O que fazer quando o funcionário estrela deixa a empresa?6 min de leitura

Saber lidar com quem sai e com quem fica, no momento em que o funcionário de destaque pede demissão é sempre um grande desafio para o líder e para o RH.

Muitas vezes, no ambiente de trabalho, há alguém que é realmente excepcional em sua função. Seja por sua capacidade de concluir tarefas rapidamente, por encontrar soluções criativas para problemas existentes ou pela sede de querer aprender mais e mais. Esses jogadores de equipe são o sonho de todo gerente.

Então, o que acontece quando eles saem? Para a sua equipe? E para você?

Você provavelmente já sabe que a chave para manter os funcionários não é apenas ter um salário competitivo e dias de férias “ilimitados”. Bons líderes reconhecem que ajudar um profissional a crescer e ter sucesso em sua carreira é fundamental não apenas para a felicidade no trabalho, mas também para mantê-lo engajado na tarefa que estão executando. Ninguém quer se sentir preso a um mesmo lugar ou a uma mesma condição por tanto tempo. O que nos leva à parte principal deste artigo; eventualmente, pode chegar um momento em que o funcionário estrela queira fazer uma mudança de onde trabalha.

Implemente uma entrevista de desligamento

A experiência do candidato não termina no momento em que ele faz login como funcionário da sua equipe ou quando ele entrega a notificação.

Agora que ele está indo para uma empresa diferente, é importante causar uma impressão positiva duradoura. Você não vai perder uma oportunidade de que ele seja embaixador da sua marca.

Figura 1 Uma entrevista de desligamento gera insights para melhorar a organização.
Figura 1 Uma entrevista de desligamento gera insights para melhorar a organização.

Primeiro passo? Para todos, independentemente do cargo, descubra por que eles estão buscando sair. O objetivo não é fazer com que eles se sintam mal com relação a suas decisões ou tentar adivinhar, mas sim dar a eles uma oportunidade de troca de feedbacks e fazer os eventuais ajustes para melhorar ainda mais a sua empresa.

Pela natureza de deixar a empresa, há menos barreiras para que compartilhem insights honestos e valiosos que podem não surgir dos membros de sua equipe atual.

Esteja aberto para manter contato com eles. Sugira ser uma referência para eles, mesmo antes que perguntem a você.

Lembre-se, as referências são uma via de mão dupla. Embora não seja uma ciência completa, há um ditado que diz: “semelhante atrai semelhante”. Eles também podem estar mais inclinados a indicar pessoas da mesma sintonia que a sua.

Não sou eu, é você!

Quando o seu funcionário de destaque deixa sua empresa mantendo boas relações com você, significa que você realizou seu trabalho como líder com sucesso.

Isso mostra que você estava comprometido com ele e disposto a colocar os recursos para ajudá-lo a crescer. Isso não acaba quando ele vai para outra empresa.

Os outros colaboradores observarão essa relação e se sentirão motivados, sabendo que estão habilitados e são mais do que apenas um corpo presente.

Figura 1.1 A importância da comunicação do líder com sua equipe.
Figura 1.1 A importância da comunicação do líder com sua equipe.

Dirigindo-se à equipe

Assim como você sente o impacto, o mesmo acontece com o resto da sua equipe. Atualize adequadamente todos sobre o que está acontecendo.

Melhor, ao conversar com o profissional que está se desligando, pergunte se ele gostaria de ter a oportunidade de atualizar a equipe pessoalmente.

Caso decidam que não estão confortáveis com a ideia, posteriormente, você pode compartilhar a novidade com algo curto e positivo na próxima reunião da equipe.

Louise fez um ótimo trabalho em seu papel, como todos sabemos. Quero agradecer a energia que ela trouxe para esse time. Ela encontrou uma nova oportunidade e sentiu que poderia ajudá-la a crescer profissionalmente. Quero desejar a ela um sucesso incrível em sua carreira!”.

Sua positividade mostrará à sua equipe que não há ressentimentos e incentiva uma maior transparência nas conversas entre todos.

Não aponte as estrelas. Contrate-as.

Agora nós os chamamos de anomalias por um motivo. Com base em um surpreendente estudo de 2016 da Gallup, apenas 13% dos funcionários estão ativamente engajados, enquanto 87% não estão engajados (com 24% ativamente descomprometidos).

Equipes formadas por funcionários engajados contribuem com rentabilidade 21% maior e produtividade 17% maior. Isso significa que sua prioridade número um, se você perder um funcionário estrela (embora sempre o encorajamos a ser o mais importante), é encontrar outro ASAP.

Agora, você pode sempre persistir em uma onda de contratação, e torcemos sempre para que encontre um diamante depois de vinte ou mais contratações.

O risco, no entanto, com vista para os custos exorbitantes de treinamento e rotatividade, está em trazer indivíduos desmotivados que derrubem o moral da cultura de trabalho saudável que você se empenha arduamente para construir em sua equipe.

Alternativamente, através do uso de avaliações de pré-contratação, você pode ver objetivamente se os interesses dos candidatos são compatíveis com o trabalho em questão e têm um alto potencial de sucesso na função.

Isso significa que toda a equipe de seleção pode encontrar a contratação ideal ao tomar as decisões com consistência e confiança.

Em um processo de Recrutamento e Seleção, é fundamental entender as competências técnicas e comportamentais de um indivíduo para identificar se ele/a atenderá as demandas do cargo, além de se adaptar à Cultura Organizacional. Para isso, a FELLIPELLI, além do Prevue™, disponibiliza assessments e cursos exclusivos para o desenvolvimento individual e o aprimoramento de equipes como um todo. Consulte-nos!

Fonte: https://www.prevuehr.com/resources/insights/star-employee-leaves/

Traduzido e revisado por Fellipelli Consultoria Organizacional.

Tema: Prevue™

Subtema: A importância de um processo de desligamento transparente e estruturado nas empresas.

Objetivo: Desenvolvimento Organizacional, Coaching nas Empresas, Recrutamento e Seleção, Team Building, Desenvolvimento de Equipes, Desenvolvimento de Liderança, Coaching nas Empresas.

 

Este conteúdo é de propriedade da Fellipelli Consultoria Organizacional. Sua reprodução; a criação e reprodução de obras derivadas – a transformação e a adequação da obra original a um novo contexto de uso; a distribuição de cópias ou gravações da obra, na íntegra ou derivada -, sendo sempre obrigatória a menção ao seu autor/criador original.


Veja também

Superando o grande desafio da seleção de pessoal

Clique aqui

Produtos relacionados

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.