Não há melhor resultado, apenas resultados diferentes4 min de leitura

resultados-diferentes

A Fuga das Galinhas

A utilização de vídeos em sala de aula pode ajudar infinitamente no aumento da compreensão dos tipos de comportamentos.

Ao assistir simultaneamente a mesma cena, os participantes se beneficiam de uma posição comum como audiência e mesmo que já tiverem assistido ao vídeo, desta vez, estarão pensando em exemplos ligados ao contexto do curso, workshop, etc.

Recomendamos sempre que o consultor assista ao vídeo completo e que escolha cenas que incluam comportamentos facilmente observáveis e que tenham aplicação direta com o aprendizado.

É importante escolher um ou dois personagens no máximo por filme para poder distinguir traços de personalidade. Também é importante considerar o tipo de público e a cultura da organização, para evitar qualquer cena que possa causar distorção de conteúdo que não seja o propósito da utilização do filme dentro do contexto.

Sinopse:

A Sra. Tweedy é a dona de um galinheiro no interior da Inglaterra, onde a maior parte das aves vive uma vida curta e monótona, limitada a produzir ovos e terminar na panela. Enquanto as galinhas da granja da Sra. Tweedy sonham com uma vida melhor, uma inteligente galinha chamada Ginger está tecendo planos para escapar voando da cooperativa. O único problema é que as galinhas não podem voar… ou será que podem?

Quando Rocky, um galo vindo dos Estados Unidos surge voando por cima da cerca da Granja, as coisas começam a mudar. Rocky se apaixona por Ginger, que sonha com uma vida melhor e já há algum tempo deseja fugir da granja. Juntos os dois arquitetam um plano para conseguir liberdade.

Ginger é uma galinha visionária. Enquanto suas colegas de galinheiro se sentem conformadas com a situação, Ginger tem uma imagem de um futuro melhor para todas elas. “Há um lugar melhor lá fora, em algum lugar além dessa colina”, diz ela.

Confiante de que vale a pena lutar por sua visão, mesmo sozinha em seus esforços para que isso aconteça, ela permanece firme diante da resistência de suas colegas cansadas de fuga.

Ela vê cada tentativa de fuga fracassada como uma oportunidade de aprendizagem. Na abertura do filme, mostra repetidamente sua tentativa de escapar sendo punida por isso, mas mesmo assim nada para a sua determinação para ter sucesso. Cada falha lhe dá um passo mais perto de ter sucesso. “ É melhor morrermos livres do que não tentarmos”.

Ginger é também um uma líder para identificar as habilidades de suas colegas. Ela nomeia cada uma das galinhas que tem habilidades certas para cada tarefa (design, fabricação dos equipamentos) e recruta os ratos Scavenging Nick e Fetcher para adquirir os outros materiais que ela precisa.

Esse é um excelente trecho do filme que você pode utilizar para mostrar a validade do instrumento MBTI®, quando aplicado a cada um dos membros de uma equipe. Não há um melhor resultado, apenas resultados diferentes, para descobrir os tipos de personalidades existentes em sua empresa, tornando o conhecimento desta diversidade de Tipos Psicológicos a grande força da equipe.

Ela incentiva e reconhece continuamente os esforços de sua equipe, enquanto a encoraja a níveis mais altos de produção à medida que o prazo para a fuga se aproxima. E quando, no último minuto, o ex-pássaro da Força Aérea Fowler se recusa a pilotar o “caça”, Ginger o traz para a responsabilidade pessoal: “Você está sempre falando do seu tempo”, ela diz a ele. “Bem, hoje é o seu dia, você pode pilotar”. Ginger consegue despertar habilidades no pássaro, que ele mesmo desconhecia.

É um filme bem-humorado e ao mesmo tempo inspirador.

A Fuga das Galinhas mostra o poder de um líder que pode ver além de suas “cercas” atuais e consegue inspirar as pessoas a segui-lo a esse novo terreno de novas oportunidades, com incentivo e um bom planejamento.

Título original: Chicken Run
Distribuidor: Universal Pictures do Brasil
Direção: Peter Lord, Nick Park
Elenco: Nadia Carvalho, Francisco José, Mel Gibson
Gênero: Animação
Nacionalidades: Reino Unido, França, EUA

Este filme pode se aplicar para: Tipos psicológicos, visão, aprendizagem com os erros, persistência, reconhecimento de habilidades, mudança, influência, organização, delegação, planos de ação e trabalho em equipe.

Fontes:
Imdb: http://www.imdb.com
Adorocinema.com
David Wraith, 2013; The ten best Leadership movies
Consultoria Fellipelli
https://www.fellipelli.com.br/mbti-myers-briggs-indicator/


Leia também

O MUNDO INTERIOR – POR C. G. JUNG

Clique aqui