Como desenvolver Líderes e Gestores de forma estratégica6 min de leitura

Uma abordagem estratégica para desenvolver líderes e gerentes

gestores estrategicos

Aprendizagem experimental: Motorola – Estudo de Caso

Aprendemos melhor com nossas próprias experiências. As empresas de hoje estão buscando desenvolver os talentos de liderança de seus executivos, envolvendo os participantes em experiências relevantes para a vida, juntamente com feedback para ajudar a obter informações sobre seus comportamentos efetivos e ineficazes. Durante anos, a Motorola usou essa abordagem estratégica para a educação comercial para desenvolver líderes e gerentes.

A Universidade Motorola mantém milhares de pessoas trabalhando em todo o mundo para apoiar os esforços de cerca de 140 mil “Motorolans”. Esses profissionais de aprendizagem provaram repetidas vezes que a abordagem experimental é flexível, poderosa e eficaz. Richard Boucher, ex-Gerente de Programas Sênior, Faculdade de Liderança e Estudos Transculturais da Universidade Motorola, acredita no valor do método para desenvolver capacidades de liderança e gerenciamento. Rich Boucher observa: “A aprendizagem experimental oferece aos indivíduos inteligentes, talentosos e ativos a oportunidade de se engajar rapidamente na aprendizagem, concentrar-se nas tarefas em questão e começar a descobrir informações sobre seus comportamentos de liderança por meio do feedback.” Recentemente, a Discovery Learning ajudou a Universidade Motorola a aplicar com êxito o aprendizado experimental em desafios emergentes únicos.

O DESAFIO EMERGENTE

A Motorola estava crescendo rapidamente à medida que seus mercados se expandiam em todo o mundo. Eles precisavam de mais gerentes no local rapidamente, especialmente na China e na Índia, para lidar com o aumento das operações nas regiões. Ao responder a essa necessidade, a Motorola optou por desenvolver a comunidade de liderança e gerenciamento entre seus funcionários locais em ambos os países para reduzir sua dependência de expatriar. Eles sabiam que fazia sentido do ponto de vista de negócios considerando o custo de suporte a expatriados; porém, eles também reconheceram que, juntamente com essa decisão econômica, houve o compromisso indispensável de preparar os novos gerentes para serem bem-sucedidos como líderes.

Na China, nosso primeiro desafio no desenvolvimento desses líderes foi construir um entendimento comum da cultura da Motorola, diz Rich. Queríamos educá-los sobre como trabalhar uns com os outros, bem como com seus pares asiáticos e ocidentais. Somado a isso, tinha o fato de que nossos gerentes chineses tiveram diferentes experiências culturais e empresariais de outros gerentes asiáticos e não possuíam base para a compreensão das práticas de gestão ocidental. E, depois de tudo, cresceram em uma economia controlada pelo governo e não estavam prontamente familiarizados com os caminhos ocidentais.

A SOLUÇÃO

grupo de aprendizagem

Para abordar estas questões, a Motorola implementou uma estratégia integrada de desenvolvimento e aprendizagem que contemplou programas em sala de aula, com liderança experimental de três dias, e projetos de um mês em que os participantes aplicavam suas novas habilidades e conhecimentos. Tudo planejado e entregue pela Discovery Learning.

Sabíamos, por nossa própria experiência na Universidade da Motorola, que o aprendizado experimental é uma poderosa estratégia educacional que pode ter impacto imediato e duradouro”, observa Rich. “Com a ajuda da Discovery Learning, criamos um programa especial de desenvolvimento de liderança que nos permitiu desenvolver rapidamente o talento que precisamos e também possibilitou que nossos gerentes locais transferissem seu aprendizado imediatamente para o ambiente de trabalho”.

O programa envolveu uma versão personalizada do Discovery Leadership da DLI e incluiu suas simulações Paper Planes, Inc., Press Time e um de seus instrumentos de avaliação, Change Style Indicator. O processo criou um ambiente em que os participantes poderiam se concentrar em problemas de sistemas e equipe e receber feedback sobre seus próprios estilos de liderança.

“Fornecer feedback é uma estratégia importante para melhorar o desempenho”, acrescenta Rich”, e a chave para o sucesso da aprendizagem experimental é o feedback dado aos participantes. Ele vem dos facilitadores, de seus colegas participantes e de seus próprios insights por meio da reflexão sobre suas decisões e ações “.

As simulações criaram as oportunidades para os participantes observarem e serem observados na tomada de decisões e no trabalho em conjunto. Os exercícios foram planejados para solicitar aos indivíduos os comportamentos que provavelmente exibiriam em uma situação de gerenciamento do mundo real.

Rich observa: com a aprendizagem experimental, os participantes têm a oportunidade de refletir sobre o comportamento e quais são suas tendências, quais são seus valores e quais são seus modelos internos. O feedback é essencial para a aprendizagem. O processo experimental cria esse feedback em vários níveis.

O RESULTADO

Como esperado, esses exercícios de aprendizagem experimental forneceram resultados confiáveis para o treinamento da Motorola. A partir da simulação Paper Planes, Inc., os participantes aprenderam a importância de ter um objetivo comum, o valor do feedback preciso e oportuno, a necessidade de mensurar a evolução para obter resultados e os benefícios de rever as decisões pessoais e refletir sobre o comportamento de alguém.

A partir da simulação Press Time, os participantes obtiveram uma boa visão geral das práticas comerciais básicas e aprenderam a construir equipes fortes. A simulação também forneceu um ponto de referência comum para discutir soluções para futuros problemas empresariais e os desafios da resolução dos problemas através dos limites culturais. Combinados com o feedback do Change Style Indicator esses dois exercícios de aprendizagem levaram os gerentes em desenvolvimento na China e na Índia a criarem metas viáveis com responsabilidade pelo desempenho.

A partir do treinamento na Universidade Motorola, esses profissionais tornaram-se mais bem preparados para assumir as responsabilidades de liderar suas organizações. Das sessões de aprendizagem experimental, eles aprenderam algo sobre si mesmo como líderes que você não pode extrair de um livro. Como resultado, eles estavam melhores para gerenciar seu comportamento como líderes e influenciar positivamente o desenvolvimento de gerenciamento de outros por meio dos exemplos proporcionados em sua própria liderança. “Rich Boucher, Universidade Motorola.

É diferente de outras simulações de computador. Existe uma linha direta no Press Time entre as decisões de ‘pessoas’ e a linha de fundo. Quanto melhor a liderança, maiores os dólares“. Análise da gestão.
“A aprendizagem experimental é uma poderosa estratégia educacional que pode ter impacto imediato e duradouro”. Rich Boucher, Universidade Motorola.

Referência: Uma contribuição da parceira MHS Inc.

Traduzido e revisado pela Fellipelli Consultoria Organizacional


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