Se você é líder, com certeza já se viu diante do desafio de motivar uma equipe cujo interesse pelo dia a dia no trabalho e a capacidade de manter boas relações interpessoais parecia ter caído consideravelmente. Os colaboradores, pouco a pouco, deixaram de almoçar em grupo, mal conversam. Alguns mesmo se mostram insatisfeitos com o dia a dia na empresa, e as metas que, antes eram atingidas, deixaram de sê-lo sem motivos plausíveis.
Essas atitudes indicam que algo precisa ser feito e, se você teve um bom treinamento para líderes, consegue perceber mudanças em seus colaboradores antes que a situação fique demasiadamente crítica. Para motivar a sua equipe com eficiência, é fundamental conhecer as disposições pessoais dos seus funcionários e promover ações que estimulem sua maior participação na busca pelas metas da empresa. A seguir, confira algumas dicas da Fellipelli e aplique-as em seu cotidiano:
1. Mostre quais são as expectativas da empresa
Por mais paradoxal que pareça, motivar os funcionários passa por estabelecer metas e expectativas claras e tangíveis. Se não é possível ver a “linha de chegada”, os colaboradores poderão se sentir desmotivados a continuar a sua caminhada. Sempre que possível, realize reuniões periódicas mostrando o que já foi alcançado e no que a equipe precisa trabalhar.
2. Reforce o feedback – também sobre você
Dar feedback sobre acertos e erros pode ser uma boa maneira de motivar a sua equipe, desde que a linguagem seja bem trabalhada. Evite apontar os erros como fracassos, mas mostre que eles são oportunidades de desenvolvimento em prol de uma meta.
Além de dar feedback, lembre-se de receber. Pense em uma estratégia em que cada colaborador da equipe possa comentar sobre sua performance e seu comportamento anonimamente, evitando exposição.
3. Tenha tempo “off” em equipe
Seja quando uma meta é alcançada, seja em uma data especial, comemorar e ter um tempo “off” com a sua equipe pode ser proveitoso para a motivação, mesmo que no próprio ambiente de trabalho. Lembre-se de implementar tais atividades ocasionalmente!
Teste motivacional para funcionários: conheça essa ferramenta da Fellipelli
Não é por acaso que motivar uma equipe é visto como um desafio. Essa tarefa passa por compreender as necessidades motivacionais de indivíduos, sendo que algumas delas são:
- Nível de atividade: o funcionário é ou não estimulado pela pressão?
- Realização: sua motivação gira em torno de atividades de dificuldade moderada ou ele se esforça para alcançar metas mais difíceis?
- Competição: os ambientes competitivos o motivam ou não?
- Reconhecimento: qual a real necessidade de reconhecimento do colaborador?
- Condições de trabalho: qual tipo de ambiente motiva mais o funcionário?
Essas perguntas, e muitas outras, podem ser feitas através do teste motivacional para funcionários da Fellipelli, que realiza uma análise completa dos fatores que os impulsionam ou não a realizar determinadas ações. O teste de motivação é a ferramenta ideal para localizar os pontos que devem ser trabalhados e conhecer a personalidade de cada colaborador, a fim de aumentar a sua satisfação com o ambiente de trabalho, impulsionando a sua motivação para uma rotina mais eficiente.
Treinamento para líderes – para além do teste de motivação
Além do teste motivacional para funcionários, navegando pelo site da Fellipelli você também encontra diversos cursos e assessments para treinamento de líderes, ideais para ajudá-lo a despertar o melhor de sua equipe e entregar resultados cada vez mais efetivos. Conheça as certificações disponíveis e desenvolva-se profissionalmente