ISFP
Pessoas ISFP têm tendência a ser artesãs por natureza, se realmente se dedicarem a isso. Beethoven, Toscanini, Rembrandt e Nijinski, como foi demonstrado por pesquisas, tinham esse perfil. São características raras de serem observadas e, por isso, podem ser mal entendidas.
Uma das maiores causas de incompreensão é a tendência do ISFP a não se expressar diretamente, mas por meio da ação. Se você encontrar um meio de expressão, alguma forma de arte, então seu caráter aparece por esse meio; se não, suas características não aparecem com facilidade.
O ISFP vive o momento, o mais elegantemente possível. Não costuma planejar nem preparar. A imersão em sua arte não é preparação para algo posterior, mas sim viver intensamente o agora. Você não espera, porque esperar é ver o próprio impulso murchar e morrer. Por ser arrebatado por qualquer ação, você não pensa em fadiga, dor ou perigo. Não é tanto porque esteja habituado(a), mas se entrega de tal modo à ação, que, simplesmente, não a percebe. O ISFP é competente e tem a capacidade de fazer bem as coisas, sob as mais variadas circunstâncias. Essa habilidade especial pode ser chamada de “concretização artesanal”. É um talento completamente diferente dos encontrados em outros tipos psicológicos. De alguma forma, essa concretização artesanal coloca você em contato mais próximo com o verdadeiramente real. É afinado(a) com a cor, a linha, a textura, o toque de sombra e o movimento, enxergando e escutando em harmonia. Os seus sentidos parecem mais afinados do que os das outras pessoas.
O ISFP é amável, sendo que poucas pessoas podem competir com você neste campo: a amabilidade incondicional. A simpatia, de que todos somos capazes, chega ao seu maior extremo em pessoas como você. Especialmente sensível à dor e ao sofrimento, entrega-se ao sofredor com uma simpática impulsividade. Em geral, o ISFP não se interessa em desenvolver a oratória, a capacidade de escrever ou de conversar. Afinal, o discurso é abstrato, não concreto. Como sua insistência nos sentidos é tão afinada com a realidade, isso pode causar uma ruptura com a linguagem e esta pode passar a ser uma barreira para as relações interpessoais. Por isso, às vezes, você pode ser visto(a) como reservado(a) e voltado(a) para seu interior, tendendo a desanimar em suas tentativas de se expressar verbalmente.
O número de grandes artistas que, de acordo com investigações, foram identificados com o estilo ISFP é verdadeiramente espantoso. A música e a dança parecem ser quase sua terra e muitos dos grandes atletas também pertenceram ao seu grupo. É claro que nem todas as pessoas com esse estilo foram ou têm que ser artistas no sentido mais estrito da palavra. Assim, o ISFP tem ampla possibilidade na escolha da ocupação, especialmente se não abandonar a escola muito cedo (alguns o fazem porque a escola oferece pouco do que lhes interessa ou do que desafia o seu tipo especial de inteligência). Finalmente pode ser que o ISFP se interesse pela natureza, pelo pastoril, pelo bucólico. Pode também ter um jeito especial com os animais, mesmo sendo selvagens, quase como se houvesse um laço de mútua simpatia e confiança.
O ISFP pode ser visto(a) como otimista e animado(a), igualitário(a), fraterno(a) e insubordinado(a); com tendência para escapar das obrigações e dos grilhões. Gosta de liberdade, pode se aborrecer com facilidade; gosta de excitação e de tentar a sorte. É descomplicado(a), confiante, receptivo(a), generoso(a) e mais gastador(a) que econômico(a). Entretanto, pode ser mal entendido(a) se for excessivamente reservado(a).
Principais Características do ISFP
Pontos fortes do ISFP
- Flexibilidade
- Alegria
- Confiança
- Sensibilidade
- Observação
- Realismo
Possíveis Armadilhas do ISFP
- Ingenuidade
- Pouco crítico
- Muito autocrítico
- Ter dificuldade de expressar-se verbalmente
- Pouca assertividade