Teste de personalidade: como funciona?3 min de leitura

teste-de-personalidade-como-funciona?

Testes de personalidade são ferramentas cada vez mais usadas para traçar as tendências de comportamento de cada indivíduo diante de situações cotidianas, bem como os seus  padrões de personalidade: se tendem a ser mais sociáveis e se estão aptas a lidar com o público, se trabalham melhor nos bastidores, entre outras informações fundamentais para conferir quais as formas mais confortáveis dessa pessoa se comportar no mundo. Um dos exemplos mais conhecidos é o  instrumento de MBTI, que traz informações sobre a tipologia ligada a certas tendências inatas de cada pessoa.

Sabemos qual a finalidade dos testes de personalidade, mas como eles funcionam e são, de fato, aplicados? Veja a seguir e saiba como escolher as perguntas presentes nele.

1. O teste de personalidade visa um objetivo 

Os instrumentos de diagnóstico de personalidade, como o MBTI, visam uma compreensão acerca das tendências de socialização, de comportamento em sociedade em situações específicas e de inclinações pessoais dos indivíduos analisados. Por isso, é importante saber organizar as perguntas de um teste conforme o objetivo buscado por você: o que, de fato, você quer saber quando aplicar o MBTI, por exemplo? As aptidões do colaborador? A sua personalidade e tendências de comportamento? Por que você quer saber isso?  Para traçar um plano de desenvolvimento totalmente focado no que é importante para essa pessoa? Para ver como a tipologia desta pessoa combina com a das outras pessoas do time? É importante saber disso antes de aplicar o teste. 

2. Testes de personalidade exigem certos investimentos

Alguns instrumentos de diagnóstico de personalidade e assessments são realizados a partir da contratação de especialistas, que poderão organizar perguntas para análises características psicológicas dos colaboradores ou a sua forma de absorção de uma informação, por exemplo. A contratação desses serviços é um investimento que pode lhe ajudar a obter um excelente diagnóstico do que precisa ser feito na empresa: Quais soluções adotar para melhorar o convívio no ambiente empresarial? Qual o ambiente de trabalho preferido de cada colaborador? Como se motivam e engajam em uma mudança, por exemplo?

3. Existem fatores fundamentais a serem considerados no teste

Alguns fatores são fundamentais para quem deseja aplicar um bom teste de personalidade ou instrumento MBTI. Os principais são agradabilidade (o quanto a pessoa deseja agradar os outros), extroversão ou introversão, abertura para o novo (se o indivíduo se sente confortável ou não durante novas experiências), neuroticismo (a resposta de um indivíduo ao estresse), e autodisciplina. 

Todos os testes de personalidade possuem um ou mais desses fatores em sua análise.

Testes de personalidade e assessments com a Fellipelli 

Se você quer aplicar o MBTI e outras categorias de análise de personalidade, pode confiar nos serviços da Fellipelli, que há anos atua na área de consultoria empresarial, promovendo assessments para análise da estrutura organizacional da empresa e cursos voltados para gestores que procuram diagnosticar as necessidades e  características comportamentais de seus colabores através de testes como o de tipologia MBTI. 

Nosso curso MBTI possui 5 módulos de 3 horas cada, 17 horas de estudo autodirigido e 2 horas de mentoria comercial para aprimoramento do seu processo de team building, desenvolvimento de comunicação empresarial, tomada de decisão e, acima de tudo, para que você possa compreender melhor a personalidade de seus colaboradores de modo a direcioná-los para um plano de desenvolvimento realmente efetivo para eles. 
Conheça os assessments disponíveis e encontre o ideal para o seu momento! Acesse e confira.

Foto destaque: Team isometric vector created by macrovector – www.freepik.com

Reader Interactions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.