O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo. Como resultado, o desenvolvimento de habilidades técnicas é reforçado. Entretanto, existe algo para além delas – e que pode ser um grande diferencial: a inteligência emocional.
Quando surge um contratempo em sua empresa, uma negociação não saiu conforme esperado ou os resultados estão abaixo da meta prevista, você tem duas opções: acreditar que não se dedicou o suficiente, culpar a si próprio e aos demais de sua equipe, gerando conflitos, ou buscar compreender os fatores que levaram aos resultados insatisfatórios para que a situação não volte a ocorrer, tendo conversas saudáveis com a sua equipe, evitando conflitos desnecessários em um ambiente que já pode estar fragilizados devido ao insucesso no alcance das metas.
A maneira como você irá responder a essa situação no exemplo define se você tem inteligência emocional suficiente para se tornar um líder. Embora pareça simples, manter-se calmo diante de situações de extremo estresse é uma tarefa desafiadora, que requer o desenvolvimento de competências socioemocionais. Afinal, de nada adianta mascarar o estresse e sofrer com problemas psicológicos por conta dele.
Teste de inteligência emocional: certificação e desenvolvimento de competências para liderança
A necessidade de desenvolver o autoconhecimento levou especialistas, como a Fellipelli, a pensar em soluções para garantir o seu desenvolvimento pessoal e, consequentemente, a sua performance no ambiente de trabalho. Com a certificação em inteligência emocional (EQ-i 2.0), você aprende ferramentas importantes para desenvolver o autoconhecimento, a inteligência emocional e a reconhecer, a partir de um relatório completo, a sua capacidade de resolução de conflitos, autoconhecimento e o que ainda é necessário trabalhar.
A importância do teste de inteligência positiva
Também chamada de inteligência positiva, a inteligência emocional é o pilar para o desenvolvimento pessoal que gera líderes felizes consigo mesmos. Após a conclusão de sua certificação, você poderá ver os resultados diretamente em suas relações interpessoais na empresa, além de entender as subescalas da inteligência emocional e o impacto de suas ações sobre outras pessoas.
Se ser o profissional que a sua empresa mais precisa em tempos de dificuldades, desenvolver uma liderança responsável e garantir o seu próprio bem-estar enquanto colabora para a melhoria do clima organizacional da empresa são alguns dos seus objetivos, o teste de inteligência positiva (e consequente certificação em inteligência emocional) é a ferramenta certa para o seu crescimento.
Sobre o teste de inteligência emocional da Fellipelli
A Fellipelli é uma especialista em desenvolvimento pessoal, organizacional e em instrumentos de diagnóstico. Pesquisas realizadas pela ADP Research evidenciam que a saúde mental precária tem levado cada vez mais colaboradores em toda a América Latina a desistirem de seus postos de trabalho, sendo que o Brasil é o país mais afetado. Além disso, 4 entre cada 5 brasileiros considera mudar de emprego para aumentar a satisfação pessoal.
Se você quer ser um dos líderes responsáveis por mudar essa situação em sua empresa, conte com os testes de inteligência emocional e autoconhecimento da Fellipelli, além de pesquisas de clima organizacional e outras ferramentas que irão levar você a sua empresa mais longe.