A Neurociência do riso e como inspirar mais no trabalho5 min de leitura

Os benefícios do riso para a saúde comprovados pela Neurociência

Alguém se lembra do riso?

Isso mesmo, citamos o Led Zeppelin enquanto defendemos a propagação do riso e da alegria no local de trabalho (e no mundo em geral).

Figura 1 As condições impostas pela pandemia e pela crise global geram um peso no coração que inibe o riso.

Dada a pandemia e as tensões raciais, muitos corações estão pesados; o riso pode parecer inconcebível. As condições de isolamento da quarentena também estão tornando ainda menos provável que nos envolvamos no que geralmente é um esporte coletivo.

Ao mesmo tempo em que reconhecemos a seriedade do que está acontecendo ao nosso redor, queremos reconhecer que, como escreveu Dale Carnegie, ninguém precisa rir tanto quanto aqueles que não têm mais nada para dar.

A neurociência do riso

Há um cartão que diz “Rir é o melhor remédio… Eles nunca tomaram morfina.” Um bom conselho, mas não necessariamente adequado. Embora o riso não possa tratar a dor real, ele tem benefícios comprovados para a saúde ​​(e sem os efeitos colaterais da morfina).

O riso troca o cortisol em nossa corrente sanguínea por substâncias químicas altamente procuradas no cérebro: dopamina, oxitocina e endorfinas. A dopamina pode melhorar o aprendizado, a motivação e a atenção.

A oxitocina é considerada o “hormônio da empatia” e a “substância química da ligação” e, quando entra na corrente sanguínea, cria sentimentos de parentesco. As endorfinas provocam sensações de prazer; as pessoas podem suportar 15% mais dor simplesmente rindo por alguns minutos. Outros benefícios para a saúde: melhora do funcionamento do sistema imunológico, alívio do estresse, melhora da saúde cardiovascular, redução da ansiedade, sensação de segurança e melhora do humor.

O riso também funciona como uma técnica de reavaliação, reduzindo a resposta límbica associada às reações de “lutar ou fugir”. Em outras palavras, quando se sente estressado, o ato fisiológico de rir pode diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial e relaxar a tensão muscular.

Figura 1.1 Os benefícios proporcionados pelo são notados no semblante das pessoas e na qualidade do relacionamento dos colegas.

Apenas um momento de riso nos permite pensar com mais clareza e criatividade e o relacionamento com nossos colegas aumenta.

Veja como você pode ajudar a si mesmo e as pessoas ao seu redor.

Como trazer alegria ao local de trabalho

Existem várias maneiras de aliviar o clima quando o coração está pesado. Talvez o mais rápido seja encontrar e compartilhar um meme ou vídeo engraçado. Você não pode dar errado com gatos derrubando coisas das prateleiras sem motivo aparente e cães caindo em piscinas.

Saiba o momento certo para algo engraçado: Abrir uma reunião geralmente é o momento apropriado para algo engraçado. Quebrar o gelo com algo engraçado depois do olá pode ser uma ótima maneira de começar e criar afinidade (desde que a brincadeira não seja seguida por “você está demitido” ou a mais ameaçadora das expressões, “precisamos conversar”). Melhor ainda, é humor que todos podemos injetar; pode ser um novo hábito para qualquer pessoa da equipe. O humor também pode dissipar a tensão; pense em Bruce Willis em “Die Hard”.

Conte uma história rápida: aqui está um exemplo. Perdi meu celular nas calças uma vez. Isso mesmo, passei 20 minutos em pânico procurando meu smartphone no meu apartamento, apenas para descobrir que meu bolso tinha um buraco. Eu não descobri isso até que usei “encontre meu telefone” e senti a vibração na minha panturrilha, onde ele havia encontrado seu novo lar temporário. Isso gerou algumas boas gargalhadas na reunião de marketing que se seguiu e levou apenas um minuto para dizer.

Seja gentil: se uma piada custar caro para alguém, certifique-se de que seja para você.  Sentindo-se inseguro sobre algo sobre sua aparência física? Provavelmente é melhor manter isso para você. Não há necessidade de automutilação ou anulação (ou de terceiros), e isso pode deixar os outros desconfortáveis ​​- exatamente o oposto do objetivo pretendido.

Fique neutro: Se você está se limitando a saber se é apropriado ou não, provavelmente não seja. Melhor evitar qualquer coisa que possa ser considerada inadequada ou ofensiva à raça, gênero ou idade. Como fazer essa associação? Em caso de dúvida, deixe-a de fora.

Em um mundo fortemente dividido sobre qualquer assunto que você possa imaginar, um pouco de riso pode preencher até mesmo as lacunas mais amplas.

Você já sabia disso intuitivamente; agora você conhece a ciência para validá-lo.

A FELLIPELLI engloba as diversas áreas relacionadas ao aperfeiçoamento humano, aplicando os mais recentes avanços da neurociência em desenvolvimento pessoal e de equipesliderançainteligência emocional e muitas outras. Consulte-nos! https://www.fellipelli.com.br/

Fonte: https://neuroleadership.com/your-brain-at-work/neuroscience-laughter-at-work/

Tema: Neurociência, NLI®.

Subtema: Os benefícios do riso comprovados pela Neurociência.

Objetivo: Autoconhecimento, Autodesenvolvimento, Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento de Equipes, Coaching, Coaching mas Empresas.

Este conteúdo é de propriedade da Fellipelli Consultoria Organizacional. Sua reprodução; a criação e reprodução de obras derivadas – a transformação e a adequação da obra original a um novo contexto de uso; a distribuição de cópias ou gravações da obra, na íntegra ou derivada -, sendo sempre obrigatória a menção ao seu autor/criador original.

Reader Interactions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.