Empresas em transformação e o processo de coaching3 min de leitura

O diferencial de empresas inovadoras

 

inovacao nas empresas

 

Cada vez mais as pessoas vêm descobrindo o que realmente tem valor para elas, a busca pelo autoconhecimento começa a causar um despertamento para o que realmente é importante, isso inclui claro, as relações profissionais.  Este movimento “empurra” as estruturas organizacionais para um processo de transformação – As Empresas Tradicionais X Empresas Inovadoras.

Dentro do ambiente empresarial o processo vem criando corpo, hoje líderes precisam buscar o autoconhecimento para conseguir auxiliar seus liderados a atingirem os resultados desejados. O conhecimento técnico já não é o bastante. As pessoas querem trabalhar em empresas onde os valores e a ética sejam congruentes com os seus, e quando não encontram isso, elas preferem desistir do emprego e buscar por outro desafio que faça sentido para elas. Aliás, nunca se falou tanto em buscar novos desafios, sair da zona de conforto, e, ano após ano, o empreendedorismo só cresce. Cada vez menos a oferta de bom salário, benefício e estabilidade basta para diminuir o turnover.

Na maioria das consultorias empresariais que faço, procuro entender um pouco do processo de seleção, questiono os gestores a respeito da Visão, Missão e Valores da empresa, meu questionamento consiste em entender se no momento da contratação é comentado com o candidato a respeito destes aspectos e se buscam saber se eles fazem sentido para o candidato. Pois conhecendo este novo movimento no mercado de trabalho, estas questões são essenciais em uma entrevista de emprego, mas ainda há uma preocupação “exagerada” em identificar competências, não que não sejam importantes, mas não se pode esquecer dos valores, são esses que, na maioria das vezes, irão manter o funcionário na empresa.

existem muitas empresas que ainda estão presas ao modelo tradicional de gestão, sem se darem conta das mudanças externas…

Algumas empresas sequer possuem norteadores como Visão, Missão e Valores, as que possuem costumam colocá-los em um quadro pendurado na parede, sem se dar conta que esse deveria ser o objetivo MAIOR e que todos devem conhecer e se identificar com ele. E principalmente tem que fazer sentido para TODOS.

Infelizmente existem muitas empresas que ainda estão presas ao modelo tradicional de gestão, sem se dar conta das mudanças externas, as pessoas que estão no mercado de trabalho, na grande maioria, não buscam mais esse modelo, existe uma disfunção entre as necessidades das pessoas físicas (empregados) e pessoas jurídicas (empregadores).

 

transformacao empresas

 

Aí que entra o processo de Coaching, ele trabalha com ferramentas que auxiliam na mudança de mindset das equipes, essa mudança gera resultados permanentes na empresa. Resultados que aparecem em números, mas principalmente nas relações organizacionais. O processo é transformador, empresas que já apostaram em treinamento e que utilizam as ferramentas do Coaching fazem depoimentos fantásticos, é a neurociência a serviço das relações profissionais e empresariais.

Gestores de RH passam muito tempo procurando treinamentos técnicos, e é claro são importantes, mas o Desenvolvimento Humano se faz necessário para atender as mudanças no mercado de trabalho, que entregam profissionais cada vez mais exigentes e conhecedores daquilo que realmente importa: SER FELIZ.

Fonte: http://www.rhthink.com.br/empresas-em-transformacao-e-o-processo-de-coaching/


Veja também

Resiliência – O segredo dos campeões

Clique aqui

Reader Interactions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *