Um estudo de caso de sucesso da MailChimp e como ela usou a ferramenta Birkman® para preservar seus valores e manter sua cultura humanizada, com foco em pessoas.
Resumo
Em 2016, Bem Chestnut, CEO da MailChimp, venceu o prêmio Empreendedor do Ano da Ernst Young na categoria “Mídia, Entretenimento e Comunicações” por conta do sucesso na área e da constante inovação promovida por sua equipe.
Quando a empresa vivenciou um crescimento acelerado em 2013, Bem e sua equipe enfrentaram o desafio de cultivar a cultura da companhia e continuar a empoderar seus empregados.
Independente do crescimento da empresa, a MailChimp luta para manter seus valores de humildade, criatividade e independência, a fim de se manter “mais humana”.
A organização usa o Birkman® para manter sua autenticidade, como uma empresa focada nas pessoas, mesmo que ela ainda cresça e cause impacto em negócios ao redor do mundo.
Preservando valores
Em 2013, a MailChimp formou uma parceria com a Michael Sacks, uma empresa com expertise em Desenvolvimento Organizacional, da Escola de Negócios Goizueta, da Universidade de Emery. A empresa recomendou o uso do Birkman®, para estabelecer uma coletividade entre seus empregados, antes de terem conversas desafiadoras que pudessem surgir em uma empresa com um crescimento acelerado.
Julie Remington, chefe de desenvolvimento e mentora de talentos, além de ser qualificada no Birkman®, explica:
Para manter nossos valores e continuar a empoderar nossos clientes, queremos ajudar nossos colaboradores a compreenderem melhor suas habilidades, a trabalharem melhor suas diferenças, a terem conversas melhores e a colaborarem. Acreditamos que o uso do instrumento no local de trabalho oferece as ferramentas para melhor compreensão de nós mesmos e dos nossos colegas, a fim de fomentar um local de trabalho autêntico, produtivo e reflexivo.”
Implementando o Birkman®
A MailChimp utilizou a ferramenta com todos os colaboradores, equipe por equipe. Todas as novas contratações respondiam o instrumento no primeiro dia de trabalho, sendo apresentadas às terminologias da ferramenta no terceiro dia.
Em até oito semanas, os novos contratados reúnem-se com seu gestor e um qualificador do Birkman® para uma conversa sobre o uso da ferramenta como estrutura para uma comunicação bem-sucedida.
A maioria das equipes da empresa realiza uma atividade do Birkman®, uma ou duas vezes ao ano. “Amamos personalizar os relatórios, focando nas necessidades de cada pessoa, dupla, equipe ou departamento para ajudar nas conversas que estão tendo no momento”, explica Julie.
Essas atividades variam, desde sessões de feedback simples até atividades de solução de problemas focadas em metas, projetos ou nos resultados do Birkman®.
Superando desafios
No começo, nós tivemos problemas por conta de algumas pessoas céticas em relação ao instrumento, mas decidimos abraçá-las e criar oportunidades para uma conversa construtiva. Os líderes deixaram claro aos empregados que os únicos dados pessoais pelos quais eles eram responsáveis eram os seus próprios. Os empregados são incentivados a serem donos dos seus resultados, compartilhando os mesmos da forma que acharem melhor, com pessoas com as quais eles se sentem confortáveis”, afirma Julie.
O Birkman® proporciona às pessoas a oportunidade de se engajarem facilmente em conversas mais profundas, e na MailChimp, eles garantem que o ponto inicial de uma conversa seja por meio de pessoas que conhecem o instrumento.
Ao ter o instrumento como ponto de partida para uma conversa, as pessoas são capazes de explicar seus pontos de vista, e como elas se sentem quando expressam sua personalidade e seu comportamento.
O Birkman® deu à MailChimp uma linguagem compartilhada, neutra, para falar sobre diversidade e ajudar a demonstrar que as diferenças são recursos a serem cultivados e gerenciados com cuidado.” – Julie Remington, chefe de desenvolvimento e mentora de talentos.
Ele traz à tona aspectos positivos da personalidade, e ajuda as pessoas a abraçarem seus pontos fortes, além de desenvolverem a consciência acerca do pensamento diversificado. Apenas quando as pessoas dominam suas diferenças é que a empresa pode liberar sua criatividade e ser “mais humana”, como a MailChimp gosta de dizer.
Expandindo o Birkman® através da MailChimp
Hoje, o Birkman® é usado ou citado em três cursos oferecidos pela MailChimp University, e como parte do programa de treinamento para novos gestores.
Recentemente, as sua equipes usaram insights dos Comportamentos sob Estresse do instrumento, durante o Mês de Conscientização do Estresse, para ajudar 100 empregados a criarem metas de gerenciamento de estresse, com base em sugestões concretas.
Devido à popularidade do Birkman® entre os empregados, a MailChimp criou uma parceria com a Study.net para permitir que a família e os amigos dos empregados também pudessem preencher o instrumento e se beneficiar dos meios como o instrumento aprimora relações.
Nos últimos dois anos, eles organizaram três almoços com o tema, 30 novas sessões introdutórias de contratação, 40 encontros entre gestores e subordinados e cerca de 60 workshops individuais/em grupo a respeito do Birkman®.
O instrumento é uma parte do quebra-cabeça da MailChimp para preservar e elevar a sua cultura. Seus fortes valores organizacionais e sua visão guiam o uso e implementação do Birkman® em toda a empresa a cada dia, permitindo que pessoas, equipes e gestores trabalhem com mais compreensão, humildade, criatividade e independência.
Fonte: https://content.birkman.com/birkman-case-study-mailchimp
Traduzido e revisado por Fellipelli Consultoria Organizacional.
Tema: Birkman®
Subtema: Como usar a ferramenta Birkman® para preservar seus valores e manter uma organização humanizada.
Objetivo: Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento de Liderança, Coaching, Coaching nas Empresas, Team Building.
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