Quando os Tipos Psicológicos reagem diferente às mudanças3 min de leitura

As mudanças são cada vez mais constantes em nossa vida, para alguns de nós elas significam oportunidades, para outros, uma experiência terrível, muita pressão.

Quando Carl Gustav Jung publica Tipos Psicológicos em 1921, há quase 100 anos atrás, já nos questionava do porquê das pessoas reagirem de maneira diferente à mesma situação. Então, ele descreveu com propriedade e de maneira clara as quatro funções que criam quatro Tipos Psicológicos, que utilizamos cada vez mais em hoje dia.

Percebemos que o desenvolvimento psicológico das quatro funções é influenciado pela cultura em que estamos. No Ocidente, valorizamos claramente mais o Pensamento e a Sensação. Estas funções são mais estimuladas e muitas vezes mais aceitas nas mudanças feitas na sociedade. Mas também sabemos que temos nossas preferências para vivenciarmos o mundo desde que nascemos.

Quando colocamos na balança as particularidades de nosso comportamento ligadas às nossas preferências mais as influências sociais, temos uma fotografia dos 16 diferentes Tipos Psicológicos e podemos entender onde temos a diversidade de comportamentos para lidarmos com as mudanças que nos apresentam.

Vamos a dois exemplos aqui para olharmos como reagem dois Tipos Psicológicos bem diferentes na mesma situação.

Antes disso, vale lembrar que estes exemplos são como retratos, são estanques, são pontos de vista somente para ilustrarmos as diferenças. Na vida real, todos somos mais dinâmicos, mais diversos, com muito mais nuances. Fazendo duas fotos de dois Tipos Psicológicos distintos e colocando – as lado a lado, o que podemos ver quando estão frente à mudança:

ESFP

ESFPs gostam da ideia de mudança, preferem muito mais ela do que ficarem no mesmo lugar. Eles vivem bem mais no presente, com mais intensidade, por isso tem mais facilidade de experimentar riscos, sentir a mudança de uma forma positiva. Ficam entediados de ficarem sempre no mesmo lugar, fazendo as mesmas coisas. ESFPs preferem ter uma vida divertida e com experiências positivas, frequentemente veem o lado positivo das mudanças. São pessoas que se deixam fluir nas mudanças, porque gostam de experimentar novidades constantemente.

INTJ

INTJs preferem antes analisar a mudança para ver quais impactos terá em sua vida. Para eles, a força da análise os ajudará a saber se será bom ou ruim mudar àquela situação e como devem agir diante disso. Os INTJs entendem que a mudança faz parte da vida, então vão procurar intuitivamente o melhor caminho e a melhor estratégia para lidar com as mudanças. INTJs tem a habilidade de adaptação ao ambiente, de crescimento e evolução, desde que ele seja capaz de manter as coisas sob controle. Com seu forte senso de intuição é capaz de ver a mudança lá na frente e com isso conseguir se planejar frente a ela.

O MBTI® é um instrumento testado por milhões de pessoas e utilizado há décadas que aproveita estas diferenças entre cada um de nós para conhecer e desenvolver pessoas.

Entender que somos diferentes diante das mudanças e que nossas reações fazem parte de comportamentos ligados às nossas preferencias, nos traz mais compreensão, mais empatia, menos desgaste e melhora nosso processo de comunicação nas relações.

Referência:
Personallity Growth ; A Glance Into Each Type , Kindle Edition,2016