O uso do MBTI® para a facilitação das conversas e da comunicação3 min de leitura

Um estudo de caso da Pixio Corporation

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Começar um negócio em uma economia difícil requer uma liderança forte e focada. E os 6 fundadores da Pixio Corporation, situada em Portland, Oregon, nos EUA, têm o que é necessário para isso. Eles aprenderam como colocar seus pontos fortes no trabalho através de sua parceria com a HR Northwest, uma firma de consultoria reconhecida por sua experiência em oferecer soluções de terceiros para questões de recursos humanos para companhias em crescimento.

O negócio da Pixio tem a ver com alavancar as vendas de um produto, oferecendo informações convenientes, exatamente no local da compra. “Fundamentalmente, nós queremos construir uma empresa para a qual nós gostaríamos de trabalhar”, diz Kelly Rupp, cofundadora da Pixio. “Este sonho chegou mais perto de se realizar quando conquistamos o 1° lugar um concurso de planejamento de negócios patrocinado pela Portland Business Journal”.

O prêmio da Pixio Corporation neste concurso foi um ano inteiro de consultoria e serviços de treinamento feitos pela HR Northwest. De acordo com Rupp, “nossos encontros iniciais com Judy Clark, presidente da HR Northwest, eram centrados em uma discussão franca sobre quem nós éramos e onde queríamos chegar enquanto empresa. Tivemos uma oportunidade única de trabalhar com a HR Northwest para criar uma companhia possuidora de uma cultura vibrante como princípio orientador”.

Clark recomendou que a equipe de liderança da Pixio devesse participar do processo de desenvolvimento organizacional executivo da HR Northwest. O programa customizado ajuda empresas a aprenderem como criar equipes, gerir empregados e a serem empregadores exemplares.

No cerne deste processo está o Instrumento Myers-Briggs Type Indicator® (MBTI®), uma ferramenta de autoavaliação que identifica o tipo de personalidade de uma pessoa, oferecendo insights sobre os estilos de comunicação preferidos de um indivíduo. De acordo com Clark, “o MBTI® oferece um ponto de partida para que se tenha conversas excepcionais sobre diferentes estilos. Apreciar a variedade de estilos é parte fundamental para a comunicação eficiente”.

Os fundadores da Pixio descobriram que possuem preferências na comunicação que eram muito distintas, especialmente durante reuniões. “Em muitas vezes, as start-ups lutam por não saber como discordar”, explica Clark. “Eles se juntam acerca de uma ótima ideia e frequentemente se separam, após descobrirem sobre o que eles não concordam. Lidar com a mudança, contratar empregados, clientes e investidores em adicional tem um grande impacto nas relações iniciais.

Para a Pixio, os resultados do instrumento MBTI® facilitaram a conversa sobre como o tipo de personalidade dos fundadores influenciaram a comunicação. Através das suas discussões, eles puderam identificar formas de tornar as reuniões mais produtivas, melhorando o processo de tomada de decisão.

Os fundadores ficaram tão impressionados com os resultados do seu treinamento com a HR Northwest que o mesmo foi estendido do grupo executivo para seus investidores e às recentes adições da equipe executiva. “Descobrimos que o MBTI® é um instrumento de fácil aplicação, de fácil pontuação e de fácil compreensão. É uma ferramenta viável pela qual pode haver um diálogo sobre como abordar diferentes problemas, identificar vieses e estabelecer expectativas mais palpáveis para a equipe”, afirma Rupp.

Clark adiciona que a “Pixio tem sido capaz de estabelecer as bases de uma cultura sadia e de dinâmicas de grupo, usando o instrumento MBTI®. Agora sim estão fazendo o certo”.

Consultores, trainers e profissionais de RH podem tornar o ambiente de trabalho desafiador mais gerenciável, tanto para companhias novas como para as já estabelecidas. As ferramentas da CPP – incluindo o MBTI® – podem ser uma parte importante de processos que ajudam indivíduos e organizações a aproveitarem o máximo com poucos recursos.

 

Tradução Livre / Fonte: https://www.cpp.com/Pdfs/pixio.pdf


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