MBTI®: Como planejar suas férias sem frustrar seu parceiro de viagem6 min de leitura

Usando as férias como treinamento para planejamento em equipe com MBTI®

Quando você está planejando férias individuais, as coisas são bem simples. Não há opiniões conflitantes, ninguém com quem coordenar ou comprometer. E você pode fazer exatamente o que quiser.

De fato, o número de viajantes individuais vem aumentando a cada. O Estudo Global de Intenções de Viagem da Visa, de 2015, constatou que o número de viajantes sozinhos aumentou de 15% em 2013 para 24% em 2015. Imagine agora! E um número crescente de viajantes solitários é mulher.

No entanto, a maioria das férias ainda ocorre com familiares e amigos. Além das opiniões sobre custo, preço e tipo de férias, as diferenças de personalidade podem determinar o tipo de férias que as pessoas desejam. Elas também desempenham um papel na maneira como as pessoas planejam suas férias.

Está mais do que comprovado que as viagens tornam as pessoas mais felizes.

Mas, para que a felicidade seja completa para todas as partes, qual é a melhor maneira de planejar férias sem frustrar seu parceiro de viagem?

Como planejar férias sem frustração?

Figura 1 Planejar férias com alguém é como trabalhar em um projeto.
Figura 1 Planejar férias com alguém é como trabalhar em um projeto.

Planejar férias é como trabalhar em um projeto. Você e pelo menos outra pessoa têm um objetivo em comum a cumprir. Mas se vocês possuem personalidades diferentes, pretenderão atingir esse objetivo de formas também diferentes.

Isto é especialmente verdade se as pessoas do grupo tiverem preferências diferentes para Julgmento (J) e Percepção.

Mas aqui está a boa notícia:  ao trabalharem em conjunto, as diferenças acabam ajudando o grupo a desempenhar as tarefas do melhor jeito possível, se souber lidar com elas.

Como sua preferência por Julgamento (J) ou Percepção (P) se desenvolve ao planejar férias

Se você tem a preferência por Julgamento (J), concentre-se no fechamento. Você deseja criar um plano para concluir o projeto (plano de férias). Pessoas com esta preferência geralmente gostam de seguir o planejado e evitar mudanças de última hora (especialmente aquelas que podem custar-lhes dinheiro).

Se você tem a preferência por Percepção (P), tende a se concentrar em como o projeto se desenrola. Coleta novas informações ou possibilidades ao longo do caminho. Geralmente não se importam em se desviar do plano ou lidar com mudanças de última hora.

Com esses estilos diferentes, as pessoas com tais preferências, Julgamento e Percepção, podem enlouquecer umas às outras planejando qualquer coisa. Incluindo férias.

Mas você pode se transformar de loucamente frustrado para loucamente feliz, lembrando e considerando as personalidades um do outro ao trabalharem juntos.

Como diferentes personalidades gostam de planejar

Figura 1.1 Os Tipos Julgamento (J) gostam de seguir o planejado e evitar mudanças de última hora.
Figura 1.1 Os Tipos Julgamento (J) gostam de seguir o planejado e evitar mudanças de última hora.

Imagine duas pessoas com personalidades diferentes juntas, planejando as férias de Verão…

Quem tem a preferência por Julgamento (J) tende a começar a planejar com antecedência e a se dedicar sistematicamente e provavelmente terá sua parte do planejamento concluída pelo menos na metade de uma semana daquele mês.

Aquele com a preferência por Percepção (P) começa a planejar mais próximo ao prazo. Ele gosta de trabalhar espontaneamente e em rajadas de esforço. Pode ter nenhum ou apenas alguns itens concluídos em uma semana do mês.

Então, eles se encontram para falar sobre as férias no fim da primeira semana para ver como estão as coisas. A pessoa de Julgamento (J) fica frustrada porque percebe que a pessoa de Percepção (P) não chegou nem à metade. A J acha que a P está “abandonando o barco”. Já a P se pergunta por que a J precisa trabalhar com tanta pressa. A P acha que a J está sendo desnecessariamente controladora.

Com o Tipo de Personalidade MBTI® como estrutura, no entanto, o par pode negociar suas diferenças mais cedo no processo de planejamento de férias e, também, da vida.

Use as diferenças de personalidade a seu favor

O par identifica itens específicos que precisem ser realizados em uma semana no mês (decida as datas finais da viagem, compre os voos, defina o hotel). A palavra-chave aqui é necessidade.

Porque, às vezes, aqueles de preferência Julgamento (J) querem se antecipar em algumas definições, mesmo que não sejam realmente essenciais. Se houver itens que realmente precisam ser concluídos no prazo de uma semana, a dupla poderá estabelecer um prazo para cumprir em uma semana para revisá-los.

Isso estabelece um plano para aqueles com preferência Julgamento (J) e um prazo para aqueles com preferência Percepção (P).

Figura 1.2 O Tipo Percepção (P) gosta de coletar novas informações ou possibilidades ao longo do caminho.
Figura 1.2 O Tipo Percepção (P) gosta de coletar novas informações ou possibilidades ao longo do caminho.

Então, os Js precisam deixar que os Ps façam sua parte de seu projeto à sua maneira. Talvez isso signifique que a pessoa de preferência P esteja trabalhando em partes das férias como uma lista de atividades ou restaurantes em potencial. Coisas que não precisam ser definidas ou decididas no ato, mas que são opções para as férias. As pessoas que preferem a Percepção (P) não gostam de seguir uma programação estrita e gostam de estar abertas a novas informações. Portanto, qualquer coisa com variáveis ​​a serem escolhidas posteriormente funcionará bem para os tipos Percepção (P).

A autoconsciência desempenha um papel importante na comunicação das diferenças que tornam o trabalho em equipe (colega de trabalho, amigo, parceiro significativo) mais suave e gratificante.

E todo mundo quer planejar férias sem frustrar seu parceiro de viagem e passar férias tranquilas, certo?

Fonte: https://www.psychometrics.com/mbtiblog/type-talk/how-to-plan-a-vacation-without-frustrating-your-travel-partner/

Traduzido e revisado por Fellipelli Consultoria Organizacional.

Tema: MBTI®, Autoconhecimento.

Subtema: Usando as férias como treinamento das diferenças para planejamento em equipe com MBTI®.

Objetivo: Autoconhecimento, Autodesenvolvimento, Desenvolvimento de Equipe, Team Building, Desenvolvimento de Liderança, Coaching nas Empresas.

Este conteúdo é de propriedade da Fellipelli Consultoria Organizacional. Sua reprodução; a criação e reprodução de obras derivadas – a transformação e a adequação da obra original a um novo contexto de uso; a distribuição de cópias ou gravações da obra, na íntegra ou derivada -, sendo sempre obrigatória a menção ao seu autor/criador original.


Veja também

As escolhas de carreira e os Tipos Psicológicos

Clique aqui

Produtos relacionados