As escolhas de carreira e os Tipos Psicológicos10 min de leitura

Uma revisão do conceito que leva os Tipos Psicológicos às suas melhores escolhas de carreira

 O indicador de MBTI®, Myers-Briggs Type Indicator, é um questionário de autorrelato construído por Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers, que mudou a forma como as pessoas escolhem carreiras e o local de trabalho. Essa ferramenta de assessment examina a correlação de carreiras e os diferentes tipos de personalidades que determinam a maneira como nós estruturamos nossas experiências, pensamentos, decisões e ações com base em nossos interesses, valores e motivações.

O que o MBTI® sugere para escolha de carreira é que cada pessoa tem certas características de personalidade que tendem a ter um melhor desempenho em ambientes de trabalho que permitam que sejam elas mesmas.

Quando o futurista Thomas Frey, do DaVinci Institute, em 2018, anunciou que 60% das profissões que dominarão os próximos 10 anos ainda não foram inventadas, significa muito mais do que novas profissões, mas a mudança do modelo mental para olharmos as atuais com centenas de possibilidades diferentes.

Com o avanço da tecnologia e dos sistemas de comunicação, as profissões sofrerão grandes impactos, e as pessoas terão que trabalhar de formas diferentes da forma que costumavam fazer ao longo das últimas décadas.

Como escolher uma profissão que ainda não existe? Ou ainda, como mudar o modelo mental para se trabalhar diferente em algo que é desconhecido?

Isabel Myers já reforçou o poder de nosso autoconhecimento sobre as nossas escolhas.

Um bom desenvolvimento de cada Tipo pode ser alcançado em qualquer tempo e em qualquer idade para quem se preocupa em entender quais são seus talentos e como fazer um bom uso deles.

Figura 1 O autoconhecimento, as informações sobre nossas preferências, guia as nossas escolhas.
Figura 1 O autoconhecimento, as informações sobre nossas preferências, guia as nossas escolhas.

Quanto mais conhecemos nossa personalidade, mais capacidade nós temos para moldar nosso futuro. E, com maior consciência de quem somos, teremos mais força para transformar nossas relações, nosso trabalho e planejar um futuro melhor.

O MBTI® pode ajudar muito para decidir as áreas de trabalho preferidas. Conhecer nossas preferências ligadas aos diferentes Tipos Psicológicos, nos fornece também informações sobre os tipos de trabalho com os quais mais nos identificamos. São insights que podem nos ajudar a guiar nossos caminhos de carreira.

Olhando as 4 dimensões dos Tipos de Personalidade, já conseguimos perceber quais trabalhos mais se “encaixam” para cada Tipo:

Fonte de Energia

  • Extroversão: Gostam de trabalhar em interação com outras pessoas com mais frequência.
  • Introversão: Preferem trabalhar com grupos menores de pessoas em locais mais tranquilos.

Percepção do mundo

  • Sensação: Gostam de trabalhar com coisas concretas, com pessoas, com máquinas e sistemas de dados.
  • Intuição: Gostam de trabalhar com coisas abstratas, com ideias, pesquisas, teorias e possibilidades.

Modo de decidir

  • Pensamento: Querem trabalhar com desafio intelectual, por meio de análises.
  • Sentimento: Querem trabalhar com algo que reflita seus valores.

Estilo de Vida

  • Julgamento: Preferem ambientes de trabalho organizados e estruturados.
  • Percepção: Preferem ambientes mais flexíveis e livres para se trabalhar, não se importando com um pouco de caos no dia a dia.

Estes são apenas alguns exemplos para começamos a mapear as funções que cada Tipo pode exercer com mais eficiência em seu trabalho.

O importante é perceber que cada pessoa tende para uma combinação de preferências sempre com suas diferenças individuais.

Figura 1.1 A tomada de consciência de si e de seus talentos, hoje, é fundamental para o planejamento da sua vida profissional.
Figura 1.1 A tomada de consciência de si e de seus talentos, hoje, é fundamental para o planejamento da sua vida profissional.

A escolha de uma carreira e o planejamento de uma vida profissional, com tantas demandas no mercado, agora mais do que nunca, precisam passar pelo aumento da consciência de quem somos nós, de nossas preferências e do conhecimento de nossos talentos.

Sendo assim, e revisando o conceito, observamos que o MBTI® sugere as melhores carreiras de acordo com cada tipologia:

ISTJ

São responsáveis, sinceros, analíticos, reservados, realistas, sistemáticos e práticos. Embora introvertidos, podem trabalhar bem com outras pessoas se sentem confortáveis em assumir tarefas desafiadoras.

Melhores carreiras de acordo com o MBTI®: auditor, contador, administrador, economista programador de computador, dentista, farmacêutico, juiz, bibliotecário.

ESTJ

São eficientes, confiáveis e sistemáticos. Eles gostam de chamar a atenção e também de fazer as coisas de forma metódica e ordenada. No trabalho, são as pessoas que organizam as tarefas e normalmente tomam a frente de projetos e negócios. Como gostam de estar no controle, é provável estarem presentes em cargos de gestão.

Por curiosidade, é o perfil mais encontrado no mundo corporativo.

Melhores carreiras de acordo com o MBTI®:  advogado, gerente de vendas, cozinheiro chefe, agente da polícia, executivo, gerente administrativo.

ISFJ

São considerados atenciosos, gentis, pragmáticos e responsáveis. Gostam de pessoas e se encontram em profissões que tenham como foco o potencial humano ou que traga benefícios às pessoas. No trabalho, são firmes e comprometidos com suas tarefas e tendem a operar de uma forma prática e organizada.

Melhores carreiras de acordo com o MBTI®: enfermeiro, assistente social, professor, biólogo, cientista de alimentos.

ESFJ

Amigáveis, sociáveis, conscientes e organizados. Mostram-se ativos e gostam de agradar os outros. No trabalho estão sempre em sintonia com os colegas. Adoram trabalhar em equipe e são altamente cooperativos.

Melhores carreiras de acordo com o MBTI®:  assistente social, professor, enfermeiro, dentista, profissional de recursos humanos, coordenador do evento, publicitário, secretário executivo.

ISTP

Essa tipologia gosta da ação, lógica, sendo independente e espontânea. Não tem medo de se aventurar e são especialistas em trabalhos operacionais. Essa tipologia muitas vezes prefere empregos que envolvam atividades físicas ou que possam oferecer algum risco.

Melhores carreiras de acordo com o MBTI®: engenheiro, profissional de educação física, fotógrafo, inspetor de construção, arquiteto, gerente financeiro, coordenador de voo.

ESTP

São realistas, curiosos e versáteis. Em um ambiente de trabalho ideal, podem ser solucionadores de problemas pragmáticos e hábeis negociadores. Estéticos e antenados ao empreendedorismo.

Melhores carreiras de acordo com o MBTI®: empresário, engenheiro, militar, bombeiro, administrador, contador, financeiro.

ESFP

Tipologia amigável, discreta e flexível. Gostam muito de ajudar as pessoas de forma direta e que traga benefícios a curto prazo. No local de trabalho, são sempre o centro das atenções: muito comunicativos, chamam a atenção com facilidade.

Melhores carreiras de acordo com o MBTI®:  professor, turismólogo, enfermeira, professor de educação especial, gerente de varejo, relações públicas, estilista, músico, paisagista.

ISFP

Sensíveis, criativos, idealistas, cuidadores e leais. Valorizam a harmonia entre o desenvolvimento profissional e pessoal. Eles preferem um ambiente de trabalho tranquilo que oferece o apoio de que necessitam. Também se preocupam muito com a harmonia visual, por isso se identificam com carreiras ligadas à estética.

Melhores carreiras de acordo com o MBTI®: estilista, designer de interiores, artista plástico, designer de joias, designer gráfico, massagista, terapeuta ocupacional.

ENTJ

Essas pessoas podem motivar outras pessoas a encontrarem soluções eficazes e a ver além. Como tal, eles são muito encontrados em posições de liderança ou em funções de supervisão.

Melhores carreiras de acordo com o MBTI®: contador, analista de mercado, gerente financeiro, publicitário, profissional de marketing, coordenador aeroespacial, cientista de computador.

INTJ

São inovadores, independentes, lógicos, reservados e perspicazes. São impulsionados principalmente por suas ideias originais para alcançar a mudança e melhoria em tudo o que escolhem fazer. No trabalho, a maioria deles prefere trabalhar por conta própria ou em pequenos grupos para encontrar a solução de problemas desafiadores.

Melhores carreiras de acordo com o MBTI®:: profissional de logística, executivo, escrivão, matemático, arquiteto, engenheiro, biomédico, pesquisador, professor.

ENTP

Inovadores. São as pessoas que querem trazer a mudança e encontrar soluções para problemas difíceis. São curiosos e buscam novas maneiras de se desenvolver e aprender.

Melhores carreiras de acordo com o MBTI®:: cientista, pesquisador, empresário, executivo, profissional de marketing, diretor de criação, repórter, investigador de mercado, ator, advogado, político, detetive, diretor de educação.

INTP

São muitas vezes estudiosos e intelectuais, bem reservados, flexíveis e imaginativos. São pensadores e analíticos, gostam de novas ideias, desafios e inspiração. Geralmente são motivados a trabalhar quando eles são necessários para analisar sistemas e ideias que lhes dão uma compreensão mais profunda de algo. É por isso que eles adoram chegar a soluções para problemas abstratos.

Melhores carreiras de acordo com o MBTI®: Arquiteto, cientista de computador, administrador de banco de dados, desenvolvedor web, engenheiro químico, economista, cientista médico, escritores.

ENFJ

Entusiastas, idealistas, diplomáticos e responsáveis. Eles também são comunicadores qualificados e bons com as pessoas de diversos níveis intelectuais e sociais. O interesse nas pessoas é o que realmente os definem. Esta é a razão pela qual serão encontrados em papéis de liderança.

Melhores carreiras de acordo com o MBTI®: médico, jornalista, autor, tradutor, professor, administrador.

INFJ

Dedicam-se a ajudar outras pessoas a se realizarem. São idealistas, organizados e confiáveis. Eles muitas vezes buscam harmonia, cooperação e desfrutam de estímulo intelectual. Têm o talento para transformar as ideias em realidade e para ajudar aqueles que precisam.

Melhores carreiras de acordo com o MBTI®: profissional de recursos humanos, fisioterapeuta, educador, assistente social, psicólogo, cientista.

INFP

São tipicamente motivados por visão e inspiração e querem se envolver com projetos e causas que são importantes para eles. São muito criativos e gostam de compreender questões complexas. Eles apreciam a inovação e querem apresentar ideias originais para melhorar as vidas das pessoas.

Melhores carreiras de acordo com o MBTI®: profissional de recursos humanos, artista plástico, designer gráfico, assistente social, nutricionista, sociólogo, fotógrafo.

ENFP

Entusiasmados, criativos, otimistas, solidários e brincalhões. Gostam de trabalhar em projetos em equipe e têm facilidade em descobrir o potencial do outro. No trabalho, podem expressar a sua criatividade e canalizar isso para ajudar pessoas e organizações.

Melhores carreiras de acordo com o MBTI®: ator, dançarino, músico, designer de moda, artista plástico, escritor, psicólogo, repórter, intérprete.

Referências bibliográficas

  • Schaubhut, Nancy and Thompson, Richard (2009) – MBTI Type Tables for Occupations, Mountain View,CA
  • Frey, Thomas (2011) – Communicating with the Future
  • Myers Briggs Foundation – Personality and Careers

Tema: MBTI®

Subtema: Revendo os conceitos dos Tipos de Personalidade associados à escolha de carreira.

Objetivo: Autoconhecimento, Autodesenvolvimento, Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento de Carreira, Desenvolvimento de Equipe, Coaching, Coaching nas Empresas.

 

Este conteúdo é de propriedade da Fellipelli Consultoria Organizacional. Sua reprodução; a criação e reprodução de obras derivadas – a transformação e a adequação da obra original a um novo contexto de uso; a distribuição de cópias ou gravações da obra, na íntegra ou derivada -, sendo sempre obrigatória a menção ao seu autor/criador original.


Veja também

Funcionários mais felizes constroem sucesso organizacional

Clique aqui

Reader Interactions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.