Brasileiros se preocupam com a cultura organizacional2 min de leitura

Nos últimos anos o ambiente de negócios brasileiro se mostrou extremamente volátil e desafiador

 

crise no brasil

 

, altos executivos brasileiros concordam que a cultura organizacional é tão importante quanto à estratégia para o sucesso de uma empresa, ao mesmo tempo em que reconhecem a burocracia interna e o excesso de níveis como um dos entraves para o crescimento, segundo um levantamento da consultoria Bain & Company.

Os dados são de pesquisa com mais de 1.200 executivos de todos os continentes, 100 dos quais atuam no Brasil. Aqui, a importância dada à cultura está entre as maiores. No país, 83% acham que ela é um fator pelo menos tão relevante para obter sucesso empresarial quanto à estratégia, na comparação com 74% na América do Norte, 70% na Europa e Oriente Médio e 81% na América Latina como um todo.

Para Alfredo Pinto, sócio da Bain & Company, nos últimos anos o ambiente de negócios brasileiro mostrou-se extremamente volátil e desafiador, o que exigiu adaptação na cultura das companhias.

“A volatilidade exige que a organização tenha uma capacidade de se reconfigurar e se reposicionar no que provavelmente é um dos contextos mais desafiadores do mundo”, diz.

Um dos entraves para crescer, segundo os executivos locais, é a burocracia interna e o excesso de níveis hierárquicos, que colocam suas empresas em desvantagem segundo 61%. O número é similar à média da América Latina e da Ásia-Pacífico, mas fica acima dos executivos norte-americanos (51%) e da Europa e Oriente Médio (55%). Para Pinto, essa questão também passa pela cultura.

“Uma empresa com cultura de eficiência dificilmente vai se colocar em uma situação de ter processos decisórios lentos demais”, diz.

Para 41% dos executivos brasileiros, a estrutura e a cultura da companhia impedem o aumento dos lucros.

 

estrategia para lucrar

 

No Brasil, o crescimento de receita foi a prioridade mais citada para os próximos anos, escolhida por 20% dos respondentes. Para Pinto, programas de eficiência fazem parte dessa estratégia, como forma de se preparar para uma retomada lenta da economia. “As empresas entenderam que o nível de receita e margem atual se tornou a nova realidade, e estão procurando programas mais customizados para buscar eficiência“, diz.

 

Fonte: https://www.sm.com.br/detalhe/ultimas-noticias/brasileiros-se-preocupam-com-a-cultura-organizacional


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