Pegar ou largar
Como vendedor, é fácil deixar-se envolver por leads malsucedidos ou bater em si mesmo quando a venda que você achava que era uma boa jogada bate na trave. Mas é imperativo que qualquer vendedor se lembre de que, assim como é importante perseguir a próxima grande venda potencial, também é imprescindível reconhecer a bandeira vermelha de um cliente a quem simplesmente não se pode vender.
Enquanto a falta de vontade de aceitar não como resposta é uma característica que faz com que muitos vendedores tenham sucesso em relação à sua aptidão no ambiente de trabalho, ela também pode ser igualmente (se não mais) prejudicial quando usada onde não produzirá um resultado positivo. Aqui estão apenas alguns dos muitos perigos que surgem ao perseguir um cliente cuja mente simplesmente não pode ser influenciada.
Ninguém gosta de “Insistência”
Você já mostrou seu interesse em um produto apenas para receber uma enxurrada de mensagens de texto, telefonemas e e-mails intermináveis que gera um profundo ódio a cada vez que você lê ou ouve o nome da empresa? Este é um exemplo perfeito de quando ser muito insistente faz mais mal do que bem. Apenas 23,9% dos e-mails de vendas são realmente abertos, o que mostra o quão pouco qualquer pessoa gosta de ser repetidamente contatada em relação a um produto ou empresa em que não está totalmente interessada.
Às vezes, aceitar a falta de interesse de um cliente pode ser positivo, não apenas porque economiza tempo, mas também porque não o deixa se sentindo pressionado ou forçado a comprar algo que não esteja seguro. Talvez tudo o que precisasse fosse um pouco mais de tempo, para explorar suas opções, e ele poderia até voltar em uma data posterior para fazer a compra. Mas isso não acontecerá se você desempenhar o papel da ex, carente, que bate o telefone, o que provavelmente o levará diretamente aos braços de um vendedor menos inconveniente.
Desenvolvendo um Representante ruim
Conforme mencionado, insistir demais na venda para um cliente que perdeu o interesse pode criar um gosto amargo em sua boca sempre que sua empresa ou produto surgir novamente. Isso pode levar o cliente perdido a falar mal de sua empresa a outras pessoas, afastando mais clientes em potencial antes mesmo de você ter feito o primeiro contato. Quando abordar alguém com uma proposta de vendas pela primeira vez, vai querer que a reação deles seja “ah, eu tive ótimas referências sobre sua empresa!”, e não “você não é o cara que Jimmy teve que processar?”
Tempo é dinheiro
Nunca uma declaração foi tão real. O tempo gasto com leads mortos pode afetar drasticamente o seu ganho financeiro. Esse tempo pode ser usado de forma muito mais produtiva, seja gerando novos leads, passando para o próximo cliente ou focando em clientes já existentes e leais em sua lista.
Sem mencionar que, como um vendedor, é mais do que provável que você investiu fortemente para garantir que sua comissão seja a mais alta possível. A melhor maneira de manter esse número em crescimento não é necessariamente perseguir esse negócio fracassado que você quase teve com um parceiro em potencial, mas sim ir atrás de um negócio muito mais promissor e aberto ao seu negócio.
No geral, tudo se resume em um ponto básico: alguns negócios simplesmente não são fechados. Não se surpreenda com isso. Afinal, faz parte do trabalho. Em vez de se preocupar com o motivo de você não ter alcançado o obstáculo desta vez, recomece e dê o próximo salto.
Quem sabe onde você pode pousar?
Traduzido e revisado por Fellipelli Consultoria Organizacional
Fonte: https://www.prevuehr.com/resources/insights/deal-no-deal-okay-fail-sales-sometimes/?mc_cid=1ae1d7ae90&mc_eid=ada7bb8bdf
Tema: Prevue, Vendas
Subtema: A importância de saber identificar o cliente potencial e o momento certo de sair de uma negociação não promissora
Objetivo: Melhores Práticas, Autodesenvolvimento, T&D, Coaching nas Empresas.