Firma de contabilidade fortalece a nova liderança usando o MBTI®5 min de leitura

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Um estudo de caso da Ernst & Young

A Ernst & Young acredita que ao compreender a si mesmo, pode-se compreender seu impacto nos outros, e portanto liderar seu negócio de forma eficaz. Esta filosofia formou a espinha dorsal de uma série de seminários de desenvolvimento de liderança apresentada na firma: gerenciando a mudança após uma reestruturação, alinhando o desenvolvimento aos valores de liderança da Ernst & Young, incentivando o desenvolvimento das habilidades interpessoais e ganhando impulso no início do ano de negócios.

A reestruturação mesclou duas grandes unidades de negócio da Ernst & Young em uma, com uma força de trabalho de 1.200 pessoas, e uma equipe de liderança (diretores e parceiros) de aproximadamente 100 pessoas. Para garantir que esse novo grupo de liderança tenha clareza e consistência a respeito da direção do novo negócio, permitindo-o que compartilhe esta informação para despertar, motivar e empoderar a base dos empregados, os seminários de desenvolvimento tinham o intuito de atualizar e reorientar as habilidades de liderança existentes, concentrando mais nas qualidades interpessoais do que na habilidade técnica.

Projeto do seminário

Nicki Jefferies, diretora regional de RH, decidiu alcançar isso treinando seus delegados na aplicação do instrumento de personalidade Myers-Briggs Type Indicator® (MBTI®), trabalhando juntamente com a OPP.

Conforme ela explica, “o MBTI valoriza todos os tipos de personalidade, dando ênfase aos pontos fortes individuais. Isto era valioso para aumentar a confiança dos parceiros. Eles já estavam familiarizados com o questionário, e isso significava que havia uma linguagem em comum.”

A Ernst & Young decidiu usar o MBTI Step II. Baseado nas mesmas quatro dicotomias do MBTI Step I, o Step II oferece perspectivas mais profundas sobre os estilos interpessoais, de comunicação e de solução de problemas.

Jefferies comenta: “Escolhemos o Step II pois ele dá aos parceiros algo novo. Ele dá às pessoas mais insights sobre seus comportamentos e mais clareza na identificação dos seus tipos.” Richard King, que lidera a recém-mesclada região Sul, já apreciavas os benefícios da ferramenta, o que significava que o apoio aos seminários existia desde a parte de cima da organização.

Os seminários foram projetados como sendo parte de uma jornada de desenvolvimento, em vez de eventos isolados. Inicialmente, a Ernst & Young planejava conduzir apenas dois, mas após ver os resultados destes, eles decidiram conduzir mais.

Ganhando Impulso

O lançamento do primeiro evento, chamado Momentum, aconteceu em Janeiro de 2004, para um grupo de 100 parceiros e diretores. Um evento em Junho de 2004 aconteceu posteriormente, coincidindo com o novo ano de negócios. Isto incentivou um foco na entrega dos resultados para o ano seguinte. Antes do dia, os delegados completaram o instrumento MBTI Step II.

Então, os consultores da OPP passaram a primeira parte dos workshops dando devolutivas em grupos de 20. Os delegados utilizaram seu tempo discutindo sobre o que as preferências significavam, formando grupos com pessoas que possuíam preferências similares e opostas, a fim de compreender suas perspectivas. Eles discutiam isso referindo-se aos seus próprios estilos de liderança, identificando o que funcionou bem e o que precisava ser melhorado. Eles também formaram grupos com aqueles com os quais costumam trabalhar, a fim de compreender os estilos de cada um.


Feedback positivo do uso do Instrumento MBTI®

A Ernst & Young conduz, regularmente, pesquisas de opinião trimestrais. Essas pesquisas incluem perguntas sobre a qualidade percebida da liderança e se os líderes parecem viver os valores da firma. Outro objetivo desses seminários foi o de engajar o pessoal que possuia opiniões neutras.

Desde a introdução dos seminários do MBTI, os resultados da pesquisa de Junho de 2004 mostraram melhorias trimestrais em realação à performance, particularmente nas áreas principais da liderança e o desejo das pessoas de permanecerem na firma.

As melhorias foram tantas que a Ernst & Young é a melhor em todas as unidades de negócio nacionais em relação à performance das pessoas. Jefferies comenta: “Focar nestas áreas fez a grande diferença para a moral do pessoal e demonstrou que os parceiros se importam.”


O Elemento de Inspiração

Cada evento Momentum buscou inspirar o grupo de liderança não apenas incentivando o desenvolvimento pessoal, mas também trazendo uma inspiração externa através de palestrantes motivacionais. Eles incluiam Jeff Cook, técnico da seleção inglesa de rugby, e Miles Hilton-Barber, esportista cego que já escalou o Monte Kilimanjaro, atravessou o deserto do Catar e atravessou o Canal da Mancha em um ultraleve.

Jefferies comenta: “Queriamos que os seminários fossem sobre ganhar corações e mentes – ganhar o comprometimento tanto racional como emocional dos delegados. A atitude dos parceiros foi a de que se os palestrantes puderam alcançar tais desafios, então eles também podem.”

Equipe de Direcionamento

Seguindo o sucesso destes seminários, a Ernst & Young decidiu conduzir um evento focado em comunicação para sua equipe de direcionamento. Este é um grupo de liderança de 8 parceiros sêniores, incluindo líderes dos negócios e da indústria.

É importante para a equipe ter uma comunicação aberta para que possam funcionar de forma eficaz e sem problemas, o que se torna um desafio quando estão em diferentes locais do país. Para Jefferies, tentar manter a identidade e o sentimento da equipe se compara ao desafio da seleção inglesa de futebol, onde os jogadores se reúnem para uma partida mas retornam aos seus respectivos clubes no fim do dia.

Fonte: https://www.cpp.com/Pdfs/CS_ernst_and_young.pdf


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