Como alcançar Inteligência Emocional, a âncora e o sustento da sua fundação5 min de leitura

Para começar nossa reflexão sobre Inteligência Emocional, vamos imaginar um iceberg. A parte visível do iceberg, que sabemos ser apenas a pequena ponta superior dele, representa sua Inteligência Cognitiva, ou QI (Intelligence Quotient). A parte subaquática, muito maior, representa sua Inteligência Emocional, ou EQ (Emotional Quotient).

Embora todos nós saibamos sobre a importância do QI, estudos recentes mostraram que a Inteligência Emocional também exerce um papel essencial no desempenho e no sucesso. É difícil ser indiferente ao seu impacto nos resultados na vida.

Então, como a Inteligência Emocional atua e por que é tão importante? Para responder a essa pergunta, suponhamos que você queira buscar os desejos profundamente arraigados de seu coração para alcançar todo o seu potencial. Certamente, a maioria entre nós tem tais desejos, mas poucos realmente têm a motivação para agir sobre eles e vê-los frutificar. É aí que entra o EQ.

Não há melhor ferramenta para atingir seus objetivos do que ter uma alta Inteligência Emocional. Ela permite que você avance de forma consistente e eficaz no caminho para o sucesso.

Como? Não há segredo para isso. Compreendendo e apreciando os sentimentos, emoções e considerações de si mesmo e daqueles ao seu redor, você será capaz de evitar conflitos e organizar os recursos pessoais necessários para alcançar o seu propósito.

Pense nisso como sendo uma fundação – que irá ancorar e sustentar todas as outras coisas necessárias em seu esforço particular, à medida que você constrói uma carreira de sucesso. Sem EQ alto, as conquistas vêm com grande esforço. Já, tendo isso, tudo se encaixa e você avança de maneira focada e positiva. Entender como você e os outros interagem irá ajudá-lo a ser mais autêntico, poderoso e criativo.

Melhor EQ lhe dará uma visão que provavelmente nunca experimentou antes. Isso ajudará você a ser a melhor versão possível de si mesmo no trabalho também. E os empregadores sabem disso.

Cada vez mais, as organizações reconhecem e recompensam aqueles com alta Inteligência Emocional porque são mais eficazes e eficientes. São bons jogadores no time e conseguem trabalhar de forma suave e harmoniosa com todos os executores e personalidades do mundo dos negócios.

Já se convenceu dos benefícios do EQ? Supondo que sim, caso ainda não tenha feito (se sim, é sempre válido rever), vamos passar para a forma de avaliar e melhorar o seu próprio…

Há um grande valor na ferramenta de avaliação EQ-i 2.0, da Multi-Health Systems (MHS), oferecida pela FELLIPELLI. O primeiro passo é avaliar como você já se percebe. Afinal, nós nunca saberemos para onde estamos indo se não soubermos onde estamos…

A análise da autopercepção se divide em três componentes:

  • Autoestima
  • Autoconfiança
  • Autoconsciência Emocional

Autoestima é a capacidade de ser realista sobre suas forças internas. A aceitação de seus aspectos positivos e negativos ajuda você a aceitar e aprender com os erros, de modo a continuar amando e respeitando a si mesmo sem se comparar com os outros ou sendo excessivamente autocrítico. O autorrespeito permite que você veja o copo meio cheio, em vez de se abater com a negatividade.

Sua própria positividade contagia outros. Como resultado, a autoestima contribui para o seu desenvolvimento único e satisfação total, pois apoia relacionamentos respeitosos com os outros.

Aumentar a autoestima começa com aceitar e gostar de si mesmo por ser quem você é e não por ser quem você não é.

Autoconfiança é a capacidade de avaliar o que você pode e não pode fazer. É não ter uma confiança excessiva ou elevada no julgamento, no poder interno ou nas habilidades. Por outro lado, nem fazer com que você se subestime porque não acha que seja capaz de algo. A autoconfiança é uma combinação de autoestima e autoeficácia. A maneira de aumentar a autoconfiança é acreditar em si mesmo, colecionar experiências passadas de sucesso e focar na conquista de novas experiências, seguindo adiante.

Embora à primeira vista, a autoestima se pareça muito semelhante à autoconfiança, existem distinções importantes. A autoestima é uma apreciação e respeito pela dignidade de seus valores fundamentais, vendo seu valor como único, mesmo que imperfeito. A autoconfiança, por outro lado, é a crença em sua capacidade de realizar seus objetivos. A pessoa com alta Inteligência Emocional, ou EQ, possui tem pontuação generosa de ambos.

Autoconsciência Emocional é a capacidade de perceber com precisão suas emoções, classificá-las e estar ciente de que elas desencadeiam sentimentos diferentes que você pode administrar. Se não estiver ciente do que está sentindo, não há chance de entender os sentimentos de outras pessoas. A maneira de aumentar a sua autoconsciência emocional é praticar a atenção plena, fazer uma avaliação do quociente emocional, contratar um coach, etc.

Se você realmente quiser assumir o controle de sua vida, deverá usar não apenas sua mente racional, mas também envolver sua mente emocional. Somente usando efetivamente todas as suas faculdades, poderá tornar-se a melhor versão de si mesmo.

A Neurociência afirma que nosso cérebro opera com plasticidade, o que possibilita que nossos neurônios se conectem uns com os outros (assim como dar as mãos), criando novos caminhos e capacidades neurais. Assim, fica claro que você é capaz de construir esses caminhos e aumentar sua autopercepção. A autopercepção aprimorada mudará seu EQ, levando-o ao longo do caminho até o auge da autorrealização.

Fonte: https://www.forbes.com/sites/forbescoachescouncil/2018/02/06/how-do-you-perceive-your-emotional-intelligence/#704811c5400f

 

Tema: Inteligência Emocional

Subtema: Como se tornar a melhor versão de si mesmo tendo a Inteligência Emocional como sua aliada.

Objetivo: Autoconhecimento, Autodesenvolvimento, Coaching, EQ-i 2.0, Team Building, Desenvolvimento Organizacional, Coaching nas Empresas.


Veja também

O que eu tenho que eles não têm – As competências que os robôs não dominam… ainda

Clique aqui

Reader Interactions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.