A adequação é um termo utilizado em conjunto com o instrumento TMP® para descrever ações que permitam a adaptação do seu comportamento e do seu estilo de comunicação com o da pessoa com a qual você interage. Adequar os comportamentos às preferências dos outros dá margem a interações mais eficazes.
Partindo do ponto de vista da TMS Americas, acreditamos que adequação é um meio genuíno de dar acesso a várias perspectivas disponíveis e possíveis em uma interação. Ela é um meio de acessar a diversidade de pensamento e, quando aplicada sob esta ótica, ela se torna altamente valiosa.
A adequação pode ser muito útil juntamente com o poder natural das dinâmicas, que estão presentes em qualquer interação. Um poder dinâmico inerente nas organizações é a sua hierarquia. Líderes e gestores podem ter muito mais poder do que seus subordinados. O que esse poder faz é dar credibilidade e peso ao que o líder diz e pensa. Uma pessoa em uma posição mais baixa na hierarquia pode dizer a mesma coisa que um líder diz, e mesmo assim não será aceito da mesma forma. Isso não é necessariamente bom ou ruim. É apenas um fato que retrata o efeito do poder nas organizações.
Este efeito acontece naturalmente em conversas e interações com líderes o tempo todo.
Uma boa adequação permite ir contra os impactos negativos em potencial, ou seja, bloquear o acesso à perspectiva e ideias dos outros.
É muito importante frisar que este efeito negativo não é um problema comportamental do líder, ou um problema de comunicação da outra pessoa. A forma como o poder funciona em conversações nas organizações é uma dinâmica natural.
Aprender a se adequar a um líder ou gestor pode mitigar esta dinâmica negativa. Isso torna-se muito mais poderoso quando o conceito de adequação é um tópico de aprendizado, juntamente com a conversa entre líderes e equipes. Tudo isso pode contribuir para tornar o processo de pensamento mais visível, e consequentemente mais valioso.
Trata-se de um uso altamente prático dos dados do perfil e, muitas vezes, facilita mais conversas sobre o valor relativo aos dados e preferências do perfil. No TMP®, a parte que lida especificamente com a adequação é chamada Integração, próxima do fim do perfil. Tópicos destacam comportamentos que geralmente são valorizados pelo papel da preferência de trabalho do indivíduo, e que podem ajudar os outros a interagirem com eles de modo mais eficiente. Muitas vezes nós sugerimos, como exercício e primeira etapa no compartilhamento do perfil, identificar até três tópicos que sejam relevantes para eles, usando esses pontos com as pessoas que eles mais interagem.
No entanto, este conceito é interessante. Quando usado e posicionado conforme mostrado acima, ele costuma ser visto como um processo interativo valioso. Entretanto, a adequação muitas vezes é utilizada fora do contexto de compartilhamento de perfis, ou quando estes não fazem parte da figura geral. Nesses casos, algumas pessoas consideram o conceito de adequação como algo manipulador. Diz-se que a ideia de adequação é usar uma “técnica” para manipular a conversa, a fim de atender os desejos daquela pessoa que busca se adequar.
A seguir, falaremos das informações gerais deste conceito.
Além de ser representante exclusiva no Brasil de empresas como The Myers-Briggs Company, MHS, Center for Creative Leadership (CCL), NeuroLeadership Institute, Birkman, Kilmann, TMS e Adam Milo, e de desenvolver seus próprios instrumentos e soluções, a FELLIPELLI forma e qualifica profissionais mais competentes e engajados, aptos a identificar e atender às novas demandas do mercado atual.
Fale com nossos especialistas e conheça nossos cursos/assessments exclusivos.
Tema: TMP®
Subtema: A adequação no combate aos impactos negativos na organização.
Objetivo: Desenvolvimento de Equipes, Team Building, Desenvolvimento de Liderança, Coaching, Coaching nas Empresas, Desenvolvimento Organizacional.