Relacionamentos humanos são sempre um tema delicado, e as diferentes formas de pensar, emoções, comportamentos e formações culturais podem tanto fortalecer quanto abalar as estruturas de uma empresa.
Sigmund Freud, o pai da psicanálise, já dizia que “o ser humano é um animal relacional”. Lidar com a diversidade de personalidades, porém, exige habilidades como flexibilidade, paciência, humildade, respeito e empatia.
Você já parou para calcular os custos emocionais e financeiros dos conflitos, turnover e rotatividade na sua empresa? Sabe o que precisa fazer para reverter esse cenário?
Felizmente, a Fellipelli tem a resposta certa para essa pergunta:
1. Inteligência emocional
Sua empresa pode ter os profissionais mais qualificados, experientes e inovadores do mercado, mas se as emoções desse “dream team” não forem tão brilhantes quanto seus currículos, o sonho pode rapidamente virar pesadelo.
2. A cultura de empresa influencia as relações interpessoais
Qual é a cultura de relações interpessoais da sua empresa? Para começar, que tal substituir o velho mantra “Trato as pessoas como eu gostaria de ser tratado” por “Vou tratar as pessoas como elas gostariam de serem tratadas”? Pode parecer apenas um detalhe, mas não é: uma cultura que reconhece, valoriza e respeita as diferentes personalidade dos membros da equipe fornece a matéria-prima para a construção de relacionamentos humanos mais harmoniosos e significativos.
3. Diretrizes básicas para um relacionamento interpessoal
Existem algumas características básicas que devem ser reforçadas por uma empresa que quer melhorar o comportamento profissional de seus colaboradores, auxiliando em seu desenvolvimento profissional. Algumas delas são:
- Escuta ativa: as pessoas podem ou não saber falar bem, mas a grande maioria é simplesmente incapaz de ouvir de verdade. Você escuta para entender ou para responder?
- Críticas construtivas: o “como” é tão importante quanto “o quê”. Você critica para rebaixar ou para levantar?
- Comunicação aberta: nada sufoca mais do que palavras não ditas (ou “mal-ditas”). Sua equipe tem um ambiente de confiança para se expressar?
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