A Interior Health Authority of British Columbia (em tradução livre, Autoridade de Saúde da Columbia Britânica) é responsável por fornecer serviços públicos de saúde para mais de 700.000 clientes no interior da Columbia Britânica. As iniciativas principais de gestão da Interior Health (IH) incluem atrair e reter uma diversa gama de empregados, e aumentar a capacidade do conhecimento e aprendizagem.
Com um quadro de mais de 18.000 pessoas, o Departamento de Desenvolvimento e Aprendizado Organizacional na IH está envolvido em um programa de desenvolvimento de liderança. O departamento começou a utilizar o instrumento Myers-Briggs Type Indicator® (MBTI®) como uma ferramenta de comunicação para gerentes, com o intuito de criar uma melhor autoconsciência e a consciência em relação aos outros. “Sentimos que se os gestores compreendessem seus tipos e os tipos de suas equipes, eles aprimorariam a comunicação”, explicou Pat Jones, coordenador do Programa de Desenvolvimento e Aprendizagem Organizacional.
O IH aplica o MBTI® através do CareerID.com, o portal online do distribuidor canadense Psychometrics Canada. Pelo fato do portal permitir que aplicação seja feita em grupos ou individualmente, a empresa prepara o instrumento para ser aplicado em formato de grupo, como parte do seu programa de desenvolvimento de liderança para líderes de nível médio chamado Série de Gestão de Desempenho.
Ela consiste em um curso de fundamentação sobre gestão e desenvolvimento de liderança, com seis módulos separados que enfatizam as competências da gestão de pessoas. O objetivo do programa é o de auxiliar gestores a trabalhar com seus subordinados, a fim de implementar a mudança e ir em direção aos objetivos estratégicos da organização. No início do programa, cada participante desenvolve um Plano de Aprendizado Pessoal e preenche o instrumento MBTI®. O planejamento e os resultados no MBTI® são revistos em cada um dos módulos sucessivos, construídos em cima da compreensão dessas ferramentas à medida que se relacionam consigo mesmos e com suas equipes.
“A razão pela qual escolhemos este instrumento se deu por conta da sua construção e facilidade de usar. Nossos gestores abraçaram o instrumento como uma ferramenta de comunicação, e agora têm uma linguagem em comum para descrever suas preferências e as dos outros”, diz Christine Bonney, líder do programa. “Também estamos muito contentes com a abundância de informações do instrumento. Sabemos que além da série Introdução aos Tipos Psicológicos® que entregamos nos cursos, nossos gestores poderiam obter facilmente informações mais ricas e profundas sobre suas tipologias”.
“O MBTI® tem sido um ótimo recurso na construção de times formais e informais”, afirma Pat Jones. O instrumento também tem sido um catalisador para o aprendizado dentro da organização, uma ferramenta de coaching e de solução de problemas para trabalhos em grupo.
Tradução Livre / Fonte: https://www.cpp.com/Pdfs/Interior_Health_Authority_of_BC.pdf