Tudo que você queria saber sobre inteligência emocional, mas ninguém te contou6 min de leitura

As emoções podem significar muito mais do que você imagina.

Em 2019, parece claro que as emoções têm um grande impacto em nossa vida, certo? Pois é, elas controlam a forma como nos comportamos, nos expressamos e interagimos com pessoas e situações. Exemplos da falta e desequilíbrio da inteligência emocional são vistas todos os dias. Quer provas? Confira algumas notícias que são consequência da falta de consciência emocional.

A falta de consciência emocional prejudica o nosso convívio com familiares, cônjugues, parceiros de trabalho, líderes, liderados etc. A inteligência cognitiva pode e deve ser conquistada, mas nem sempre é fator de sucesso na vida e carreira de um indivíduo.

Quantas pessoas têm muito conhecimento, mas não são tão bem-sucedidas quanto as que não possuem tanto conhecimento assim! O fator emocional é fundamental em nossa vida.

Então não adianta estudar? Adianta sim, mas também é preciso olhar para dentro, buscar por autoconhecimento e desenvolvimento emocional. Confira o que Adriana Fellipelli fala sobre o tema:

Mas e se eu não tiver consciência emocional?

Calma, é possível desenvolver a inteligência emocional. Em primeiro lugar, vamos entender o caminho que as nossas emoções percorrem.

Todo acontecimento gera uma emoção positiva ou negativa. Quando essa emoção não é identificada e resolvida pela gente, ela pode crescer e chegar a uma situação que nos faça perder o controle.

Sabe aquele amigo chato que faz sempre as mesmas brincadeira inconvenientes? Em um primeiro momento ele pode causar incômodo. Não resolver a situação pode fazer com que você sinta raiva do seu amigo. Se a raiva persistir, pode se transformar em ira com todas as consequências dessa emoção – brigas, desentendimentos e até distanciamento de uma pessoa que, muitas vezes, é importante na sua vida.

Foi o que aconteceu com Carlos Alberto e Silvio Santos, segundo a matéria abaixo.

A mesma situação pode acontecer internamente e, quando não resolvida, pode somatizar no corpo e se manifestar como doença.

A compenetração não resolvida, pode gerar tristeza e então mágoa sem ninguém perceber.

Logo abaixo temos o Mapa Emocional que mostra a evolução das emoções. Segundo estudiosos, é mais simples resolver e gerenciar uma emoção quando ela está em um primeiro estágio.

Chris Melchiades fala sobre esse assunto no Webinar: Inteligência Emocional e Liderança. Assista ao conteúdo logo abaixo.

“Uma dica para gerenciar melhor uma emoção é não falar ou se expressar na hora que ela está a flor da pele. Durma uma noite com aquilo e no outro dia você conseguirá avaliar com mais clareza e assertividade a situação”, esclareci Melchiades.

A composição da inteligência emocional

Como você pode ter visto no webinar com Chris Melchiades, a inteligência emocional é composta por 5 escalas e 15 subescalas, como pode ser observado na roda abaixo.

Copyright ©2011 Multi-Health Systems Inc, All Rights Reserved. Based on the Bar-On EQ-i model by Reuven Bar-On, copyright 1997
Copyright ©2011 Multi-Health Systems Inc, All Rights Reserved.
Based on the Bar-On EQ-i model by Reuven Bar-On, copyright 1997

Algumas dessas escalas, combinadas, correspondem a nossa sensação de felicidade e bem-estar.

Diagnosticando e desenvolvendo a inteligência emocional

A boa notícia é que é possível medir esses aspectos da inteligência emocional e ter um diagnóstico assertivo e que te ajude a enxergar os pontos de melhoria por meio de um assessment: o EQ-i ® 2.0. Sabe as escalas e subescalas sobre as quais falamos? É possível entender o quanto elas estão desenvolvidas no indivíduo e como a relação entre elas impacta o comportamento da pessoa.

Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:

Pessoas com a inteligência emocional alinhada e desenvolvida lidam bem com os mais diversos cenários, como podemos ver no infográfico abaixo.

Possíveis diagnósticos de inteligência emocional

O assessment de inteligência emocional EQ-i® 2.0 diagnostica e oferece alguns tipos de relatórios.

EQ-i® 2.0 – O Principal

O EQ-I® 2.0 é o relatório principal que define o índice, equilíbrio e todas as escalas e subescalas da inteligência emocional de um indivíduo. A partir dele é possível ter vários insights sobre como o indivíduo age em seu ambiente profissional e vida.

EQ Liderança

O Relatório de Liderança examina os resultados do EQ-i® 2.0 através de quatro dimensões-chave da liderança: autenticidade, coaching, insight e inovação.

O relatório de liderança também contém informações sobre as implicações de liderança e organização dos resultados de seus clientes, bem como estratégias de desenvolvimento destinadas a ajudar seu cliente a atingir seu verdadeiro potencial de liderança.

EQ-i® 2.0 Grupo (somente em inglês)

O EQ-i® 2.0 Group Report combina os resultados EQ-i 2.0 de indivíduos de forma a permitir interpretações ao nível do grupo ou equipes. Este relatório apresenta uma visão geral dos resultados do grupo que identifica seus pontos fortes e de melhoria. Além disso, o Relatório discute as implicações organizacionais da inteligência emocional (EI) de um grupo e recomenda estratégias de ação que possam desenvolver o potencial do grupo.

EQ 360º

Embora o EQ-i 2.0® identifique o nível de funcionamento emocional e social de um cliente com base nas suas respostas, a avaliação do EQ 360® fornece uma análise mais aprofundada ao ter também as informações daqueles que trabalham com ele.

Quando as avaliações dos observadores são comparadas com os resultados de um autorrelatório EQ-i®2.0, surge um perfil mais completo de 360 graus.

EQ-i Coaching

É o relatório padrão com um poderoso relatório explicativo e detalhado com foco em processos de coaching.

Gostaria de diagnosticar e desenvolver a inteligência emocional das pessoas, como fazer?

Se você é um profissional de desenvolvimento humano, deve estar antenado com as tendências e a bola da vez é a inteligência emocional. As pessoas descobriram o quão importante é o gerenciamento das emoções para a vida e performance no trabalho.

A Fellipelli Consultoria oferece a Qualificação em Diagnóstico de Inteligência Emocional EQ-i® 2.0 para profissionais que estejam interessados em desenvolver a inteligência emocional em indivíduos dentro e fora das organizações.

Este conteúdo é de propriedade da Fellipelli Consultoria Organizacional. Sua reprodução; a criação e reprodução de obras derivadas – a transformação e a adequação da obra original a um novo contexto de uso; a distribuição de cópias ou gravações da obra, na íntegra ou derivada -, sendo sempre obrigatória a menção ao seu autor/criador original.

Reader Interactions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.