Comportamentos enraizados, que muito falam sobre a sua forma de interagir com as pessoas – soft skills, e habilidades associadas ao conhecimento técnico adquirido com estudos, treinamento e experiência – hard skills.
Hard skills são habilidades que podem ser aprendidas e facilmente quantificadas. Em outras palavras, elas são tangíveis. Geralmente, elas estão associadas com conhecimentos mais técnicos.
Alguns exemplos: carpintaria, construção. edição, engenharia, finanças, cuidado com a saúde, tecnologia da informação, direito / leis, operação de máquina, produção, mecánica, enfermagem, proficiência em idioma estrangeiro, gestão de projetos, programação, pesquisa, ensino, tradução, Web design, escrita, matemática, entre outros.
As soft skills são características da personalidade (personality traits ou characteristics) que afetam os relacionamentos no ambiente corporativo e por consequência a produtividade da equipe.
Alguns exemplos: atitude, comunicação, resolução de conflitos, pensamento criativo, pensamento crítico, tomada de decisão, empatía, ética, resiliência, liderança, motivação, networking, paciencia, persuasão, positividade, solução de problemas, trabalho em equipe, administração de tempo.
Para ilustrar… Uma soft skill sobre a qual muito tem se falado é accountability, que quer dizer responsabilidade ética. As nuances da linguagem são tão sutis que, em Inglês, pode-se confundir com Accounting, contabilidade, que é uma hard skill.
Hoje, buscam-se profissionais não apenas com habilidades técnicas para preenchimento de vagas e cargos de liderança, mas também aqueles que tenham habilidades comportamentais específicas. Isso vem acontecendo cada vez mais, porque é muito mais fácil para a empresa treinar uma competência técnica do que uma comportamental.
Faça o download deste infográfico e terá uma boa representação dos conceitos: