Como sua identidade pode ser um dos maiores diferenciais do negócio
Se a sua identidade está intimamente relacionada com a da sua empresa, descubra como criar um negócio sustentável que reflita seus valores.
Por trás de todo empreendedor, existem dois requisitos essenciais:
1) Capacidade de sonhar
2) Capacidade de construir meios para transformar sonhos em realidade
Você deve imaginar a diversidade de competências necessárias por trás dessas tarefas, certo? Mas a paixão que o empreendedor tem pela própria ideia e o alto nível de confiança na sua capacidade para executá-la podem fazer com que ele acredite ter todas essas exigências. Por isso, muitas vezes o plano criado para realizar seu sonho acaba não considerando o desenvolvimento ou a complementaridade de conhecimentos, habilidades e atitudes.
O EMPREENDEDOR ACABA ASSINANDO, MESMO SEM QUERER, UM FORTE CONTRATO COM A RAZÃO.
O sucesso de um empreendimento é, pelo menos nas suas fases iniciais, extremamente dependente do empreendedor. É ele que personifica a experiência, que se relaciona com os clientes, idealiza e, muitas vezes, efetua a entrega dos produtos ou serviços. Seu “nome” e sua participação na entrega ajudam a aumentar a credibilidade do que está sendo oferecido.
Assim, o empreendedor e a marca da empresa se confundem. A identidade dele — tudo o que acredita, pensa, fala e faz — é transportada para a identidade corporativa que, por sua vez, também cria a identidade de marca da empresa.
Muitas vezes a marca criada considera o desejo do que a empresa vai ser, mas na prática não encontra sustentação nos comportamentos e atitudes do empreendedor ao interagir com seus diferentes interlocutores.
Por que isso ocorre? Uma possível resposta é o planejamento da empresa e a construção da marca sem o conhecimento e a compreensão de quem ele realmente é como empreendedor.
A formação das características emocionais de uma marca é a parte mais sensível do seu processo de construção e gerenciamento e herda parte das motivações e características do empreendedor.
Ampliar a consciência sobre essa relação emocional entre “criador” e “criatura” e compreender seus impactos é um caminho para o gerenciamento de uma estratégia de marca eficaz, entrelaçando a cultura organizacional, os valores e a própria estratégia da empresa.
Como fazer isso? Não há um trilho seguro que nos leve às respostas, e sim diferentes trilhas que dependem da capacidade do empreendedor de focar no seu desenvolvimento pessoal tanto quanto valoriza o desenvolvimento da sua empresa.
Compartilho com você quatro competências que considero estratégicas neste processo:
Autopercepção
Quando há a impressão de falta de coerência e consistência entre aquilo que é pensado, falado e feito, o crescimento e a sustentabilidade da empresa se tornarão ainda mais difíceis. Para minimizar este risco, ainda na fase de modelagem do negócio, é preciso haver o desejo genuíno e a coragem do empreendedor de ampliar o conhecimento que tem do seu conjunto de competências e preferências individuais.
A ampliação do conhecimento sobre si próprio deve ser um dos fatores que orientam a escolha e a forma de interagir com eventuais sócios, colaboradores, parceiros, fornecedores e até clientes.
O empreendedor pode contar com a ajuda de profissionais especializados como coaches e mentores, mas também com seu senso crítico e com pessoas de confiança da sua rede de relacionamentos para ajudá-lo na ampliação da visão que tem de si mesmo e no desenvolvimento dos atributos necessários.
Liderar por visão e propósito
A construção da visão de futuro, ter coragem para definir “quem será” a empresa e que identidade corporativa ela terá deve ter lugar de destaque na agenda do empreendedor desde a concepção da ideia de negócio.
A definição de Propósito, Missão, Visão e Valores da empresa deve ser verdadeiramente compreendida como um processo estratégico de responsabilidade e de interesse do empreendedor. Seu processo de desenvolvimento deve, entre outros fatores, considerar a análise da sua própria identidade, da identidade corporativa e dos atributos desejados para a marca da empresa.
Na maior parte das vezes como o empreendedor está empenhado em fechar a próxima venda, não dedica tempo suficiente para comunicar esta visão. Na estratégia de gestão de pessoas, a ausência deste norte dificulta a atração e o desenvolvimento de profissionais com os comportamentos que vão dar sustentação à visão de futuro idealizada.
Planeja e Alinha
O empreendedor precisa diariamente se perguntar: O que a empresa diz ser é o que ela realmente é? Deve haver uma inquietude constante no sentido de garantir que processos, estratégias e, principalmente, as pessoas espelhem o que a empresa diz ser. A tradução dos atributos essenciais da marca corporativa deve estar em todos os detalhes da sua construção. Tudo que for comprado ou desenvolvido para a empresa precisa conversar diretamente com os atributos da marca da empresa.
A EVENTUAL LIMITAÇÃO DE RECURSOS NÃO PODE SER USADA COMO UM EMPECILHO PARA A CONSTRUÇÃO DE COERÊNCIA E CONSISTÊNCIA
A mesma criatividade e paixão que movem o empreendedor a vencer os obstáculos de negócio precisam inspirar a construção e a comunicação de uma identidade corporativa que reforça a marca desejada. Os funcionários e o ambiente precisam espelhar essa marca, tanto quanto ou mais que os produtos e serviços oferecidos.
Se você quer escalar seu negócio, sua empresa não pode depender só de você. O atendimento que um cliente recebe de um funcionário precisa estar tão alinhado com a identidade do negócio como se o próprio dono estivesse ali. Esse é um processo que começa com a contratação de pessoas alinhadas com a cultura e continua com um monitoramento constante para descobrir se seus clientes recebem o tratamento que você espera, se a experiência deles continua impecável e se sua marca está sendo percebida pelos mesmos pontos positivos que fizeram um dia ela nascer.
Comunica de modo inspirador
O mundo dos negócios vem se desenvolvendo sob a influência de fatores como: construção coletiva, experiência do cliente, sustentabilidade, propósito etc. Com isso, o saber conviver se tornou mais relevante do que o saber aprender e o saber fazer. Para ser bem-sucedido é necessário demonstrar habilidades sociais e de relacionamento.
Conhecer suas preferências de interação, reconhecer as dos outros e investir tempo no desenvolvimento de habilidades que vão permitir se comunicar e interagir mais e melhor com pessoas diversas passa a ser prioridade estratégica na agenda de qualquer empreendedor. Desde um pitch de vendas, passando por dar e receber feedback, até a disseminação do propósito e visão de futuro da empresa o empreendedor precisa vencer a eventual timidez e falta de confiança e se comunicar.
PRECISA ASSUMIR E ESTAR APTO A EXERCER O PAPEL DE UM DOS GRANDES RESPONSÁVEIS POR INSPIRAR AS PESSOAS POR MEIO DA SUA CAPACIDADE E VONTADE DE CONTAR AO MUNDO QUEM É A SUA EMPRESA
Muitos outros desafios poderiam ser mencionados para empresas nascentes ou em crescimento, mas acredito de verdade que todos têm em comum a característica de cederem diante da incansável energia e foco que um empreendedor apaixonado pelo que faz é capaz de demonstrar quando genuinamente quer algo.
Tomo, então, a liberdade de fazer uma provocação e afirmar que o ponto mais importante é se o empreendedor quer genuinamente ser, ele mesmo, percebido como uma marca que inspira, contribuindo diretamente para fazer do seu sonho uma realidade escalável com capacidade para transformar o mundo em um lugar melhor.
Qual é a sua marca? Qual é a sua identidade?
Na prática, o que você pode fazer?
1) Entenda quais são seus pontos fortes e a desenvolver e como eles podem afetar seu estilo de liderança, tomada de decisão até a cultura da sua empresa.
2) Ter Missão, Visão e Valores no papel é uma forma de materializar o que você considera como core e identidade do negócio.
3) Atingir um terceiro estágio de construção de marca exige refletir sobre tudo que fez ela chegar até aqui. Use os recursos oferecidos pelo mercado para te guiar nessa reflexão e não se esqueça de sempre usar o sonho grande como base de construção verdadeira para uma marca feita para durar.
Fontes:
https://endeavor.org.br/voce-e-alma-da-sua-empresa-como-sua-identidade-pode-ser-um-dos-maiores-diferenciais-estrategicos-negocio/
http://info.endeavor.org.br/missao-visao-valores