7 sinais de conexão emocional para consolidar relações positivas5 min de leitura

Podemos achar que não temos conexão emocional com alguém, mas não ser instantânea não significa que não seja “desenvolvível”. Toda conexão deve ser alimentada com práticas conscientes.

Figura 1. Conexão emocional como chave para a sinergia da equipe
Figura 1. Conexão emocional como chave para a sinergia da equipe

Os sinais de conexão emocional (CE) podem ser difíceis de interpretar, já que as relações interpessoais contêm muitas variáveis que a confundem, modificam e alimentam. Este artigo discorrerá sobre essa conexão como uma sintonia duradoura, estável, agradável e essencial para muitas relações.

É fato que estabelecer e manter uma conexão emocional não é uma tarefa fácil, por mais que algumas pessoas a façam com naturalidade. De fato, é um verdadeiro desafio que constantemente coloca à prova nossa capacidade para discriminar e interpretar sinais dentro de uma estrutura social.

Sinais de conexão emocional entre as pessoas

As pessoas com as quais mantemos uma conexão emocional nos fazem sentir tranquilos e confortáveis durante a interação. Essa afinidade nos faz aprender sobre a vida, recarregar as energias e ser mais feliz.

1. A compreensão

Duas pessoas com essa conexão têm a possibilidade de alcançar níveis muito altos de compreensão. Uma compreensão que se baseia na empatia e que facilita, por exemplo, uma ajuda, uma escuta ou um conselho.

Figura 2. A importância da conexão emocional para a compreensão do todo.
Figura 2. A importância da conexão emocional para a compreensão do todo.

2. A conexão instantânea

Para gerar e manter uma conexão emocional, nem sempre é preciso primeiramente construir essa relação. Personalidades podem se encaixar perfeitamente desde o início. A conexão é, assim, instantânea, e pode ir se intensificando ainda mais com o tempo.

Isso não significa que se você não sentir uma conexão emocional ao conhecer alguém logo na primeira vez, ela jamais poderá surgir entre vocês.

A “instantaneidade” é um traço característico da conexão emocional, mas não determina, de forma absoluta, seu desenvolvimento.

3. O crescimento pessoal

As pessoas que compartilham uma conexão emocional crescem pessoal e espiritualmente mais rápido juntas. Graças a ela, essas duas pessoas conhecem perfeitamente quais são as preocupações do outro, e geralmente as compartilham. Isso proporciona um ambiente positivo que incentiva ambas a crescerem em experiências.

Isso tem muito a ver com a comunicação. Os diálogos entre pessoas com uma conexão emocional costumam ser estimulantes. Elas nunca deixam de aprender uma com a outra, seja qual for o assunto da conversa.

Figura 3. Pessoas conectadas emocionalmente promovem tranquilidade ao ambiente

4. A tranquilidade da mente

As pessoas com conexão emocional costumam se sentir em paz quando estão juntas. A partir dessa ausência de estresse, é muito mais fácil se distanciar dos problemas e vê-los por outra perspectiva.

Essa tranquilidade dá lugar a emoções positivas, quando não a um novo ponto de vista que permite resolver um determinado problema.

5. A companhia

A conexão é um belo antídoto para a solidão. A conexão emocional nos cobre com uma sensação de companhia, independentemente da distância que nos separa.

Relacionado à tranquilidade, sentimos que estamos presentes no pensamento do outro, que existimos além de nossos limites físicos.

Nos momentos de crise, especialmente, essa sensação ajuda a encontrar soluções. Sem que haja necessidade de pedir ajuda, essa pessoa fará todo o possível para estar com você, ouvir você e apoiar você quando mais precisar.

6. A fascinação

Sentimo-nos fascinados pelas pessoas com as quais temos uma conexão tão especial. Elas sempre nos parecem interessantes e somos seus maiores seguidores.

Qualquer vitória das pessoas com conexão emocional é compartilhada pela outra de forma sincera, sem invejas, sem julgamentos. Celebraremos sempre!!!

Isso não significa que as pessoas com essa conexão sejam incapazes de enxergar os defeitos da outra. São, de fato, as que mais os enxergam, uma vez que são transparentes umas com as outras. No entanto, diferentemente do que ocorre com os demais, é muito fácil conversar sobre os defeitos de cada uma e, como já vimos, crescer como pessoa.

7. A empatia

O último traço importante da conexão emocional é a empatia. Como já vimos, as pessoas que compartilham esse vínculo não precisam verbalizar sempre suas preocupações: são capazes de extrair as necessidades emocionais da outra pessoa através da conversa. A facilidade para se colocar no lugar da outra pessoa torna o relacionamento mais forte.

Outras dicas sobre conexão emocional

Quando a relação com outra pessoa já existe, também podemos alimentar essa conexão por meio da prática consciente dos aspectos característicos da conexão emocional.

Por exemplo, exercitando nossa empatia: quando nos preocupamos com os problemas dessa pessoa, podemos tentar nos refletir em sua experiência.

Figura 4. Alimentando a conexão com os colegas.
Figura 4. Alimentando a conexão com os colegas.

Dessa forma, para a outra pessoa, será mais fácil sentir que nossa preocupação é real, uma preocupação que manifestamos em nosso esforço para ajudar mais e melhor.

Em muitos casos, somente com esse gesto conseguiremos fazer com que o outro diminua seu grau de ansiedade e que, portanto, melhore a comunicação.

Por último, é necessário destacar a importância das respostas emocionalmente interessantes: se alguém nos transmite uma experiência, faremos bem em nos preocupar com o que aconteceu, mas faremos ainda melhor se formos capazes de ler como a pessoa se sentiu naquele momento.

Fellipelli oferece a Qualificação em Diagnóstico de Inteligência Emocional EQ-i® 2.0 para profissionais que estejam interessados em desenvolver a Inteligência Emocional em indivíduos dentro e fora das organizações. Clique no link e saiba todos os detalhes!

 

Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/7-sinais-de-conexao-emocional-com-uma-pessoa/

Tema: Inteligência Emocional, EQ-i® 2.0

Subtema: O quanto a conexão emocional pode contribuir para o sucesso de um profissional.

Objetivo: Autoconhecimento, Autodesenvolvimento, Team Building, Desenvolvimento de Equipe, Desenvolvimento de Liderança, Desenvolvimento Organizacional, Coaching, Coaching nas Empresas.

 


Veja também

eBook: Autoconhecimento – Uma jornada para o controle das emoções

Clique aqui

Reader Interactions

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.