Conflitos passaram a fazer parte do dia a dia das empresas e, como resultado, a produtividade dos colaboradores diminui e muitas horas valiosas são gastas na resolução de problemas. Conflitos acontecem quando há diferentes interpretações sobre uma mesma questão. Quando pessoas diferentes vivenciam uma mesma situação, interpretações e pontos de vistas diferentes surgem e cada um constrói sua própria verdade.
Compreender a variedade de perspectivas dos dezesseis tipos psicológicos do MBTI é útil para a resolução de conflito na medida que nos permite entender como cada envolvido enxerga a situação, para então gerar consciência e compreensão sobre qual a raiz do problema.
Ao tomar consciência é importante mediar a situação: fazer com que as pessoas entendam as perspectivas do outro e mais, fazem com que compreendam que o ponto de vista dela não é uma verdade universal e sim uma perspectiva diferente. Essa abordagem traz empatia, compreensão e liberta a mente para outras possibilidades, colaborando para a resolução do conflito.
Abaixo descrevemos as três fases para a resolução de conflito:
Criar espaços: acolher as perspectivas e ideias de todos os envolvidos.
Agregar valor: ao chegar a um entendimento claro dos pontos de vista é a hora de fazer uma avaliação do conteúdo mediado.
Conclusão: chegar a conclusões lógicas (J) de acordo com a perspectiva dos envolvidos.