O poder da vulnerabilidade3 min de leitura

(Vídeo: TED Talk – Brené Brown)

Brené Brown é uma cientista social que estuda conexão humana – nossa habilidade de sentir empatia, pertencer, amar. Em uma palestra comovente e divertida no TEDxHouston, ela compartilha uma percepção profunda de sua pesquisa, que a levou a uma busca pessoal para conhecer a si mesma e entender a humanidade.

O que possibilita que as pessoas se conectem, e o que impede a conexão humana? Estas perguntas desencadearam o estudo intensivo de Brené Brown sobre vulnerabilidade.

O tema de Brown é fundamental para a experiência humana. Dessa forma, consideramos esta palestra uma inovação para que leve aos grupos em sala de aula, onde se poderá assistir e refletir com eles sobre autoconhecimento temas como:

    • O que impede a conexão humana;
    • Como algumas pessoas evitam ou anestesiam a sua vulnerabilidade;
    • Como abraçar a sua vulnerabilidade e ser emocionalmente corajoso.

Quais são as ideias fundamentais desta palestra:

  • Todos os seres humanos desejam a conexão, mas somente aqueles que se sentem merecedores são capazes de alcançá-la;
  • Depois de estudar a vergonha e a empatia durante seis anos e colher centenas de depoimentos, Brené chegou à conclusão de que compreender e combater a vergonha de errar e de se expor é fundamental para o sucesso;
  • As pessoas que veem a sua vulnerabilidade como dolorosa tentam anestesiá-la ou reprimi-la através do vício, religião, julgamento ou perfeccionismo. Esses comportamentos são debilitantes;
  • Os indivíduos com um senso de merecimento abraçam sua vulnerabilidade. Eles a veem nem como dolorosa nem como confortável, mas simplesmente necessária.
  • Eles têm a coragem de ser imperfeitos, de assumir riscos emocionais e ser compassivos para com eles mesmos e para com os outros. Como resultado, eles experimentam a alegria, o pertencimento e o amor;
  • Pessoas com essa sensibilidade têm o coração pleno – ou seja, elas têm a coragem de serem imperfeitas. Elas não julgam a si mesmas ou os outros de forma muito dura, mas com compaixão. Por ser autênticas, elas são capazes de fazer conexões reais. Em vez de reprimirem a sua vulnerabilidade, as pessoas de coração pleno a abraçam. Estes indivíduos assumem riscos emocionais de boa vontade, tais como ser os primeiros a dizer “eu te amo”. As recompensas incluem a felicidade, a criatividade, o pertencimento e o amor.

Excelente vídeo para ser utilizado em grupos para enfatizar a importância do autoconhecimento através dos instrumentos que lhes mostram suas preferências de comportamento como o MBTI ® e O EQ-i 2.0®, que mede Inteligência Emocional, usando informações emocionais de um modo efetivo e significativo.
Uma maneira reflexiva e divertida para que todos possam parar e pensar em suas conexões pessoais e o quanto se conhecem a ponto de assumirem riscos emocionais para terem relações saudáveis.

Fontes:
Link para a Palestra:
O Poder da Vulnerabilidade
https://www.ted.com/talks/brene_brown_on_vulnerability?language=pt-br

Sobre a Palestrante
Brené Brown é professora e pesquisadora de Serviço Social da Universidade de Houston. Seus livros são A Arte da Imperfeição e A Coragem de Ser Imperfeito.
http://www.getabstract.com

Fellipelli Consultoria – Ferramentas de Assessment https://www.fellipelli.com.br/ferramentas-de-assessment/


Leia também

OS PERIGOS DA ZONA DE CONFORTO

Clique aqui

Reader Interactions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.