Ajudando a equipe a se adaptar ao trabalho remoto com Firo-B™3 min de leitura

O uso do Firo-B™ para atender as diferentes necessidades de interação mesmo que remotamente.

A Fellipelli acredita que em um cenário de colaboração, confiança e de respeito, os colaboradores podem oferecer o que tem de melhor. Por isso, disponibiliza o FIRO-B™ – Relacionamento Interpessoal. Este instrumento baseado na Teoria de Schultz, aprofunda e facilita a compreensão das necessidades de inclusão, controle e afeição que podem determinar os modos como uma pessoa interage com outros não só no ambiente profissional mas em sua vida pessoal.

Como já se sabe, para muitas pessoas, o trabalho remoto está sendo uma nova experiência; para muitos já é uma realidade. Mas mesmo para quem já está habituado ao home office, tudo agora tornou-se muito diferente.

Figura 1 Home office: transformando as relações interpessoais.

Uma coisa é a pessoa escolher trabalhar em casa ocasionalmente, outra coisa é ser forçada a esta situação, por um período indeterminado, tendo em mente que todo o seu entorno – bares, restaurantes e locais públicos – está fechado, preocupando-se com sua família e talvez com o rumo do seu trabalho, não é mesmo?

Passar por essa crise significa cuidar de seu pessoal – e isso significa entender as necessidades de seus colaboradores.

Isso inclui tanto o aspecto físico (por exemplo, ter a tecnologia certa e um local preparado para o trabalho, ou o autocuidado) como o psicológico. Portanto, é fundamental ter uma ferramenta para entender e avaliar as necessidades interpessoais de seus funcionários.

Uma das estruturas mais bem estabelecidas para fazer isso é o modelo FIRO-B™ (Orientação Fundamental para Relações Interpessoais – Comportamento).

 A estrutura do FIRO analisa três aspectos da interação interpessoal:

  • Inclusão: a necessidade de pertencer
  • Controle: a necessidade de influência
  • Afeto: a necessidade de intimidade

E por que o Firo-B™ é tão essencial pra quem gerencia pessoas nessas atividades remotas?

Basicamente porque ela analisa o que um indivíduo expressa em relação a outras pessoas e o que ele quer delas.

Figura 1.2 Gestor: equilibrando as necessidades dos indivíduos de maneira eficiente.

Prestar atenção às necessidades interpessoais da equipe pode ajudar um gestor a equilibrar as necessidades dos indivíduos de maneira eficiente. Por exemplo, você vai ter pessoas que vão lidar melhor com instruções claras, estruturadas e precisas, mas outros podem achar isso restritivo e irritante. E no trabalho remoto fica muito difícil identificar isso não é mesmo?

Entender e atender a essas necessidades dos funcionários tornará este momento muito mais tranquilo e as relações muito mais fortalecidas.

Quer saber mais sobre o Firo-B™, clique aqui. Ou fale com um de nossos consultores.

Tema: Firo-B

Subtema: Como o instrumento Firo-Bpode contribuir na adaptação da rotina home-office

Objetivo: Relacionamento Interpessoal, Desenvolvimento de Equipe, Desenvolvimento de Liderança.

Este conteúdo é de propriedade da Fellipelli Consultoria Organizacional. Sua reprodução; a criação e reprodução de obras derivadas – a transformação e a adequação da obra original a um novo contexto de uso; a distribuição de cópias ou gravações da obra, na íntegra ou derivada -, sendo sempre obrigatória a menção ao seu autor/criador original.

Produtos relacionados

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.