Profissional multitarefa, o business partner é responsável por aproximar o Departamento de Recursos Humanos dos objetivos estratégicos globais da organização. Entre suas funções-chave estão identificar as necessidades da corporação, antever crises e manter o time de colaboradores avançando em ambientes de rápidas mudanças.
“O Business Partner contribui para um RH mais estratégico, porque ele tem total entendimento do negócio, postura adequada na interação com diversos públicos e participação efetiva na transformação de cultura. Este profissional tem competência para pensar a médio e longo prazo e fazer bons diagnósticos, atuando como parceiro do negócio”, afirma Márcia Lourenço, da Fellipelli Consultoria, que já atuou como Business Partner.
Segundo a executiva, como business partner, o profissional está no coração das atividades e operações do time de negócios e é a alma que mantém o time em evolução. Antecipa as necessidades de seus gerentes e dos membros da equipe e os ajuda a se manterem focados em seus projetos resolvendo questões operacionais e administrativas antes que elas possam se tornar problemas para empresa.
Habilidades e competências exigidas pra um business partner
Entre os principais requisitos, o business partner deve saber planejar, mediar conflitos, prever riscos e capacitar uma equipe para levar o time na direção dos objetivos e valores da empresa.
O Business partner deve ser um profissional com ampla visão sobre as políticas, processos, técnicas e metodologias que sustentam as práticas de RH. Dessa forma, deve ter espírito empreendedor, ser criativo, ter comunicação fluente e ser conhecedor do negócio
Muito além da inteligência intuitiva, o business partner deve também saber organizar, interpretar e usar dados para conduzir seu plano de integração entre as áreas.
Para isso, muitos business partners encontram soluções em ferramentas de TI e também em conhecimentos ligados à neurociência. A partir do entendimento do funcionamento do cérebro, conseguem identificar perfis psicológicos, ter uma percepção mais isenta e precisa sobre emoções e comportamentos que impactam no clima interno da organização.
No Mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) em que estamos vivendo, o business partner também precisa se movimentar rapidamente em ambientes que estão em constante mudança e deve estar atualizado sobre os produtos e serviços mais recentes de sua área de atuação e do mercado em geral. Ele usa esse conhecimento para apoiar estrategicamente os projetos de sua equipe.
O business partner precisa ter alta capacidade de atenção aos detalhes e foco, ao lidar com diversos projetos simultaneamente em um ambiente acelerado.
Além de ser organizado e analítico, é importante que ele tenha ainda senso comercial e habilidades de relacionamento interpessoal para falar com uma grande variedade de pessoas e funções de trabalho. É fundamental ter comunicação eficaz para adaptar e tornar claras as mensagens de cada nível hierárquico dentro da organização.