Dica: Feedback Negativo e Liderança1 min de leitura

“PRECISAMOS TER UMA CONVERSA SÉRIA, MARQUE UM HORÁRIO O QUANTO ANTES”

Não há nada pior do que essa frase. Mil coisas passam em nossa cabeça, do tipo:

O que eu fiz de errado?

A empresa está cortando custos e vai me mandar embora?

Eu fiz determinada coisa e ele descobriu, tenho que elencar uma série de argumentos para me  defender.

Preciso começar a mandar currículos, é certeza que serei demitido.
Frases desse tipo, quando verbalizadas por lideranças, fazem os liderados “tremer na base”. O motivo: eles se sentem ameaçados. Caso seja uma conversa de feedback, o liderado nunca conseguirá vislumbrar uma possibilidade de melhoria para entregar o resultado esperado, porque estará em estado de alerta, preocupado em se defender. O cérebro, em seu funcionamento, não consegue se defender e encontrar soluções ao mesmo tempo.

Um outro ponto, o fato de não revelar qual será o teor da conversa, afeta a necessidade de certeza do colaborador, que se vê diante de uma ameaça. Esses são alguns princípios estruturais do cérebro que foram fundamentais para a nossa evolução social, mas que impactam diretamente a relação colaborador-líder-empresa.
Ao invés dessa frase genérica, seja específico, diga quando quer conversar, qual o motivo e, caso seja sobre algum erro, diga para o colaborador levar soluções de melhorias na reunião e em seu discurso, foque na solução e nunca no problema.

Gostou de entender um pouco sobre neurociência e liderança? A Fellipelli Consultoria, em parceira com o Neuroleadership Institute oferece soluções corporativas para o desenvolvimento de conversas de qualidade. Saiba mais!