Como melhorar o entendimento entre colaboradores de uma empresa?2 min de leitura

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Você sabia que existem diversas formas de classificar a personalidade de um colaborador, para que ele tenha uma percepção mais clara sobre si mesmo e de seus colegas de trabalho? Isso pode ajudá-lo a respeitar melhor as diferenças que apresenta em relação aos demais, melhorando assim o clima organizacional.

Com a chegada das novas tecnologias, as relações humanas estão se transformando a toda velocidade, entre outras razões porque a convivência e o contato físico têm diminuído muito. As relações de hoje, que acontecem em sua maioria por Skype, Zoom, Whatsapp e redes sociais, podem estar dificultando a percepção que temos um do outro, gerando desafios e conflitos que antes não conhecíamos.

Nesse cenário, empresas do mundo todo estão buscando formas de melhorar as relações interpessoais entre colaboradores e tirar um bom proveito da diversidade que encontram entre os indivíduos de suas equipes.

Esta diversidade vem sendo considerada por grandes líderes uma vantagem competitiva, um ponto favorável para o desenvolvimento de pessoas focadas em soluções estratégicas e ideias inovadoras.

Para traçar o perfil de seus colaboradores e promover maior entendimento entre eles, estas empresas usam o indicador MBTI®, uma das ferramentas mais tradicionais e famosas no mundo.

Trata-se de um teste usado por gestores de Recursos Humanos e Lideres, que mostra como pessoas diferentes ou semelhantes interagem entre si. O MBTI® apresenta 16 perfis de personalidade.

Com a prática de atividades de grupo e exercícios didáticos, as pessoas recebem pontuações muito semelhantes ou muito diferentes na avaliação MBTI®, podendo apresentar traços marcantes, que tendem a se repetir ao longo do tempo.

Indicadores como este, criados com embasamento científico, vêm sendo cada vez mais utilizados também no Brasil e são úteis em uma série de contextos do mundo real, este mundo instável, incerto e de intolerâncias em que estamos vivendo.

O MBTI® pode ser usado em oficinas concebidas para aumentar a autopercepção e a percepção das diferenças e semelhanças entre as pessoas.

Com isso, elas conseguem trabalhar de forma mais integrada entre si e aumentar significativamente sua satisfação, seu engajamento e produtividade em equipe.

Diferente do que se imagina no primeiro contato com esta ferramenta, ela não pretende rotular e enquadrar as pessoas dentro de suas 16 categorias e, sim, levá-las a um autoconhecimento que promova melhorias no entendimento e nas relações intra e interpessoais do dia a dia, sobretudo no ambiente de trabalho.

O MBTI® tem também uma versão avançada – o MBTI® Step II, que define subcategorias para cada uma das 16 personalidades, mostrando diferenças mais sutis entre pessoas inicialmente identificadas em um mesmo perfil.

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