Tipo Psicológico: Como saber se você encontrou sua alma gêmea…15 min de leitura

A contribuição do Tipo Psicológico para reforçar a certeza de quando “você já sabe”

alma gemea

Por Heidi Priebe

O Indicador de Tipos de Myers-Briggs (MBTI®), que distribui pessoas em um dos 16 perfis de personalidade, existe há mais de 70 anos. Mas na última década, algo inquestionavelmente bonito aconteceu. O MBTI®, em toda sua glória finalmente conheceu sua alma gêmea: a internet.

O que costumava ser lugar comum ao medir a compreensão sobre por que você sempre entrega seus projetos no prazo, mas seu colega de trabalho sempre se atrasa para as reuniões há mais de 20 anos (“Ele não tem culpa! Ele se energiza com os atrasos!”), agora é um sistema vibrante e dinâmico que pode ajudar a entender tudo, desde com quem você deveria se casar até que tipo de objeto você seria.

Talvez o uso mais atraente que podemos descrever sobre o MBTI® é nos ajudar a chegar ao fundo de uma questão que nos assola em nível nacional: quando souber que é a hora de parar de mexer no Tinder? Em uma era de opções infinitas, temos mais dificuldade hoje em acreditar na nossa intuição do que antigamente. Então eis aqui, de forma clara, os sinais que sua busca pela alma gêmea terminou, baseado nas tipologias do MBTI®.

ESFP: Você sabe que encontrou sua alma gêmea quando amar um deles parece ser a maior aventura em que já esteve.

Os ESFPs, os entusiastas aventureiros do MBTI® adoram amar. Mas também odeiam uma relação em que sentem que poderão ter suas “asas cortadas”, privando-lhes de explorar o mundo livremente em busca de novas aventuras.

Como um ESFP, saberá que encontrou sua alma gêmea quando amar este tipo parecer como uma grande e incrível aventura, dentro e fora de si mesmo. Você não terá que se preocupar com o sentimento de estar limitado em sua exploração, pois estar com eles não é sinônimo de sossego. Pode ser a aventura mais significativa da sua vida.

ISFP: Você sabe que encontrou sua alma gêmea quando vocês forem a obra-prima e o artista.

Os ISFPs, os apaixonados, os aventureiros criativos do MBTI®, são conhecidos pela sua habilidade de ver arte em outras pessoas. Esses tipos observam e retratam seus amados pela moda mais bela possível. Ainda assim, eles raramente são vistos da mesma forma.

Como um ISFP, você sabe que encontrou sua alma gêmea quando encontra alguém que te olha do mesmo jeito que você olha para as pessoas que ama, ou seja, como se você fosse a obra-prima mais requintada do mundo. Pela primeira vez, você se sentirá tão admirado da mesma forma que você costuma fazer com outras pessoas. Você estará com alguém que entende que você não é apenas artista; você é a própria obra de arte.

dia dos namorados

ESFJ: Você sabe que encontrou sua alma gêmea quando conhecer alguém que não precisa “economizar”, que o ama de paixão de qualquer maneira.

ESFJs, os provedores práticos e acolhedores do MBTI®, possuem uma tendência a se apaixonar por pessoas que precisam de algo deles. Esses tipos são cuidadores e doadores naturais, o que significa que também são ímãs para pessoas que estão em busca de quem as ajude.

Como um ESFJ, você sabe que encontrou sua alma gêmea quando você se der conta que está apaixonado por alguém preparado, pronto — mas, mesmo assim, quer você por perto. Somente quando você encontrar alguém que realmente não é dependente de você, você aprenderá a alegria de dar e receber amor livremente. É o tipo de alegria que você nunca vai querer sacrificar novamente.

ISFJ: Você sabe que encontrou sua alma gêmea quando o amor finalmente fizer você se sentir seguro.

ISFJs, os cuidadores práticos e realistas do MBTI®, são propensos a se apaixonarem por pessoas que não os correspondem com a mesma intensidade e devoção. Esses tipos são completamente amantes e doadores, mas muitas vezes sentem-se inseguros em relacionamentos em que seu parceiro não está tão envolvido ou dedicado.

Como um ISFJ, você sabe que encontrou sua alma gêmea quando encontrar alguém que o faça sentir-se perfeitamente seguro em seu relacionamento. Em vez de se preocupar com o futuro e enfatizar sobre o que será dele para vocês dois, você poderá relaxar e deixar que as coisas aconteçam, porque tem certeza de que os seus valores estão alinhados. Você saberá que ambos estão prontos e dispostos a se darem prioridade a cada passo do caminho.

ENTP: Você sabe que encontrou sua alma gêmea quando o relacionamento finalmente abrir mais portas do que fechar pra você.

ENTPs, os geradores de ideias sensatas do MBTI®, são geralmente fechados por serem avessos a compromissos. Na realidade, não que tenham medo de compromisso. É que eles percebem muitas coisas que eles possam vir a querer se comprometer depois, e não querem fechar nenhuma porta para eles.

Como um ENTP, você sabe que encontrou alguém quando um relacionamento finalmente apresentar-lhe mais novas oportunidades do que o limitar. Em vez de se sentir constrangido ou impedido por sua alma gêmea, você se sentirá encorajado, inspirado e aperfeiçoado por ela. Esses são os sentimentos que você quer viver.

INTP: Você sabe que encontrou sua alma gêmea quando encontrar alguém que ama você, mas não precisa de você.

INTPs, os sensatos, curiosos e lógicos do MBTI®, são conhecidos por serem altamente sintonizados com seus próprios pensamentos, mas não tão envolvidos com os seus sentimentos — ou os sentimentos dos outros. Esses tipos muitas vezes lutam para entender o que é necessário em um relacionamento, satisfazer as necessidades emocionais dos outros não vem naturalmente.

Como um INTP, você sabe que encontrou sua alma gêmea quando encontrar alguém que goste muito da sua companhia, mas que seja tão independente quanto você, e não espera que você atenda todas às suas necessidades. A pessoa com quem você deve se relacionar não desperdiçará seu tempo com chantagens emocionais – vai dizer abertamente quando precisa de algo. No resto do tempo, estará bem cuidando de si mesma.

ENTJ: Você sabe que encontrou sua alma gêmea quando começar a considerá-la em todos os planos de longo prazo.

ENTJs, os estratégicos, planejadores de longo prazo do MBTI®, são conhecidos por pensarem mais com suas cabeças do que com seus corações. Entretanto, este não é realmente o caso. Na realidade, a cabeça do ENTJ trabalha junto com seu coração. Quando se apaixonam por alguém, Tudo sobre ter essa pessoa em suas vidas começa a fazer sentido.

Como um ENTJ, você sabe que encontrou sua alma gêmea quando você não puder imaginar um único plano para o futuro que não a inclua ao seu lado. Sua mente começará a escrevê-los em todos os planos de longo prazo que você fizer, convencendo-o de que esta é sua melhor e mais lógica escolha na vida. Na realidade, apenas a escolha que você deseja continuar fazendo.

INTJ: Você sabe que encontrou sua alma gêmea quando você começar a questionar se você vive de acordo com os padrões deles, em vez de o contrário.

INTJs, os sensatos, mestres estratégicos do MBTI®, são conhecidos por seus padrões elevados. Estes tipos são incrivelmente seletivos quando se trata de quem buscariam como parceiro. Eles querem encontrar alguém que se aproxime de sua vida com o mesmo cuidado e atenção que o INTJ aplica a sua própria vida.

Como um INTJ, você sabe que encontrou sua alma gêmea quando, de repente, você parar de questionar se essa pessoa está à altura dos seus padrões e começar a se perguntar se você está à altura dos dela. A última coisa que um INTJ quer é ficar estagnado em um relacionamento. Eles precisam de um parceiro que os desafie, os impulsione e os inspire a ser uma versão melhor de si mesmos. Uma vez que eles encontrem essa pessoa, não há como não se deixar levar.

valentines day

ESTP: Você sabe que encontrou sua alma gêmea quando você quiser ousar por ela.

ESTPs, os agitados, arrojados tomadores de risco do MBTI®, são conhecidos por suas personalidades gregárias e sua necessidade de velocidade em todas as áreas de suas vidas. Esses tipos geralmente resistem o máximo em se estabelecerem, achando que suas vidas se tornarão monótonas, se se “amarrarem” a uma pessoa.

Como um ESTP, você sabe que encontrou sua alma gêmea quando você finalmente conhecer alguém que desperte o “super-herói” em você, que faz você querer ser 10 vezes mais corajoso, mais ousado e mais protetor do que você pensou que poderia ser, apenas para torná-la feliz. Sua sequência de proteção será realçada pela presença desta pessoa. De repente, não haverá nada que você não faria para prover a relação. E amar vai ser como uma grande aventura por si só.

ISTP: Você sabe que encontrou sua alma gêmea quando o amor parece ser a coisa mais simples da Terra.

ISTPs, os práticos, lógicos intelectuais do MBTI®, são conhecidos por pensarem com a cabeça, em vez de com seus corações – o que significa que eles não são inteiramente fluentes na linguagem do amor. Não é que os ISTPs não estejam interessados nas necessidades de seus parceiros; É só que, muitas vezes, não conseguem discernir o que são essas necessidades. Pode ser desgastante para o ISTP.

Como um ISTP, você sabe que encontrou sua alma gêmea quando o amor deixa de ser um peso de se parecer com uns quebra cabeças insolúvel. Você estará com alguém que se comunica claramente e quem não deixa você “boiando”. Você poderá relaxar e ser você mesmo em um relacionamento – em vez de caminhar constantemente sobre cascas de ovos, com a preocupação de ofender seu parceiro.

ESTJ: Você sabe que encontrou sua alma gêmea quando você se sentir bem ao abrir mão do controle.

ESTJs, os organizados, batalhadores tomadores de responsabilidades do MBTI®, são conhecidos por sua tendência a ter o controle. Estes tipos querem assumir o controle de tudo em suas vidas, de suas carreiras aos seus relacionamentos. No entanto, quando se apaixonam, sua necessidade de controle diminui.

Como um ESTJ, você sabe que encontrou sua alma gêmea quando você não precisar microgerenciar o relacionamento. Você não ficará preocupado com a desconfiança de seu parceiro, interpretando mal suas intenções ou confundindo algo de curto prazo com algo potencialmente duradouro. Seu relacionamento finalmente parecerá um investimento de baixo risco e de alta recompensa – que você pretende continuar investindo o resto da sua vida.

ISTJ: Você sabe que encontrou sua alma gêmea quando estiver disposto a se aventurar por amor.

ISTJs, os aplicados, guardiões respeitadores das regras do MBTI®, são conhecidos por sua estrita adesão a um código moral interno que os orienta em tudo o que fazem. Esses tipos são propensos a medir parceiros potenciais em relação aos valores que possuem para eles próprios, e consideram que muitos parceiros potenciais ficam aquém de suas expectativas.

Como um ISTJ, você sabe que encontrou sua alma gêmea quando você encontrar alguém que fará você jogar o seu livro de regras pela janela (mesmo que você o recupere depois). Você perceberá que pode ser hora de redefinir algumas delas, porque você finalmente terá alguém que o faz querer ser uma pessoa melhor. E essa experiência vai te jogar para um novo ciclo.

ENFP: Você sabe que encontrou sua alma gêmea quando um relacionamento finalmente te libertar.

ENFPs, os exploradores criativos e apaixonados do MBTI®, eles têm pavor de entrar em um relacionamento que possa limitar sua exploração. Esses tipos são incrivelmente intensos quando estão apaixonados, mas não estão interessados em comprometer o estilo de vida que têm. Eles precisam encontrar um parceiro que respeite sua autonomia e que não os prive de suas escolhas.

Como um ENFP, você sabe que encontrou sua alma gêmea quando você conhecer alguém que faz o mundo lhe parecer maior, mais vasto e mais selvagem. Em vez de limitar suas opções, sua alma gêmea vai ampliar seu mundo e vai inspirá-lo a perseguir sonhos que você nunca pensou serem possíveis. Você finalmente entenderá o que significa ser amado de uma maneira que fará você se sentir livre, e é uma sensação da qual você não vai querer abrir mão.

casal perfeito

INFP: Você sabe que encontrou sua alma gêmea quando você não precisar acrescentar nada nela.

INFPs, os apaixonados, os sonhadores criativos do MBTI®, são conhecidos por sua tendência de inventar coisas e embelezar seus parceiros, muitas vezes mantendo-os em padrões irreversivelmente irrealistas. Esses tipos são bem-intencionados, mas muitas vezes acabam partindo seus próprios corações quando se frustram.

Como um INFP, você sabe que encontrou sua alma gêmea quando você parar de inventar qualquer coisa sobre eles. Porque a realidade deles já é poesia. Porque o seu sorriso fácil já é arte. Porque a maneira como eles tomam café pela manhã já é uma obra-prima. A história que vocês dois compartilham será melhor do que qualquer coisa que você poderia ter sonhado.

ENFJ: Você sabe que encontrou sua alma gêmea quando você finalmente conhecer alguém que tem tanto para ensinar você quanto a aprender com você.

ENFJs, os acolhedores, cuidadores intelectuais do MBTI®, são conhecidos por suas habilidades naturais de tutoria. Esses tipos são mestres em despertar o melhor nas pessoas. Mas quando se trata de relacionamentos, eles são propensos a se concentrar tanto nas necessidades de seu parceiro que negligenciam as suas necessidades.

Como um ENFJ, você sabe que encontrou sua alma gêmea quando você conhecer alguém que tem tanto para lhe oferecer quanto você tem a oferecer. Em vez entrar em outro relacionamento unilateral, você se encontrará em uma verdadeira parceria: onde seus desejos, suas necessidades e seu desenvolvimento pessoal serão priorizados tanto quanto os de seu parceiro. Você será o professor e o aluno.

INFJ: Você sabe que encontrou sua alma gêmea quando você se sentir visto e compreendido da mesma forma que faz com as outras pessoas.

INFJs, os complexos, conselheiros analíticos do MBTI®, são conhecidos por sua tendência a formar percepções rápidas, ainda surpreendentemente precisas sobre as pessoas ao seu redor. Os amigos e entes queridos costumam se lembrar de que o INFJ é capaz de “intimidar a alma”. No entanto, o INFJ raramente sente como se outros fossem capazes de espiar a sua.

Como um INFJ, você sabe que encontrou sua alma gêmea quando o jogo vira e alguém finalmente entende você com toda a profundidade e nuance que você enxerga nos outros. O sentimento será extremamente incômodo, deslumbrante e magnífico. Você finalmente se abrirá para ser compreendido inteiramente e amado por cada fibra da tapeçaria complexa que compõe quem você é.

Heidi Priebe é uma escritora de psicologia da personalidade que se concentra principalmente no modelo de tipos psicológicos de Jung-Myers. Autora de 5 livros, incluindo The Comprehensive ENFP Survival Guide e How You’ll Do Everything Based on Your Personality Type.

Fonte: observer.com, em abril/2017

Traduzido e revisado por Fellipelli Consultoria Organizacional.

Tema: MBTI®

Subtema: O Tipo Psicológico como aliado na confirmação do encontro de sua alma gêmea. Objetivo: Autoconhecimento, Autodesenvolvimento, Coaching, Desenvolvimento Comportamental.

Reader Interactions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fellipelli