Em uma era de avanços tecnológicos crescentes, as ferramentas usadas por recrutadores também têm se desenvolvido. Um bom exemplo disso é o Assessment, cujo nome significa avaliação – mas cujas práticas vão além de meramente conferir questionários sobre conhecimentos gerais. A seguir, saiba mais sobre eles e sobre como aplicá-los em sua empresa.
O que é assessments?
O Assessment é uma maneira de avaliação que pode ajudar recrutadores a contratar pessoas que realmente se encaixam em determinado cargo. Para além de entrevistas que contam com dinâmicas ou provas de português e redação, os assessments são testes que avaliam a personalidade e as aptidões de cada candidato – o que significa ir muito além do currículo acadêmico dos candidatos.
Através dos assessments, as chances de uma empresa contratar profissionais de alta performance para continuarem o seu desenvolvimento profissional são muito maiores. Essa é a principal vantagem desse método, que vem sendo cada vez mais utilizado por recrutadores.
Como aplica-los em sua empresa?
Não existe um padrão fixo ou “engessado” para aplicar os assessments. Geralmente, eles se tratam de questionários que contém perguntas sobre situações cotidianas do colaborador – e que visam obter respostas (como um teste de autoconhecimento) sobre como eles reagiriam a elas, ou até mesmo respostas pessoais sobre seus próprios traços de personalidade, ou conduta ética (ex.: se tendem a ouvir sugestões de outras pessoas, se são competitivas, etc.). Essas perguntas podem ser entregues para os candidatos em um papel ou em um site/aplicativo — o que é ideal para vagas de home office. É fundamental que as perguntas visem avaliar o comportamento do colaborador e o seu perfil, com a maior chance de acerto possível.
Outro fator a ser considerado é o tempo de duração dos assessments: se você quer realmente avaliar as oportunidades de desenvolvimento profissional, o perfil do candidato e ainda aplicar um teste de autoconhecimento com eficiência, é fundamental que as perguntas possam ser respondidas rapidamente. Evite testes que ultrapassem os 10 ou 15 minutos; esse tempo é suficiente para que o candidato responda bem às questões.
Você pode criar um ou mais testes para os seus assessments, a depender das características de personalidade que cada vaga requer. Os assessments podem ser usados para as mais diversas finalidades: planejamento de carreira (análise de chances de desenvolvimento profissional), retenção de talentos, acompanhamento e ocupação de novos cargos são algumas delas.
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