É raramente discutido, mas a inteligência emocional é um componente-chave para uma liderança eficiente. Aqui estão algumas maneiras de aproveitar o máximo dela. A inteligência emocional é a habilidade de compreender e gerenciar suas próprias emoções e daqueles que estão ao seu redor.
Pessoas com um alto nível de inteligência emocional sabem o que estão sentindo. Elas são capazes de entender o que as suas emoções significam e como estas podem afetar os outros, aplicando a mesma percepção e compreensão naqueles ao seu redor.
Para os líderes, a inteligência emocional é essencial para o sucesso. Afinal, quem tem mais chances de obter sucesso – um líder que responde ao stress gritando e tomando decisões impulsivamente, ou aquele que, calmamente e de maneira firme, avalia a situação e gerencia as circunstâncias?
01 – Seja emocionalmente consciente
Faça um esforço deliberativo diário para prestar atenção em suas emoções e comportamentos, ações e reações. Considere o quanto eles lhe afetam e afetam as pessoas ao seu redor.
02 – Seja responsável
Ter controle das suas emoções e humores é um elemento básico da responsabilidade pessoal. Ao regular suas reações, você consegue evitar a tomada de decisões ruim no calor do momento e, finalmente, aprender a regular o seu estado de espírito.
03 – Tenha confiança em si mesmo e no seu time
Saber que você consegue dominar o momento, que você e aqueles ao seu redor têm aptidões e habilidades para superar uma crise, lhe deixa apto para reagir de maneira apropriada para qualquer obstáculo da vida e dar esse exemplo para os outros.
04 – Tenha empatia
A empatia é o componente mais importante da inteligência emocional. Quando conseguir enxergar com os olhos do outro, ouvir com os ouvidos do outro e sentir com o coração do outro, você será capaz de atingir um novo nível de compreensão e comunicação.
05 – Seja um motivador
Quando você domina as próprias emoções, torna-se capaz de escolher sabiamente entre conforto instantâneo ou metas de longo prazo, ou seja, distinguir entre o que quer neste exato momento e aquilo que mais deseja. Isso lhe trará insights para motivar os outros.
06 – Crie uma zona de conforto
Deixar os outros confortáveis e seguros, sem ter que pesar e medir cada palavra, encoraja um tipo de comunicação aberta que caracteriza grandes equipes.
07 – Trate as pessoas respeitosamente
Aqueles com alto nível de inteligência emocional são tipicamente respeitosos com os outros. Ao invés de focar primeiramente em seu próprio sucesso, eles ajudam os outros a se desenvolverem e brilharem, respeitando suas forças e talentos. Lembre-se que para lhe respeitarem, você precisa respeitar!
Pessoas com alto nível de inteligência emocional normalmente são bem-sucedidas na maioria das coisas que fazem. Por terem profundo autoconhecimento, fazem com que os outros se sintam bem sobre si mesmos e vivenciem a vida com maior leveza e entusiasmo.
Construir uma inteligência emocional forte não impactará apenas sua liderança, mas mudará sua vida e, também, daqueles ao seu redor.