Sétima Arte e MBTI® – Filme: O Mágico de OZ (1939)2 min de leitura

magico-de-oz

A sétima arte nos dá a oportunidade de assistir o comportamento de diferentes personagens e esta série de artigos de cinema e MBTI, facilitará conectar personagens de filmes com Tipos Psicológicos e suas caraterísticas. É fundamental assistir ou ter assistido o filme para poder fazer as conexões entre os comportamentos “facilmente observáveis” e a definição do Tipo dos personagens.

“O Mágico de OZ” – Resumo do filme

“The Wonderful Wizard of Oz” nasceu pelas mãos do escritor L. Frank Baum. Ele deu vida a um conto de fadas dividido em 14 livros que relatavam as aventuras de Dorothy, a garota que vai do Kansas à Terra de Oz. A trama é magicamente encantadora e transmite lições valiosas sobre coragem e lealdade.

Em Kansas, Dorothy (Judy Garland) vive em uma fazenda com seus tios. Quando um tornado ataca a região, ela se abriga dentro de casa. A menina e seu cachorro são carregados pelo ciclone e aterrissam na terra de Oz, caindo em cima da Bruxa Má do Leste e a matando. Dorothy é vista como uma heroína, mas o que ela quer é voltar para Kansas. Para isso, precisará da ajuda do Poderoso Mágico de Oz que mora na Cidade das Esmeraldas. No caminho, ela será ameaçada pela Bruxa Má do Oeste (Margaret Hamilton), que culpa Dorothy pela morte de sua irmã, e encontrará três companheiros: um Espantalho (Ray Bolger) que quer ter um cérebro, um Homem de Lata (Jack Haley) que anseia por um coração e um Leão covarde (Bert Lahr) que precisa de coragem. Será que o Mágico de Oz conseguirá ajudar todos eles?

Análise dos personagens:

Dorothy: ESFJ
“Não existe nada como o lar”

O Homem Lata: INFP
“Ah Seu eu tivesse um coração”

A Bruxa Má: INTP
“Essas coisas devem ser feitas com muita delicadeza”

A Tia Em: ESTJ
“Encontre algum lugar onde não existam problemas”

A Fada Glinda: ENFJ
“Somente as bruxas más são feias”

O Espantalho: ENTJ
“Eu te mostro como conseguir maçãs“

O Leão Covarde: ESFP
“Se eu tivesse coragem..”

Mágico de OZ: ENFP
“Eu sou o grande e maravilhoso Mágico de Oz”


Nota: Como atividade para trabalho de equipe recomendamos utilizar alguns dos trechos do filme para utilizar os exemplos de comportamentos dos diferentes personagens. Existem vários sites onde podem se ver algumas cenas bem interessantes. Aqui fica uma dica:

Referências: IMDb; Introdução à Teoria dos Tipos Psicológicos; Typology Central.


Leia também

SÉTIMA ARTE E MBTI – PERSONAGENS DE FILMES

Clique aqui