3 ferramentas de desenvolvimento profissional que você precisa conhecer3 min de leitura

assessments-para-desenvolvimento-profissional-e-pessoal

Se desenvolver profissionalmente — bem como estar à frente de uma equipe que precisa desenvolver suas competências — exige certos desafios. Felizmente, eles podem ser solucionados com o uso de ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional que, quando aplicadas corretamente, podem desempenhar um papel essencial no crescimento de uma empresa, seja qual for o seu nicho. 

Se você não conhece as principais ferramentas de desenvolvimento profissional usadas por empresas de consultoria, verifique a seguir as principais e suas características.

1. Assessments

Os assessments são ferramentas de avaliação que podem ser empregadas nos mais variados setores de uma empresa. Quando usados pelos recrutadores, eles tendem a avaliar as características e aptidões dos futuros colaboradores da empresa. Já, quando usados por consultorias empresariais, eles estão relacionados com as avaliações das competências organizacionais de líderes e gestores dos mais diversos setores. 

Ao utilizar o assessments, você identifica quais são os fatores que ajudam a sua empresa a se desenvolver, bem como quais acabam por prejudicar o crescimento da organização.

2. Pesquisa de clima

Outra ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional bastante importante para beneficiar empresas é a pesquisa de clima, que visa entender como os colaboradores lidam com o seu ambiente de trabalho em relação aos mais variados aspectos — como liderança, organização departamental, satisfação enquanto profissionais (benefícios, remuneração), qualidade de vida, comunicação entre colegas, entre outros.

A pesquisa de clima é realizada a partir de um questionário respondido pelos colaboradores, mas que deve ser desenvolvido cuidadosamente, com foco no objetivo a ser alcançado por meio das respostas e o máximo de transparência para com os funcionários. 

3. Avaliação de desempenho 

A avaliação de desempenho é outra ferramenta de desenvolvimento profissional usada em prol do crescimento de uma empresa — mas, dessa vez, voltada para a produtividade dos colaboradores. 

Ela visa compreender se os colaboradores estão alcançando os objetivos traçados pela empresa, conforme o seu nível hierárquico. 

Existem várias maneiras de aplicar uma avaliação de desempenho eficaz. Esses formatos se dividem entre 90º (autoavaliação e avaliação do gestor imediato), 180º (autoavaliação e avaliação do gestor imediato e também da equipe) ou 360º (autoavaliação, avaliação do gestor imediato, avaliação da equipe, dos pares, dos clientes, fornecedores e de todas as instâncias que formam a empresa). A última oferece soluções mais completas, visto que foca em mais fatores, mas isso não quer dizer que ela seja ideal para todas as empresas, já que definir a categoria de avaliação de desempenho que uma empresa precisa passa pela avaliação do que ela deseja obter — e de quem é responsável por isso efetivamente.

Fellipelli: soluções de desenvolvimento pessoal e profissional 

Com a Fellipelli, você obtém as soluções corporativas que a empresa pela qual você é responsável precisa, seja para aumentar o grau de satisfação dos colaboradores, ou para reorganizar a empresa e otimizar os seus métodos de trabalho. Com milhares de certificações e clientes satisfeitos, nos dedicamos a trazer as ferramentas que a sua organização precisa para se desenvolver. Navegue em nosso site, verifique as soluções ofertadas e garanta o sucesso de sua equipe!

Imagem destaque: Technology team photo created by senivpetro – www.freepik.com

Reader Interactions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.