Todos nós sabemos como é difícil lidar com as emoções, tanto com as nossas quanto com as dos outros. É comum ouvir no ambiente corporativo, “João não tem inteligência emocional”. Essa informação é equivocada, pois todos nós temos. O que prejudica a forma como lidamos com emoções é o desequilibro entre escalas e subescalas da inteligência emocional. Os autores Steven J. Stein e Howard E. Book nos proporcionam alguns insights sobre várias atitudes que pessoas com inteligência emocional equilibrada teriam.
Confira algumas dicas de como ter a Inteligência Emocional equilibrada:
Você entende exatamente quais são suas fraquezas
Você compreende quais são seus pontos fortes e explora-os ao máximo, assim como reconhece suas fraquezas e busca desenvolvê-las ou minimizar o estrago que possam fazer na forma como se relaciona com as pessoas e consigo. Consciência Emocional é um item fundamental da inteligência emocional, que mostra o seu nível de conhecimento sobre as próprias emoções.
Você não desconta suas emoções negativas nas outras pessoas
Você tem plena consciência do que te deixa triste, irritado ou com raiva e consegue lidar com isso a ponto de não deixar que essas emoções negativas afetem o seu ambiente de trabalho ou as pessoas ao seu redor.
Você não é explosivo
Ciente das palavras e situações que ativam seu sistema límbico e te deixam completamente fora de si, consegue prevê-las ou senti-las para lidar da melhor forma possível, sem sair do controle.
Você se dá bem com a maioria das pessoas
Respeitando o espaço do outro e se impondo de forma clara e não agressiva seus limites, consegue estabelecer relacionamentos profissionais e sociais saudáveis e não agressivos. Também tem empatia suficiente para se colocar no lugar do próximo e prestar os devidos suportes quando necessário.
Você é bom em compreender sentimentos implícitos
Nem sempre as palavras dizem o que realmente sentimos. Ao conversar com um familiar, amigo, ou mesmo em uma conversa de feedback, você consegue entender, com sua sensibilidade, o que realmente a pessoa expressa e não somente o que está falando.
É otimista
É hábil em perceber o lado bom das coisas e combate o negativismo com energia. Consegue perceber o que há de errado, encontrando com rapidez soluções lógicas e tangíveis para resolução dos problemas. Não se abate com facilidade e, quando isso acontece, se recupera com rapidez, sempre com novas perspectivas e cuidado para não repetir os erros do passado. Consegue se automotivar com facilidade.
Você sabe dizer não
Pessoas que dizem sim o tempo todo correm o risco de se sobrecarregar ao ponto de explodirem em emoções negativas e tóxicas para elas mesmas. Entendendo suas limitações e também as que o ambiente te impõe, você sabe quando deve dizer não e também sabe se justificar sem pacificamente.
Tolera bem o estresse
Como nem tudo são flores, eventualmente passamos por situações de estresse em nossas vidas, como a morte de alguém querido, uma desilusão amorosa, a mudança da liderança no trabalho ou mesmo a demissão. Uma pessoa que tolera bem o estresse consegue permanecer no eixo, planejar e elaborar ações para sair de situações indesejadas sem se prejudicar.