Como aplicar o teste de inteligência emocional?2 min de leitura

teste-inteligencia-emocional

Um bom teste de inteligência emocional pode lhe ajudar a compreender a si próprio e qual a sua reação diante de situações que podem ser bastante desconfortáveis.

Não por acaso, a inteligência emocional tem sido amplamente discutida nos mais diversos ambientes de trabalho: ela diz muito sobre como lidamos com os nossos próprios sentimentos, emoções e o que escolhemos fazer em situações de estresse, raiva, euforia, entre outros.

O teste de inteligência emocional, pode traçar um panorama completo sobre as suas tendências de ação – o que os torna excelentes ferramentas de autoconhecimento.

Analise as competências corretas

O teste de inteligência emocional tem como base a avaliação de competências relacionadas a como as pessoas se percebem, como se expressam, como estabelecem relações, como usam a informação emocional na tomada de decisão e como gerenciam o estresse e desafios cotidianos. Logo, compreender como esses fatores estão sendo gerenciados pode tornar qualquer pessoa um profissional melhor e apto a lidar com pessoas e enfrentar os mais diversos desafios durante o dia a dia no trabalho.

Não por acaso, essas são as áreas analisadas quando o teste de inteligência emocional é aplicado. Para verificar o quanto cada uma delas está presente em você, é necessário responder questões que, de maneira hipotética, colocam situações cotidianas e esperam que você responda como reagiria diante delas. Assim, é possível traçar o quão empático, expressivo e otimista você é, bem como o quanto você é capaz de autogerenciamento e autoconhecimento.

Tornando o teste de inteligência emocional mais eficaz

É fundamental que essas perguntas contenham a situação hipotética e respostas também hipotéticas, cada uma tendo um grau de proximidade ou afastamento do que seria uma pessoa empática e detentora das características supracitadas, ou o contrário (alguém não empático e que não tem boas habilidades de socialização). A partir das diferentes respostas, é possível compará-las para obter um percentual aproximado do quanto tais características estão presentes em quem fez o teste.

Tire a sua certificação em Inteligência Emocional com a Fellipelli!

Se você procura uma boa certificação em inteligência emocional e um curso que seja completo, está no lugar certo. São 16 horas de curso, totalizando 3 módulos de 3 horas cada e 7 horas de estudo autodirigido. Ao fazer o curso, você adquire um autoconhecimento valioso, observa a sua relação com os outros, obtém clareza para a tomada de decisões, melhora o gerenciamento do estresse e aprende a compreender melhor quem está ao seu redor. 
Navegue já pelo site da Fellipelli e faça a sua matrícula rumo a autocompreensão e a melhora de sua performance no mercado de trabalho!

Reader Interactions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.