O ingrediente secreto para a diversidade no local de trabalho8 min de leitura

Um tipo de diversidade experimentado por todos que, por não ser visível, pouco se fala sobre ela.

Para muitas organizações, a diversidade no local de trabalho é um tópico de discussão regular nas reuniões de liderança. Está se tornando mais importante a cada dia que passa, e muitas empresas reservam tempo para conversar e realizar workshops sobre o assunto. Mas quando se trata de todos os ingredientes que compõem a diversidade no local de trabalho, sua empresa está considerando tudo o que deveria estar na lista?

Como a maioria das empresas aborda a diversidade?

As empresas estão trabalhando muito para reconhecer como as influências culturais afetam os relacionamentos com os funcionários. Eles estão aprendendo como entender e se relacionar melhor com as diferentes gerações – a geração do milênio não é exceção. A sociedade vê a lacuna entre homens e mulheres no local de trabalho e continua a falar a respeito. Muitas organizações criaram um sentimento de orgulho mais forte em seu local de trabalho, aceitando as pessoas independentemente de sua orientação sexual.

Muitas organizações estão trabalhando para criar um local de trabalho diversificado. Alguns dos diferentes aspectos da diversidade que eles provavelmente consideram são:

  • Idade
  • Gênero
  • Raça e etnia
  • Orientação sexual
  • Capacidade e deficiência

Mas que tipo de diversidade costuma ser omitida nessas conversas? 

Qual é o ingrediente secreto?

Diversidade de personalidade.

Diversidade de personalidade é um tipo que você não consegue ver. E muitas vezes, quando as coisas não são visíveis na superfície, é muito mais fácil não falar sobre elas. No entanto, esse tipo de diversidade é realmente experimentado em cada equipe, cada reunião e cada interação. Frequentemente pensamos em personalidade como o estilo ou abordagem que alguém usa ou os pontos fortes que eles trazem para sua função, mas é importante notar que a personalidade não apenas gera pontos fortes, mas também gera diferenças.

As personalidades que costumamos estereotipar mais são as que são diferentes ou conflitantes com as nossas. Isso cria um tipo de preconceito de personalidade.

Por exemplo, aqui estão alguns exemplos comuns de como podemos olhar para diferentes personalidades e ver imediatamente como elas são diferentes de uma maneira negativa.

  • Ela fala muito! — Ele não fala nada!
  • Ele é um perfeccionista meticuloso. — Ela não consegue seguir um plano!
  • Ela não consegue tomar uma decisão! — Ele é muito impulsivo!
  • Ele é muito emocional o tempo todo! — Ela tem algum sentimento?

Esses exemplos revelam uma das razões pelas quais é importante falar sobre diversidade de personalidade (e diversidade de qualquer tipo): se não o fizermos, é muito mais fácil apontar diferenças negativas em vez de alavancar pontos fortes únicos.

Agora que revelamos o ingrediente secreto para a diversidade no local de trabalho – personalidade – vamos ver como podemos aproveitar a diversidade no local de trabalho.

Combinando diversos ingredientes para criar um resultado inclusivo

Se pensarmos em um líder abordando a diversidade como a maneira como um confeiteiro aborda a preparação de um bolo, a diversidade representa os ingredientes. Portanto, ter todos os ingredientes para criar um ambiente de trabalho diversificado é apenas o primeiro passo.

Se você não fizer nada com os ingredientes, não colherá os benefícios de ter uma cultura de trabalho diversificada.

Isso ocorre porque a diversidade diz respeito apenas a quem – quem são as pessoas sentadas à mesa?

A seguir vem a parte complicada. Ao fazer um bolo, os confeiteiros profissionais superam os amadores com suas habilidades aprimoradas em medir e misturar a massa, assar o bolo com precisão e cobri-lo com cobertura. Este processo representa nosso próximo passo: inclusão.

Inclusão é o que você faz com os ingredientes – quão bem você é capaz de ajudar diferentes indivíduos a se unirem, colaborar e criar um ambiente onde todos florescerão (e esperançosamente voltarão por alguns segundos)?

O maior erro que um líder pode cometer é presumir que a inclusão acontecerá por conta própria – você não produzirá um bolo incrível apenas misturando os ingredientes. Portanto, os líderes precisam promover intencionalmente uma cultura de comunicação aberta, transparência, confiança, respeito e compreensão, a fim de criar um ambiente inclusivo para que todos se sintam confortáveis e alcancem o sucesso.

Na ausência de inclusão, a diversidade parece diferente.

Quando abordamos a diversidade com a mentalidade de inclusão, é quando a magia ganha vida. Ninguém quer se sentir diferente, mas a maioria de nós deseja se sentir especial e única.

Por exemplo, vamos olhar para os traços negativos que associamos a diferentes personalidades e ver como, quando melhor compreendidos e apreciados, eles podem ser vistos de uma maneira positiva:

  • Ela fala muito! — Ele não fala nada!
    • Adoro como ela sempre abre uma conversa com a equipe — adoro como ele é muito intencional no que se comunica com os outros.
  • Ele é um perfeccionista meticuloso. — Ela não consegue fazer um plano!
    • Ele sempre tem um plano que considera todos os detalhes importantes — Ela é sempre muito flexível com projetos e adaptável a mudanças de planos.
  • Ela não pode tomar uma decisão! — Ele é muito impulsivo!
    • É realmente útil como ela considera todas as diferentes variáveis antes de se comprometer com uma decisão. — É muito útil como ele toma decisões rápidas e as ajusta mais tarde, se necessário.
  • Ele é muito emocional o tempo todo! — Ela tem algum sentimento?
    • Sua abordagem subjetiva e expressiva foi útil durante o brainstorming para este projeto. — Sua abordagem prática foi realmente produtiva na conclusão deste projeto.

É fácil ver o lado positivo quando você está aberto para confrontar sua mentalidade e preconceitos naturais.

Workshops de formação de equipes que permitem aos participantes compartilhar suas personalidades e perspectivas são uma maneira eficaz de começar a falar sobre os pontos fortes associados a uma mistura diversificada de personalidades. É importante que os indivíduos tenham a oportunidade de compartilhar as intenções de seu estilo de personalidade, mas também de ouvir como os outros podem estar vivenciando-os de seu ponto de vista.

Os líderes podem agregar valor exponencial ao ajudar a equipe a pensar em como essas diversas personalidades podem trabalhar juntas de forma eficaz.

A Importância da diversidade de personalidade

Ser capaz de criar e promover com sucesso uma cultura de diversidade no local de trabalho requer energia, mas também permite que as organizações aproveitem um escopo mais amplo de perspectivas e opiniões. Abordar situações de vários ângulos é uma vantagem competitiva, pois permite gerar mais possibilidades e melhores resultados.

Garantir que seu local de trabalho e equipe tenham personalidades diversas no trabalho:

  • Aumenta a produtividade gerando mais rapidamente ideias diferentes e resultados potenciais.
  • Resolve problemas mais rapidamente, abordando-os de várias perspectivas.
  • Promove o pensamento inovador e aumenta a geração de ideias e a criatividade.
  • Potencializa um processo interno de freios e contrapesos com base em sua gama de personalidades.

Como você pode ver, há muitos benefícios em criar uma cultura de diversidade e inclusão no local de trabalho. Não existem apenas benefícios do ponto de vista empresarial, mas também benefícios que afetam intrinsecamente a vida das pessoas com quem você trabalha. Embora possamos não ser capazes de medir esse impacto até centésimos, as pessoas sempre apreciarão o respeito, a inclusão e a mudança positiva.

Diversidade no local de trabalho é um tópico importante para gerentes de RH e líderes de negócios, mas pode ser um tópico difícil para começar. Na Fellipelli, somos especialistas na diversidade da personalidade, usando nossa experiência de mais de 30 anos para certificar e aplicar instrumentos de diagnóstico, conhecidos e cientificamente validados internacionalmente.

Utilizamos as ferramentas para impulsionar a compreensão e a conscientização das pessoas exclusivas de nossa equipe. Com uma visão incomparável e dados de personalidade, Birkman® mergulha profundamente no comportamento típico, nas motivações e no que diferentes pessoas precisam de seu ambiente para ter sucesso.

Uma maneira divertida, envolvente e fácil de falar sobre as diferenças de personalidade é por meio de nossas soluções de construção de equipes. São excelentes para iniciar conversas positivas e acabar com preconceitos sobre diferentes estilos de personalidade. Consulte-nos!

Fonte: https://blog.birkman.com/the-secret-ingredient-to-workplace-diversity

Traduzido e revisado por Fellipelli Consultoria Organizacional.

Tema: Birkman®

Subtema: Diversidade de personalidade: algo que não é visto, por isso, não é lembrado.

Objetivo: Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento de Liderança, Desenvolvimento de Equipe, Coaching, Coaching nas Organizações.

Este conteúdo é de propriedade da Fellipelli Consultoria Organizacional. Sua reprodução; a criação e reprodução de obras derivadas – a transformação e a adequação da obra original a um novo contexto de uso; a distribuição de cópias ou gravações da obra, na íntegra ou derivada -, sendo sempre obrigatória a menção ao seu autor/criador original.

Reader Interactions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.