um reconhecimento consistente e atencioso àqueles que alcançaram as metas mostra o compromisso da liderança com os funcionários, e cumprir com o propósito de transparência e inclusão apenas fortalece ainda mais a confiança em toda a organização. Incentive os funcionários a fazerem o mesmo por seus colegas e equipes sempre que possível e observe a cultura de sua empresa florescer.

9 – Incentive o voluntariado. Olhar além de nossas próprias necessidades e sentimentos é fundamental para a inteligência emocional, tanto no nível individual quanto organizacional. Trabalhar juntos para atingir metas socialmente responsáveis ​​aumenta o trabalho em equipe, a camaradagem e a união. Promover o cumprimento dessas metas em todos os níveis é uma ótima maneira de mostrar sua empatia organizacional e ajuda a atrair e reter funcionários que desejam trabalhar para uma organização que se importa.

10 – Comemore as pessoas. Os funcionários são a força motriz por trás de todas as organizações de sucesso, então não se esqueça do lado humano do seu negócio. Comemore realizações, aniversários, aposentadorias, recém-chegados, etc. Faça com que seus momentos importantes sejam importantes para a empresa e mostre-os por meio de reconhecimento, um gesto de carinho ou até mesmo uma pequena comemoração. Isso não só é bom para o moral, mas também nos ajuda a lembrar de relaxar e aproveitar o tempo que temos quando trabalhamos juntos.

No final das contas, é de extrema importância lembrar que seus colegas, líderes e funcionários são todos seres humanos e indivíduos com uma infinidade de perspectivas, emoções e estressores. Mostrar empatia uns com os outros, trabalhar em equipe e entender que certamente haverá circunstâncias além de nosso local de controle pessoal são as chaves para ter uma organização emocionalmente inteligente.

Fonte: https://mhs.com/10-emotionally-intelligent-ways-to-increase-employee-engagement/

Traduzido e revisado por Fellipelli Consultoria Organizacional.

Tema: EQ-i 2.0®, Inteligência Emocional.

Subtema: Como engajar os funcionários de forma emocionalmente inteligente.

Objetivo: Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento de Equipe, Desenvolvimento de Liderança, Coaching nas Empresas, Coaching.

Este conteúdo é de propriedade da Fellipelli Consultoria Organizacional. Sua reprodução; a criação e reprodução de obras derivadas – a transformação e a adequação da obra original a um novo contexto de uso; a distribuição de cópias ou gravações da obra, na íntegra ou derivada -, sendo sempre obrigatória a menção ao seu autor/criador original.

Reader Interactions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *