5 razões para integrar assessments ao processo de gerenciamento de talentos5 min de leitura

A utilização de conceitos e assessments como forma mais efetiva de minimizar perdas e aumentar a produtividade nas organizações.

Quando se trata de seleção e do desenvolvimento de talentos, os assessments são usados em todos os mercados do mundo, a fim de recrutar as pessoas certas e torná-las melhores gerentes e melhores líderes. Dito de modo simples, eles são um elemento fundamental no processo de gerenciamento de talentos.

Figura 1 Mapeando e alinhando talentos talentos com os objetivos organizacionais.
Figura 1 Mapeando e alinhando talentos talentos com os objetivos organizacionais.

Quando se trata de criar um programa bem-sucedido, convém iniciá-lo com o uso de um assessment cientificamente reconhecido, que possa mapear ou estar alinhado com os objetivos organizacionais ou competências essenciais para o desempenho de funções específicas de determinados cargos.

As organizações que investem na elaboração de um programa adequado poderão identificar a grande importância de adequar a pessoa certa à função certa, bem como identificar os pontos fortes do indivíduo e os que carecem de um desenvolvimento profissional. Por exemplo, as organizações que usam assessments como parte de seus processos de aprendizagem e desenvolvimento relatam ter obtido benefícios econômicos em aspectos como: melhora nos índices de contratações bem-sucedidas, redução da rotatividade de funcionários, aumento da produtividade dos funcionários, e o fortalecimento da cultura da organização, de modo geral.

5 razões que justificam o uso dos assessments como parte integrante de seu processo de gerenciamento de talentos.

  1. Retorno sobre os investimentos – O aprimoramento dos assessments e das simulações ajuda as organizações na rápida identificação dos melhores talentos, em sua expansão, e no desenvolvimento dos líderes atuais e potenciais, além de reduzir a rotatividade de funcionários – com isso, economiza-se tempo e dinheiro, impactando diretamente as finanças da empresa.
  2. Reconhecimento científico e confiabilidade Assessments reconhecidos e confiáveis garantem uma avaliação mais precisa dos talentos, mediante a utilização das melhores ferramentas disponíveis.

Considere a possibilidade de trabalhar com uma empresa que ofereça a seus clientes o acesso a ferramentas cientificamente reconhecidas, na implementação de programas para os funcionários durante sua permanência na empresa.

  1. Desenvolvimento de pessoas com grande potencial – Seja na identificação de um potencial líder ou em seu desenvolvimento dentro de uma organização, há uma série de assessments que pode ser útil para garantir que a liderança adquira a estrutura de recursos necessária a fim de desenvolver plenamente o seu potencial.
  2. A promoção da cultura de sua empresa – Os assessments podem ser úteis na identificação das pessoas predispostas a manter ou criar a cultura que você espera.

O uso destas ferramentas poderá também quebrar barreiras e reforçar o poder do trabalho em equipe e da comunicação.

  1. O aumento da autoconsciência – Os assessments fornecem ao indivíduo um ponto de vista sobre a sua auto-imagem, e lhe oferecem as bases para que possa estabelecer metas em seu desenvolvimento pessoal.
Figura 1.1 ROI – Retorno Sobre os Investimentos: o impacto positivo do uso dos assessments.
Figura 1.1 ROI – Retorno Sobre os Investimentos: o impacto positivo do uso dos assessments.

Eis um exemplo de como os assessments podem impactar o ROI (sigla em inglês para Retorno sobre o Investimento): quando foi constatada, entre os recrutadores da Força Aérea Americana (USAF) em seu primeiro ano na corporação, uma alta taxa de rotatividade, a USAF recorreu ao EQ-i®, para analisar as diferenças entre recrutadores bem-sucedidos e aqueles colegas cujo desemprenho era inferior. Significativas diferenças de pontuação entre os dois grupos Foram detectadas, em aspectos como: assertividade, autorrealização, tolerância ao estresse, flexibilidade, habilidade na solução de problemas’ e felicidade. A partir das descobertas feitas com o EQ-i® 2.0, a USAF desenvolveu um sistema de pré-seleção, adotado previamente ao recrutamento, que teve os seguintes resultados:

  • Aumento de 92% na retenção dos funcionários.
  • Economia de US$ 2,7 milhões no custo total dos treinamentos, apenas no primeiro ano.
  • Dados comprovaram o fato de que os recrutadores da USAF mostravam, àquela altura, uma produtividade duas vezes maior do que a de recrutadores em outras áreas da corporação.

Se você planeja levar os assessments ao seu local de trabalho, lembre-se que eles podem ser ideais no processo de coaching, no desenvolvimento organizacional e de lideranças, na seleção de funcionários e no planejamento da sucessão.

Você já usa assessments em sua organização? Caso positivo, de que modo você os explora para obter os melhores benefícios? Que tipo de insights interessantes já teve ao usar estas ferramentas?

Ganhar competitividade e reduzir desperdícios são objetivos comuns a todas as empresas. A utilização de conceitos e assessments é uma das formas mais efetivas de minimizar as perdas nas atividades organizacionais.

FELLIPELLI pode te ajudar nesse processo através de assessments e cursos exclusivos nas áreas de desenvolvimento pessoal e de equipesliderançarelacionamentos interpessoaisneuroplasticidade,  inteligência emocional e muitas outras. Consulte-nos!

Fonte: https://blog.mhs.com/fivereasonstointegrateassessments

Traduzido e revisado por Fellipelli Consultoria Organizacional.

Tema: Cultura Organizacional, EQ-i® 2.0.

Subtema: O uso de assessments como forma efetiva de minimizar perdas e aumentar a produtividade nas organizações.

Objetivo: Desenvolvimento de Carreira, Desenvolvimento de Liderança, Team Building, Coaching nas Empresas, Desenvolvimento Organizacional.

 

Este conteúdo é de propriedade da Fellipelli Consultoria Organizacional. Sua reprodução; a criação e reprodução de obras derivadas – a transformação e a adequação da obra original a um novo contexto de uso; a distribuição de cópias ou gravações da obra, na íntegra ou derivada -, sendo sempre obrigatória a menção ao seu autor/criador original.


Veja também

Lean Thinking: reduzindo desperdícios internos, agregando valor para o cliente

Clique aqui

Produtos relacionados