Sétima arte e MBTI® – Filme: Toy Story (1995)4 min de leitura

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A sétima arte nos dá a oportunidade de assistir o comportamento de diferentes personagens e esta série de artigos de cinema e MBTI, facilitará conectar personagens de filmes com Tipos Psicológicos e suas caraterísticas. É fundamental assistir ou ter assistido o filme para poder fazer as conexões entre os comportamentos “facilmente observáveis” e a definição do Tipo dos personagens.

Toy Story – Resumo

O aniversário de Andy está chegando e os brinquedos estão nervosos. Afinal de contas, eles temem que um novo brinquedo possa substituí-los. Liderados por Woody, um caubói que é também o brinquedo predileto de Andy, eles montam uma escuta que lhes permite saber dos presentes ganhos. Entre eles está Buzz Lightyear, o boneco de um patrulheiro espacial, que logo passa a receber mais atenção do garoto. Isto aos poucos gera ciúmes em Woody, que tenta fazer com que ele caia atrás da cama. Só que o plano dá errado e Buzz cai pela janela. É o início da aventura de Woody, que precisa resgatar Buzz também para limpar sua barra com os outros brinquedos.

TOY STORY “Woody” (ESTJ)

Woody é um dos cowboys favoritos deste tipo de aventura e compete com a fama de muitos cowboys de Hollywood. Ele é a genialidade da criação das personagens criados pelos estudios Pixar nos anos 90. Ele não demonstra muitos sentimentos para os amigos deles (não quer dizer que todos os ESTJ sejam assim!).

Vamos ver como e quem é Woody:

O lado “Te” de Woody organiza tudo ao seu redor de uma maneira sistemática. Ele é muito bom para planejar (o tempo todo está preocupado com o fato de que brinquedos devem fugir!). Ele julga tudo a partir de como seus planos podem ser afetados.

Seu senso de organização na sala dos brinquedos é tão forte que ele fica muito bravo quando os brinquedos atuam fora de linha ou de ordem. Na mente do Woody, a existência das coisas deve ser comprovada antes que acreditar nelas. Isto é visível no primeiro filme! Pensem em todas as vezes que ele diz para o Buzz que “prove o que pode fazer”. Um sinal claramente “Te” e de lógica 100%!

O lado “Si” de Woody quer ficar para sempre sendo o brinquedo de Andy, nada o tira desse desejo. Quando outros brinquedos, como o Buzz, ocupam seu lugar, ele faz de tudo para colocar tudo novamente do jeito que era antes. Suas lembranças de brincadeiras com o Andy são tudo para ele. Se você analisar as estórias de todos os filmes da série Toy Story, todas são em volta de Woody querendo permanecer sendo o brinquedo favorito do Andy. Ele resiste à mudança porque ele está apegado às suas memórias.

O lado “Ne” de Woody procura as novas possibilidades de ser o brinquedo favorito do Andy. Ele fica empolgado em poder compartilhar todas as atividades de Andy. Nos momentos que ele deixar de ser egoísta ele procura possibilidades para os outros brinquedos. Lembrem a cena quando Jessie e Bulls ficam presos no apartamento do Al; é a ideia do Woody de que eles sejam os brinquedos do Andy. Em outra ocasião com Bonnie, mesmo ficando triste de deixar o Andy, ele aceita ser parte da coletânea de brinquedos do Bonnie e assim descobre novas possibilidades, entre elas a de ser querido por outro menino. Quando ele se aproxima utilizando seu lado Ne, o Woody se mostra mais receptivo.

O lado “Fi” de Woody é independente do que os outros brinquedos sentem. Ele quer ficar com o Andy, mesmo que isso signifique deixar os outros brinquedos, que são seus amigos! Ele vai fazer qualquer coisa para atingir essa meta. Ele é coerente com seus princípios e não com os demais.


Lembrando: Os ESTJ gostam de organizar projetos, operações, procedimentos e pessoas, para então agir e executar as tarefas. Vivem de acordo com o conjunto de crenças e padrões bastante definidos, esforçando-se sistematicamente para segui-los e esperando o mesmo das outras pessoas. Valorizam a competência, a eficiência e os resultados.
Algumas vezes, as circunstâncias podem não oferecer o suporte necessário para que os ESTJ desenvolvam e expressem a sua preferência pela Sensação e pelo Pensamento. Se eles se encontrarem em situações onde suas habilidades possam ser utilizadas e se não forem reconhecidos por suas contribuições, geralmente se sentirão frustrados e poderão se tornar rígidos e autoritários.


Referências: IMDb; Introdução à Teoria dos Tipos Psicológicos; Typology Central.


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