Uma relação mais produtiva e positiva ao solucionar um conflito. Conheça esta história!10 min de leitura

Por Taylor Chan

Resumo

Desde 2005, o Miramont Country Club mantém seu alto padrão de excelência em oferecer serviços para os residentes da região de Bryan-College Station, no Texas, EUA. Como um dos maiores clubes privados do estado, Miramont ficou em 9º lugar entre os melhores clubes pela Golf Digest, no período entre 2017 e 2018, contendo um campo de 18 buracos, além de buracos adicionais para treino e para famílias se divertirem.

Como uma organização estabelecida e complexa, com uma variedade de serviços, Miramont depende de interrelações bem-sucedidas entre diferentes departamentos, todos comandados pelo gerente geral, Aaron Dawson. Com cada departamento possuindo desde cinco até 60 empregados, Dawson percebeu desafios ao ligar equipes diversificadas, o que levou a problemas de comunicação, que, consequentemente, levaram a conflitos significativos.

A dinâmica desafiadora entre Aaron e Jon, um dos funcionários mais valiosos do clube, fez Jon se questionar se ele estava adequado para a empresa. O clube Miramont utilizou o Birkman® para promover uma maior compreensão entre os empregados, mitigar conflitos, e ajudar dois líderes essenciais a trabalharem juntos para manter o Miramont como um clube bem-sucedido para seus clientes. O clube utiliza o Birkman® para resolver conflitos, team building, desenvolvimento pessoal e interpessoal e desenvolvimento de carreira.

Ao longo dos últimos anos, o Birkman® ajudou o clube a estabelecer uma maior compreensão sobre os diferentes estilos de comunicação, as expectativas e as preferências de trabalho, ao oferecer uma forma para os membros da equipe identificarem suas personalidades e aumentarem sua Inteligência Social e Emocional. A ferramenta também permitiu que eles discutissem o que  precisavam do ambiente e das pessoas no entorno para serem bem-sucedidos, resultando em um ambiente de trabalho mais sadio, com níveis mais elevados de cooperação e moral.

Superando os desafios dos diferentes estilos de comunicação para promover a compreensão, o respeito e a produtividade

Jon, um dos funcionários mais queridos do clube, estava prestes a sair. Aaron, seu gestor, não estava ciente de que estava em vias de perder um gerente importante. Oriundos de diferentes polos do espectro da personalidade, parecia haver uma problema irreconciliável no trabalho e nos estilos de comunicação. Jon se frustrava com o estilo do Aaron, rápido e direto. Aaron complementa: “O que eu pensei que seria uma conversa de cinco minutos virou uma conversa de uma hora”.

Ao descrever como o Birkman® transformou sua relação de trabalho, Aaron se lembra muito bem de uma história da árvore no buraco 19. Um dia, enquanto Aaron fazia sua inspeção pelos campos do clube, ele reparou que havia uma árvore morrendo. A reação natural de Aaron, diante desta situação, seria a de tirar uma foto e enviar ao Jon com as palavras: “Favor trocar”. Mas de acordo com a sua experiência passada e o conhecimento das pontuações do Birkman® de Jon, ele sabia que essa entrega seria ofensiva. Em vez disso, Aaron mudou seu estilo de comunicação e escreveu: “Eu sei que não há luz no buraco 19. Não estou frustrado ou nervoso, de forma alguma, mas assim que puder, troque, por favor”.

Resultado: a árvore foi substituída. O que poderia ter sido uma conversa de mais de meia hora foi reduzida a um intercâmbio eficiente que atingiu as necessidades de ambos. Refletindo sobre a situação, Aaron afirma: “Eu adaptei meu estilo e abordagem sem pensar. Isso é bem profundo. Eu assumi a situação e fiz algo diferente porque eu percebi, subconscientemente, que a pessoa com a qual eu estava falando precisava de algo diferente do meu estilo. Isso mudou nossa relação.” Indo mais além, Aaron enfatiza: “Pense em uma escala maior – Jon possui 60 funcionários que se reportam a ele. Se não estivéssemos alinhados, isso poderia ter um impacto negativo em sua equipe”.

Depois de compararem seus relatórios, Aaron (vermelho no Birkman®) e Jon (azul no Birkman®) passaram a se compreender melhor. O Birkman® usa cores para descrever diferentes personalidades de forma concisa e memorável. As pessoas que estão no “vermelho” são geralmente diretas, decididas e preferem que os outros sejam diretos em sua comunicação. Por outro lado, quem está no “azul” geralmente prefere ter tempo para refletir, além de ter oportunidades para expressar seus sentimentos com aqueles mais próximos.

Com essa diferença de preferências e nos estilos de comunicação, cada um aprendeu a satisfazer as necessidades do outro. Com o tempo, eles alcançaram um equilíbrio na comunicação, reduziram o conflito e foram capazes de trabalhar juntos de forma eficiente.

Vários meses depois de ter passado pelos relatórios do Birkman®, Jon disse a Aaron: “Sr. Dawson, depois que o senhor me ‘Birkmaneou’, me iluminou”. Em sua reação tipicamente “vermelha”, Aaron respondeu: “Que nada!” No entanto, era verdade. Aaron tinha alterado seu comportamento diante de Jon de forma que fosse benéfica para ambos, criando uma relação de trabalho mais sadia. Depois de utilizarem o Birkman®, eles passaram a se ver através de outra ótica, desenvolvendo uma relação mais produtiva e positiva. Ao se referir a Jon preenchendo o Birkman®, Aaron afirma: “Eu não sei se ele estaria na nossa equipe se não usássemos isso. Ele estaria frustrado comigo e vice-versa, mas o Birkman® me ajudou a manter um funcionário valioso.”

“Eu não sei se ele estaria na nossa equipe se não usássemos isso. Ele estaria frustrado comigo e vice-versa, mas o Birkman®  me ajudou a manter um funcionário valioso.”

Implementando o Birkman®  em uma organização

Aaron Dawson conheceu o Birkman®  através do sua supervisora, que havia utilizado o instrumento para o desenvolvimento de carreira com seus filhos. Ainda que estivessem enfrentando vários desafios em toda a empresa, os membros do Miramont, que eram donos de negócios, recomendaram a ferramenta  para resolução de conflitos e alinhamento de equipes. Em um primeiro momento, Aaron tinha dúvidas sobre o seu uso. Afinal de contas, ele tinha mais de 15 anos de experiência e imaginava que sabia “ler” as pessoas. Entretanto, Aaron ficou tremendamente impactado pelos insights e dados trazidos pela ferramenta, depois de ver seu próprio relatório do Birkman®. Imediatamente, ele passou a implantar a ferramenta em toda a empresa, e testemunhou uma mudança poderosa.

Depois de alguma reflexão, ele afirmou que se pudesse fazer tudo de novo, começaria o processo sendo mais transparente com sua própria pontuação, a fim de reduzir a ansiedade diante da ferramenta.

Aaron aplicou o assessment em todos em posição de liderança. Num primeiro momento, os membros da sua equipe estavam desconfiados. Eles temiam o desconhecido e como o Birkman® poderia afetar o local de trabalho – o superintendente da Miramont chamava de “avaliação psicopata”. Entretanto, o poder e a precisão da ferramenta logo foram comprovados dentro da empresa, e seu uso em todo o clube continuava a crescer.

Aaron expandiu o uso do Birkman® para incorporar relatórios de grupo – causando um impacto ainda maior dentro da empresa. Isso permitiu que as pessoas compreendessem como elas se ajustavam ao resto da equipe, e como elas precisavam abordar seus pares para manter as coisas funcionando.

Uma autoconsciência mais elevada pode ser observada em todos os níveis da empresa, à medida que se guiava cada gerente sobre a utilização do Birkman® para engajar subordinados.

O uso do case da Miramont pelo Birkman®

Após vivenciar os efeitos do Birkman® em toda a empresa, Aaron buscou expandir seu conhecimento da ferramenta através do curso Birkman®  Perspectives, um treinamento que se aprofunda na liderança e no coaching para ajudar os respondentes a compreenderem o impacto de suas perspectivas em si mesmos e nos outros. O diretor de golfe da Miramont, Rob Yee, comentou que, enquanto gerente geral, Aaron não estava apenas desenvolvendo seus funcionários profissionalmente, mas estava investindo pessoalmente e transformando as habilidades de cada membro de equipe. Rob expressou que as pessoas de fora podem achar que Aaron obrigava seus funcionários a fazerem o teste. No entanto, Rob vê o Birkman®  como um presente, notando que o tempo e esforço dedicados por Aaron com cada empregado, durante um feedback sobre o Birkman® , era impactante tanto no nível pessoal quanto interpessoal.

Em conjunto com Rob, Aaron descobriu outra forma de utilizar esta ferramenta, em uma diferente faceta da empresa – estudantes universitários titulares que contribuíram muito para diferentes departamentos do clube, mas que iriam deixar Miramont para se lançar em outras carreiras. Embora esses estudantes estivessem correndo atrás de seus diplomas, muitos estavam tentando descobrir o que fazer de suas carreiras.

Advogando a favor da natureza válida e enriquecedora do Birkman® , Aaron e Rob fizeram com que o clube presenteasse os estudantes com sessões de feedback individuais do Birkman® , dando a eles clareza e afirmação ao trabalharem para desenvolver suas carreiras.

Além da adição da nova aplicação do Birkman®  com estudantes universitários, Aaron pretende aumentar o uso do Birkman®  com as equipes da Miramont para desfazer ainda mais barreiras da comunicação.

O uso do Birkman®  para preencher a lacuna dos estilos de personalidade fomenta a compreensão poderosa, aumenta a sinergia e a produtividade em toda a empresa.

Nos últimos anos, Dawson usa os relatórios Signature e de Grupo para preencher a lacuna entre liderança e equipes, focando em diferentes estilos de personalidade e de comunicação. Aaron afirma que o Birkman®  é “uma das melhores decisões profissionais já tomadas”, e atribui o seu poder ao conceito de Necessidades (ou expectativas) – o que uma pessoa precisa ter do seu ambiente para ser bem-sucedido. As Necessidades são especialmente importantes para compreender, pois elas são cruciais para que uma pessoa seja produtiva, desempenhando o seu papel em um nível máximo. Visto que as Necessidades do Birkman®  são muitas vezes escondidas dos outros, fica difícil identificar e implementar esta compreensão sem falar explicitamente sobre isso. Aaron afirma: “Fazer com os outros o que gostaria que fizessem com você funciona em apenas 30% do tempo. Em 70% do tempo, quem nós somos é bem diferente do que esperamos dos outros.”

Taylor Chan possui mais de 10 publicações internacionais, e faz parte do departamento de marketing do Birkman®.

Fonte: https://blog.Birkman® .com/conflict-resolution-with-the-power-of-Birkman®

Traduzido e revisado por Fellipelli Consultoria Organizacional.

Tema: Birkman®

Subtema: O uso da ferramenta Birkman® como solucionadora de conflito e geradora de um ambiente de trabalho mais produtivo, com comunicação mais eficiente.

Objetivo: Resolução de Conflitos, Team Building, Desenvolvimento Pessoal, Desenvolvimento de Carreira, Autoconhecimento, Desenvolvimento Organizacional, Coaching, Coaching nas Empresas.

Este conteúdo é de propriedade da Fellipelli Consultoria Organizacional. Sua reprodução; a criação e reprodução de obras derivadas – a transformação e a adequação da obra original a um novo contexto de uso; a distribuição de cópias ou gravações da obra, na íntegra ou derivada -, sendo sempre obrigatória a menção ao seu autor/criador original.

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Podcast: Série Assessments | Birkman® – Comportamento, motivação, necessidades e estresse no ambiente de trabalho

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