Coach Carter – Treino para a vida3 min de leitura

coaching-licao-para-vida

A utilização de vídeos em sala de aula pode ajudar infinitamente no aumento da compreensão dos tipos de comportamentos.

Ao assistir simultaneamente a mesma cena, os participantes se beneficiam de uma posição comum como audiência e mesmo que já tiverem assistido ao vídeo, desta vez, estarão pensando em exemplos ligados ao contexto do curso, workshop, etc.

Recomendamos sempre que o consultor assista ao vídeo completo e que escolha cenas que incluam comportamentos facilmente observáveis e que tenham aplicação direta com o aprendizado.

É importante escolher um ou dois personagens no máximo por filme para poder distinguir traços de personalidade. Também é importante considerar o tipo de público e a cultura da organização, para evitar qualquer cena que possa causar distorção de conteúdo que não seja o propósito da utilização do filme dentro do contexto.

Sinopse:

Baseado em fatos reais, Coach Carter é um filme recheado com grandes comportamentos sobre liderança.

O ex-estudante Ken Carter retorna à sua antiga escola “problemática”, que fica numa área pobre da cidade, Richmond High, como treinador de sua equipe de basquete sem sucesso. Mas Carter não quer apenas torná-la bem-sucedida: ele quer mudar a vida dos jovens jogadores e ajudá-los a chegar à Universidade.

O que marca a liderança de Carter é o seu real desejo de fazer a diferença e sua confiança de que ele pode. A maioria da equipe da escola – e até mesmo seus pais – têm baixas expectativas para o futuro de suas vidas.

Ele impõe um regime rígido, onde os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. Num primeiro momento, esse tipo de exigência causa resistência dos jovens, mas o time sob o comando de Carter vai se tornando invencível.

Carter deixa claro suas expectativas em relação aos jovens estudantes: o bom desempenho nos estudos é condição para eles jogarem no time.

Quando sua equipe não consegue cumprir o que foi combinado, Carter permanece fiel aos seus valores e embora sua equipe esteja ganhando, Carter suspende os jogos até que as notas de cada aluno satisfaçam o padrão mínimo.

Sua decisão encontra resistência de todos os lados: da equipe, dos pais, dos professores e do próprio conselho escolar. Mas sua disposição de arriscar seu trabalho para fazer um futuro melhor para seus alunos acaba ganhando-os e assumem a responsabilidade de ajudar uns aos outros a melhorar seus resultados acadêmicos.

Coach Carter é uma história altamente inspiradora de visão para a mudança, não abrindo mão dos valores e da ética profissional e pessoal.

Podemos usar este filme como um dos modelos de uma liderança com um funcionamento emocional e social saudável, ilustrando o que um líder com uma inteligência emocional alta pode impactar positivamente em sua equipe.

O EQ-i 2.0®, instrumento que avalia Inteligência Emocional (IE), ajuda no desenvolvimento de líderes nas organizações, uma vez que mede o funcionamento emocional e social do profissional, fazendo com que ele tome consciência de seus pontos de desenvolvimento e de suas habilidades.

Direção: Thomas Carter
Elenco: Samuel L. Jackson, Rob Brown, Ashanti
Gêneros: Comédia dramática, Biografia, Drama
Nacionalidade: EUA

Este filme pode se aplicar para: Visão, ética, coragem, determinação, sacrifício, demonstração de liderança e solidariedade.

Fontes:
Qualificação EQ-i2.0® – Fellipelli Instrumentos de Diagnostico e Desenvolvimento Organizacional
Imdb: http://www.imdb.com
David Wraith, 2013; The ten best Leadership movies


Leia também

POR QUE A REJEIÇÃO DÓI TANTO? E O QUE FAZER A RESPEITO DISSO?

Clique aqui

Reader Interactions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.